Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba e Itu estudam proposta de qualificação profissional através da Fiec

Publicado

em

Foto: Mauricio Santaliestra

Na terça-feira (09), o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e a superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) Geraldo Garcia, receberam o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e os secretário de Educação, Walmir Scaravelli e de Emprego, Olavo Volpato.

Geraldo explica que, o motivo do encontro foi aprimorar um projeto de qualificação profissional no munícipio de Itu “Fomos procurados pelo Prefeito Guilherme, que tem interesse na capacitação de profissionais para atender as demandas das empresas da cidade através da nossa infraestrutura”.

Gaspar, analisou a importância da parceria para região “Estudamos um termo de cooperação entre os municípios, algo que é totalmente viável e trará além de desenvolvimento, inúmeros benefícios para nossa região, gerando empregos e trazendo empresas”, concluiu.

O prefeito de Itu Guilherme Gazzola, explicou a proposta. “Conhecemos o trabalho da Fundação e queremos estudar o mercado de trabalho de Itu para oferecer cursos de qualificação para aprimorar o desempenho dos funcionários já contratados e preparar novos profissionais para as vagas disponíveis”, finalizou.

Também participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento Empresarial, Iwan Morais Szewczuk e o chefe do departamento de Emprego, Rodrigo Macruz, a chefe de Gabinete, Luciene Artem, o assessor jurídico da superintendência, Dr. Ericson Fernando Tiribelli, a diretora, Eliane Geiss e a vice-diretora, Nilza Chavier.

Histórico

Em 2018, a Fiec foi a responsável pela qualificação de 130 jovens de Itu, nos cursos de Administração, Edificações, Informática e Logística através o Programa do Ministério da Educação, conhecido como Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que beneficia através do Mediotec, alunos da rede pública do ensino médio. Já em 2019, a prefeitura de Itu abriu processo seletivo para a contratação de estagiários para auxiliarem nas secretarias da prefeitura.

Indaiatuba

NOTA 317 / COVID-19 / quarta-feira, 03 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 03 de março, o registro de mais um óbito com diagnóstico para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 310 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 86 casos com exame positivo para a doença e outros 324 tiveram resultado de negativo.

O óbito ocorreu no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), uma mulher de 55 anos, internada desde o dia 17 de fevereiro, faleceu hoje (3), possuía diabetes. A Prefeitura de Indaiatuba lamenta as mortes e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.221 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.796 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 361 evoluíram a óbito e 1.784 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 83 internados, dos quais 64 estão confirmados para Covid-19. Do total, 46 estão em leitos clínicos e 37 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 69%

Santa Ignês: 73%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Virada SP Online de Indaiatuba contará com 20 atrações, sendo 16 delas locais

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Reunindo 20 atrações, sendo 16 delas locais, a plataforma #CulturaemCasa transmite a #ViradaSP Online neste sábado, 6 de março, a partir do meio-dia, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, e a Prefeitura de Indaiatuba. Três shows serão transmitidos ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, totalizando 13 horas de programação.

“Indaiatuba recebeu a Virada Cultural por diversos anos consecutivos, de forma presencial, e nossa organização sempre foi muito elogiada pelo Governo do Estado, com grande presença de público”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Em 2021, recebemos a #ViradaSP Online para celebrar esta parceria que trouxe grandes nomes da música para os nossos palcos, mas desta vez de forma online, em virtude da pandemia de Covid-19”.

Ao vivo, do Teatro Sérgio Cardoso, serão realizados os shows do cantor Toquinho com participação especial de Camilla Faustino, considerada uma das mais belas vozes da “Nova MPB”, da banda de rap Pavilhão 9 com participação da rapper Tassia Reis, e de uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, o Made in Brazil, símbolo de longevidade e personalidade na música.

Ainda ao vivo, porém de maneira remota, será apresentado o show da atriz e cantora Simone Mazzer. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

Capital da Cultura

Indaiatuba foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura. Para apresentar os parques e os diversos pontos turísticos da cidade, conhecida como capital da cultura, a programação traz algumas entrevistas com personagens locais, além de vídeos dedicados ao público infantil com a apresentação do Circo do Bocão, gravada no Parque Ecológico, e do show Brincando de Música, com Koringa e Banda.

Entre as atrações da #ViradaSP Online que representarão a música local estão o Trio DeChris, o grupo de forró Dois Dobrado, o conjunto Manteiga de Garrafa, trazendo o repertório completo de Pixinguinha, e a compositora e intérprete Juliana Alves.

Já a cena independente de Indaiatuba, o rap e o movimento negro também serão representados no evento com o movimento Sarau Complexidade, no qual artistas da região compartilham suas criações, sejam elas poesia, música, dança, grafite, fotografia e todas as demais expressões, além de uma entrevista com a artista e educadora Marina Costa, do Jongo Filhos da Semente.

Com forte influência na cidade, o rock’n’roll terá um bloco inteiro na #ViradaSP Online dedicado ao gênero, com apresentações da Banda Rock’n’Roça e do cantor e compositor Tavinho Rezende e sua banda Tavinho Blues Band, além de entrevista com o cantor Beto Tempesta.

Por fim, às 21h30, ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, acontece o show de uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, o Made in Brazil, com 53 anos de atividades na música.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro passado, do mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, e o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas.

Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

…serviço…

Virada SP Online Indaiatuba

Data: 6 de março

Programação

12h: Brincando de Música

13h: Circo do Tio Bocão

13h30: Trio DeChris

14h20: Dois Dobrado

15h: Manteiga de garrafa

15h30: Juliana Alves

16h20: Toquinho + Camilla Faustino

18h: Simone Mazzer

19h20: Sarau ComplexCidade

20h: Pavilhão 9 + Tássia Reis

21h30: Made in Brazil + Simbas

23h: Banda Rock ‘N’ Roça

23h40: Tavinho Rezende Blues Trio

Plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

www.facebook.com/culturaemcasasp/

www.instragram.com/culturaemcasasp/

www.twitter.com/culturaemcasasp

Continue Lendo

Indaiatuba

Guarda Civil conduz à delegacia suspeito da pratica de furto a estabelecimento comercial

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati / SCOMSOC – GCI

Um homem de 30 anos foi detido pela Guarda Civil na noite de domingo (28), suspeito de estar envolvido no furto de um estabelecimento comercial. O crime aconteceu no Jardim Belo Horizonte.

A equipe da viatura 122 realizava o patrulhamento preventivo do bairro, quando os agentes desconfiaram de um homem, transitando pela Rua dos Indaiás, carregando 15 perfis de alumínio. Ele foi abordado e informou que achou os perfis em uma caçamba de lixo. Ao averiguarem o local indicado, os agentes constataram que os perfis eram produtos de furto de uma empresa próxima. Diante dos fatos, tudo foi apresentado na delegacia de polícia, para a autoridade de plantão.

Continue Lendo









<





Populares