Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba divulga Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba divulga o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 seguindo cronograma divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Cerca de 200 profissionais de saúde estarão envolvidos na vacinação do público alvo que será de aproximadamente 35 mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A previsão é aplicar cerca mais de 70 mil doses (1ª e 2ª dose) da vacina a partir do dia 25 de janeiro.

De acordo o prefeito da cidade, Nilson Gaspar (MDB), Indaiatuba está preparada para esse esquema vacinal e já tem todos os insumos necessários para a realizar a imunização. “A população que irá receber a vacina foi decidida pelo Governo do Estado e nós planejamos toda ação para que a população seja vacinada com segurança e de forma rápida. As pessoas que têm direito a vacina contra a Covid-19 farão um cadastro para agilizar o processo e também para o controle das doses, pois teremos que prestar conta de cada dose aplicada, e por isso, tudo foi muito bem organizado e planejado pela nossa equipe”, explica Gaspar.

O município fará a vacinação em três grandes polos, o Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito, cada ponto será equipa do com posto médico e estrutura adequada para evitar aglomeração. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades, sendo assim o Calendário Nacional de Vacinação não será prejudicado para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Graziela Garcia, ressalta a importância da colaboração da população para o cumprimento das datas e etapas da vacinação. “Esse é um momento histórico para todos e precisamos mais do que nunca da colaboração, compreensão, disciplina e paciência da população para cumprir exatamente as etapas da vacina. Teremos uma grande equipe treinada para a realização da imunização e três grandes polos para vacinar de forma ordenada. O sucesso dessa ação irá depender do trabalho de todos, tanto dos profissionais de saúde tanto da população. Lembrando que todas as datas são previsões de acordo com o Governo do Estado o qual enviará a vacina para nós”, destaca Graziela.

CADASTRO – MINHA VACINA

A Prefeitura de Indaiatuba está desenvolvendo um sistema de cadastro que será a primeira etapa do processo de vacinação. O sistema estará disponível no site da Prefeitura a partir de segunda-feira (18). Para realizar o cadastro o cidadão que tem direito a vacina, irá preencher com os dados pessoais e em seguida receberá a confirmação do cadastro por e-mail. Os profissionais de saúde devem apresentar documentação que comprove o vínculo. Quem não tiver acesso à internet poderá fazer o cadastro no Ponto Cidadão e o Terminal Rodoviário Maurílio Gonçalves Pinto.

Os profissionais de Saúde que se interessarem para trabalhar como voluntários na vacinação contra a Covid-19 poderão fazer o cadastro também no site da Prefeita www.indaiatuba.sp.gov.br.

FASE 1 – TRABALHADORES DE SAÚDE E IDOSOS

A vacinação da primeira fase está prevista para começar no dia 25 de janeiro e seguirá até 27 de março de acordo com o cronograma já divulgado pelo Estado de São Paulo. As datas estão sujeitas a alterações de acordo com orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde.

Em Indaiatuba os locais para vacinação serão:

Centro Esportivo do Trabalhador – Avenida Conceição, nº 1885, Cidade Nova I

Complexo Esportivo Morada do Sol – Rua Ricardo Bergamini, nº 230, Jardim Morada do Sol

Complexo Esportivo Campo Bonito – Avenida Ottilia Ferraz de Camargo, s/n, Campo Bonito

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 17h.

Será obrigatório o uso de máscara para a vacinação, lembrando o cuidado com o distanciamento social e o uso de álcool gel. É orientado não ir acompanhado no dia da vacinação, caso necessário, apenas um acompanhante será permitido.

TRABALHADORES DE SAÚDE

1ª Dose – 25/01 a 30/01

2ª Dose – 15/02 a 20/02

Local: Apenas CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Obrigatório levar: cadastro, carteira de inscrição profissional ou holerite; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS acamados

Vacinação na residência, após cadastro.

IDOSOS moradores e Instituto de Longa Permanência

Vacinação pela equipe de enfermagem do próprio local, após o cadastro. Atualmente Indaiatuba conta com 22 Instituições e 350 institucionalizados.

IDOSOS ACIMA DE 75 ANOS

1ª Dose – 08/02 a 13/02

2ª Dose – 01/03 a 06/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 70 A 74 ANOS

1ª Dose – 15/02 a 20/02

2ª Dose – 08/03 a 13/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 65 A 69 ANOS

1ª Dose – 22/02 a 27/02

2ª Dose – 15/03 a 20/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

IDOSOS DE 60 A 64 ANOS

1ª Dose – 01/03 a 06/03

2ª Dose – 22/03 a 27/03

Local: Será definido após o cadastro

Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Indaiatuba

Funssol fecha parceria com empresa para receber mais de uma tonelada de tecido

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade, o Funssol, foi até a cidade de Americana na Região Metropolitana de Campinas (RMC) fechar uma parceria com uma empresa que se comprometeu em doar mais de uma tonelada de tecidos para os projetos sociais de Indaiatuba.

A Presidente do Funssol, Maria das Graças, acompanhada pela artista plástica, Juliana Kataguiri, foram recebidas pelo presidente da empresa Macias Têxtil, Roberto Macias. A parceria foi fechada para que a cidade receba 15 sacos de 80 quilos de tecido, destinados aos projetos de geração de renda do Fundo Social de Solidariedade.

A empresa, 100% brasileira, é uma das maiores e mais tradicionais empresas têxteis voltadas à produção de tecidos de nylon (poliamida), poliéster ou mistos destes fios. Fundada em 1945, como Tecelagem Jacyra, mudou a razão social para Tecelagem Macias, dando continuidade a uma história de sucesso em produzir tecidos, com o compromisso de manter a mesma excelência em atendimento, qualidade e produtos diferenciados, com os mesmos profissionais e com a mesma vontade de fazer sempre o melhor.

O material deve ser recebido pela Prefeitura em breve, armazenado, higienizado por segurança, e distribuído aos projetos sociais de geração de renda, como o curso de corte e costura, patchwork e os novos projetos que o Funssol receberá em 2021.

Continue Lendo

Indaiatuba

PARQUE DAS FRUTAS E PRAÇA TRÊS MARIAS GANHARÃO ESPAÇOS PET

Publicado

em

Por

Foto: Foto: Alyne Cervo RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalha na implantação de duas unidades do Espaço Pet, localizadas no Parque das Frutas, que fica no Parque São Lourenço, e na Praça Três Marias, no bairro Cidade Nova. A previsão de entrega das obras é para a segunda quinzena de fevereiro.

O Espaço Pet, que tem cerca de 450 m² de área cercada, é dividido em lugares para animais de porte pequeno e grande. No local, as pessoas vão poder levar seus animais de estimação para se divertirem com segurança e ainda contar com a estrutura de bancos, lixeiras com sacos higiênicos e bebedouro para os pets.

Além disso, o lugar terá placas informativas com as regras de utilização da área para que permaneça preservada e que todos possam desfrutar de um ambiente aconchegante. Vale lembrar, que na cidade já temos um Espaço Pet situado no Jardim Pau Preto, na Praça Acrísio de Camargo.

Continue Lendo

Indaiatuba

Indaiatuba recebe 2.840 doses da vacina contra a Covid-19 e inicia vacinação na cidade

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba recebeu na tarde de hoje (21) do Governo do Estado de São Paulo a vacina Coronavac de imunização contra a Covid-19. O primeiro lote da vacina contém 2.840 doses e serão utilizadas para a vacinação dos profissionais de saúde que estão no combate ao Novo Coronavírus na linha de frente no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Hospital Santa Ignês, Hospital Vera Cruz e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A primeira profissional de saúde a receber a vacina contra a Covid-19 foi a técnica de enfermagem Vanessa Aparecida Cunha, 41 anos, que atua na UTI Covid desde sua instalação em março de 2020 e trabalha no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) há 20 anos. A dose foi aplicada em cerimônia na recepção do novo prédio do Haoc, com a presença da imprensa.

Quem fez a aplicação da vacina foi o Dr. Luiz Finotti, que trabalha na UTI Covid-19 do Haoc e no dia 21 de julho de 2020 foi internado com Covid-19, na UTI, onde ficou 20 dias intubado, respirando com ajuda de aparelhos. Graças ao empenho da equipe assistente, Dr. Finotti sobreviveu e recebeu alta hospitalar após 40 dias de batalha, no dia 31 de agosto. A técnica de enfermagem Vanessa, cuidou do Dr. Finotti durante toda sua passagem na UTI.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) ressaltou a importância desde momento para a história da cidade. “Hoje é um dia histórico de muita alegria estamos lutando contra essa doença já faz 10 meses e nesse período quantos desafios já enfrentamos? Quantas pessoas já adoeceram e infelizmente quantos indaiatubanos faleceram? Foram 216 até agora, inclusive meu pai. É um momento difícil para todos, mas a vacina chegou e isso é a esperança. A esperança aqui em Indaiatuba começa pela Vanessa, que é uma profissional admirada por todos aqui na nossa cidade, linha de frente, lutando e dando conforto para os pacientes que passam por atendimento no Hospital e nos próximos dias vamos continuar vacinando os profissionais de saúde e conforme as vacinas chegarem vamos vacinar toda nossa população”, relata Gaspar.

O médico e diretor da média e alta complexidade da Secretaria de Saúde, Dr. Luiz Finotti, falou sobre sua experiência com a doença. “Tenho muito que agradecer a todos os profissionais de saúde que desde março estão lutando pelas vidas, é muito difícil ter e ver a doença na sua forma mais grave como médico e como paciente. A Vanessa foi um exemplo para mim com toda sua alegria e positividade e em nome de todos os profissionais que cuidaram, não só de mim, mas de todos os pacientes, quero homenagear e agradecer todo esse cuidado”, comenta Dr. Finotti. Após a vacinação no Haoc a equipe seguiu para vacinar profissionais de saúde do Hospital Santa Ignês.

VACINAÇÃO

Nesta primeira fase a vacinação será realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde in loco nos hospitais descritos acima, para receber a dose o profissional precisa estar cadastrado no “Minha Vacina”, plataforma disponível na página inicial do site da Prefeitura de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br.

Por enquanto não haverá vacinação nos três grandes polos divulgados anteriormente: Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito. Os locais serão ativados conforme o município receber mais doses do imunizante. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades.

CADASTRO

O cadastro na plataforma “Minha Vacina” disponível no site da Administração Municipal ou através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/minha-vacina/ deve ser realizado por todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e profissionais de institutos de longa permanência (cuidadores de idosos) e pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que não tem acesso à internet podem efetuar o cadastro no Ponto Cidadão ou no Terminal Rodoviário “Maurílio Gonçalves Pinto”.

Logo que o município receber mais doses do imunizante, todas as pessoas devidamente cadastradas serão informadas via WhatsApp, e-mail e canais de comunicação da Prefeitura, sobre a data de imunização para cada um dos grupos. Até terça-feira (19) foram cadastradas 24.295 pessoas sendo: 5.019 trabalhadores da saúde; 17.919 idosos e 1.357 pessoas acamadas.

Dúvidas com relação ao Plano Municipal de Vacinação podem ser sanadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura (Faceboook: Prefeitura de Indaiatuba / Instagram: @prefeituradeindaiatuba), pelos WhatsApps da Prefeitura (19) 99773-4701 ou da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856 ou também no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

Continue Lendo









<





Populares