Connect with us

Indaiatuba

Indaiatuba atinge meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

imagem 23

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba alcançou a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Desde o dia 04 de agosto, quando foi iniciada a campanha, até esta segunda-feira (03) 10.768 crianças foram imunizadas contra a Pólio, índice de 97,45%, e 10.701 crianças receberam a vacina contra o sarampo, cobertura de 96,84%. O Ministério da Saúde preconiza que 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos sejam imunizados contra as duas doenças.

A vacinação em Indaiatuba superou o nível atingido no Estado de São Paulo e no Brasil, cuja cobertura vacinal ficou em 89%. De acordo com a Secretaria de Saúde, nas faixas etárias de 2, 3 e 4 anos a cobertura vacinal ultrapassou os 100%. Apenas nas crianças de um ano a meta ficou abaixo do esperado, com 78,47% de cobertura contra a pólio e 77,49% contra o sarampo.

Advertisement

A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 14 de setembro e as vacinas continuarão disponíveis em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município de acordo com os horários de funcionamento das salas de vacina, que podem variar de uma unidade para outra.

Em Indaiatuba a campanha foi intensificada durante todo o mês de agosto. Além das unidades de saúde, as vacinas foram disponibilizadas nas feiras livres, na Praça Dom Pedro II aos sábados, na Casa da Amizade e com dois “Dias D” de vacinação, realizados nos dias 04 e 18.

O Brasil país tem compromissos internacionais para erradicar e eliminar essas doenças. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença.

Advertisement

O sarampo é uma doença exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. Nos últimos anos, foram vivenciados surtos de sarampo no país, e em 2018 já foram confirmados 822 casos, a grande maioria nos estados de Amazonas e Roraima.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare