Connect with us

Geral

II Noite de Astronomia na Mata de Santa Genebra reuniu 45 pessoas

Publicado

em

A II Noite de Astronomia na Mata de Santa Genebra reuniu 45 pessoas na noite desta quarta-feira, dia 8. Com a presença do astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal, o grupo, além de caminhar pelas trilhas da Mata, também pode ouvir histórias sobre a relação entre a astronomia e a floresta. 

 

O tempo não contribuiu muito. O céu parcialmente nublado dificultou a observação dos astros, mas não diminuiu a determinação do grupo que enfrentou a noite fria com animação. 

 

A estudante Carolina di Beo saiu de Itatiba para participar da atividade. Segundo ela, a irmã, que já foi voluntária na Mata, e um professor de biologia a influenciaram a participar do evento. “Eu acho que a vida na cidade, hoje em dia, é muito difícil. A gente ter essa experiência de entrar numa mata é muito bom. Nosso dia a dia é diferente, então a experiência de pegar uma quarta-feira à noite e falar assim ‘vou fazer uma trilha na mata’ é uma coisa inusitada. Então acho que por você fazer já surpreende”, disse.

 

Gustavo Valdivino da Silva estuda Economia na Unicamp aprovou o evento e quer participar de outros. “Pretendo vir na caminhada durante o dia, porque acho que deve ser diferente. Parar, poder ficar vendo as coisas, sentindo os aromas”. 

 

O biólogo Cristiano Kripsky, da Fundação José Pedro de Oliveira, avaliou positivamente a atividade. “Apesar do céu ter fechado bem na hora da observação, o Júlio contou boas histórias sobre o céu, mostrando como nossa vivência na floresta e a observação do céu estão relacionadas”, comentou.

 

Os participantes fizeram uma caminhada pela trilha central da Mata, passando pelo Marco Zero, onde aconteceu a aula de astronomia com Júlio Lobo. 

 

O trajeto percorrido tem cerca de 5Km, sendo 1,3Km pela trilha interna e 3,7Km pelo aceiro que contorna a Mata.

 

Na primeira edição, realizada em 2017, foram 30 participantes. Este ano, 40 pessoas participaram da atividade.

Geral

Liberadas mais vagas para vacinar gestantes da área da saúde contra Covid

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reabrir, a partir das 19h desta quarta-feira, 5 de maio, o agendamento para a vacinação de trabalhadoras de saúde
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas as profissionais que têm graduação ou curso técnico na área e as mulheres que trabalham no setor, incluindo recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros, além de cuidadoras de idosas registradas por empresas da área.
Profissionais de saúde devem apresentar o registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante, além de comprovante de trabalho no setor, que pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função) ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa.
Grávidas e puérperas terão que levar o cartão pré-natal (caderneta da gestante). As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Todas as agendadas terão que apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, documento oficial com foto e comprovante de residência no município em seu nome.

Continue Lendo

Geral

Aberto agendamento para vacinação de pessoas a partir dos 60 anos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas zera fila de espera por leitos de enfermaria e UTI-Covid

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares