Connect with us

Geral

Hospital Mário Gatti faz 48 anos: cada vez mais importante para a cidade

imagem 164

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti comemora nesta quinta-feira, 14 de julho, 48 anos de existência, atendendo exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E nesta nova etapa, o hospital se prepara para crescer com um novo prédio dedicado exclusivamente ao atendimento pediátrico, o Hospital Pediátrico Mário Gattinho, e a ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que passará a ter o dobro da área atual.

A importância do Mário Gatti é muito grande. É um hospital que trabalha no sistema de porta aberta e atende todos os pacientes que o procuram. Com o início do funcionamento do Hospital Mário Gattinho e a transferência da estrutura pediátrica, em dezembro, ampliaremos o atendimento a pacientes adultos, com o aumento do espaço de atendimento no pronto-socorro e também na área de internação no Mário Gatti”, disse o prefeito Dário Saadi.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, também ressaltou a importância do hospital e as mudanças que ocorrerão, com a ampliação de áreas para atendimentos de adultos. ‘No futuro teremos mais um andar no Mário Gatti para internação desses pacientes”, afirmou.
Com 205 leitos, o Mário Gatti é referência médica de urgência e emergência para pacientes do SUS. Neste mês, entrou em operação um novo e moderno tomógrafo, que ampliará dos atuais 1,4 mil exames mensais para quatro mil.

Advertisement

A conclusão da ampliação da Unacon está prevista para agosto. A nova estrutura permitirá um aumento de 50% no setor de infusão de quimioterapia, com a ampliação das atuais oito para 12 poltronas. Será criado o setor de intercorrências oncológicas para otimizar a assistência ao paciente em situações de descompensação clínicas agudas passíveis de controle ambulatorial, evitando sobrecarregar o serviço de Pronto Atendimento. Haverá, ainda, a ampliação de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Números ilustram importância do hospital
Os números do Hospital Mário Gatti são superlativos: possui um corpo assistencial de cerca de 1,8 mil profissionais e realiza, em média, por mês, 12 mil consultas no pronto-socorro adulto e cinco mil no infantil, além de quatro mil no ambulatório de especialidades, 900 internações e 430 cirurgias.

Habilitado como hospital de ensino pelo Ministério da Saúde em 2004, o hospital possui importantes programas de residência em diversas especialidades médicas, residência multiprofissionais em Saúde da Família, além de receber estudantes das áreas de formação em saúde, tanto de nível técnico médio como graduação.

Advertisement

Em 2017 foi criada a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, que integrou os hospitais municipais e o sistema de urgência e emergência municipal. Ela é formada pelos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, Samu e as unidades de pronto atendimento São José, Anchieta Metropolitana, Campo Grande e Carlos Lourenço.

O prédio do Mário Gatti, inaugurado em 14 de julho de 1974 com dois andares e 70 leitos e denominado Hospital Municipal, foi o ponto alto das comemorações do bicentenário de Campinas. O evento teve a presença do então presidente Ernesto Geisel e missa celebrada pelo cardeal campineiro d. Agnelo Rossi, na época prefeito do Vaticano.

O hospital, no entanto, só foi criado por lei em 21 de outubro de 1974 e nomeado Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, pelo decreto 4821, de 9 de fevereiro de 1976, em uma homenagem ao médico ítalo-brasileiro que exerceu a profissão na primeira metade do século 20.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare