Connect with us

Geral

Governo recua e horário de verão volta a ser 04 de novembro

horarioVerao

O Governo informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento.

Antes devido ao segundo turno das eleições 2018 que será realizado no dia 28 de outubro e pela variação de horários em algumas regiões do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decido adiar em duas semanas o horário de verão neste ano, para a primeira semana de novembro (04/11/2018).

O Presidente Michel Temer havia atendido um pedido do Ministério da Educação, que temia que o horário de verão prejudicasse candidatos do Enem. O exame está previsto para o dia 4 de novembro. O início do horário de verão tinha ido para o dia 18 de novembro de 2018, porem foi mantido no dia 4 de novembro.

Advertisement

O horário de verão é estabelecido em três regiões do País: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e habitualmente começa na terceira semana de outubro e dura até a terceira semana de fevereiro,  no Brasil existem quatro fusos horários de Brasília (considerado o oficial), Fernando de Noronha (uma hora a mais em relação ao horário de Brasília), Amazônia (uma hora a menos) e Acre (duas horas a menos).

“Fica instituída a hora de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional adiantada em sessenta minutos em relação a hora legal”, diz o texto alterado.

Você sabia?

Advertisement

 No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão na década de 1930, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Em 2012 a medida ocasionou uma redução na demanda no horário de pico de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo. Essa redução evitou um gasto de cerca de R$ 200 milhões a mais com as termelétricas no período.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare