Connect with us

Geral

Guga Costa e Rafael Thomaz lançam disco em homenagem a Dorival Caymmi

imagem 177

Música, literatura e artes visuais se unem no lançamento do álbum “[a]dentro – uma homenagem a Caymmi e seu violão”, do cantor Guga Costa e do violonista Rafael Thomaz. O lançamento é neste sábado, dia 25 de junho, às 20h, no Instituto Pavão Cultural, junto com a abertura da exposição que apresenta as obras que compõem o encarte do álbum.

 

O disco apresenta uma releitura contemporânea do histórico álbum “Caymmi e seu Violão”, lançado pelo compositor baiano em 1959, além de incluir trechos adaptados do livro “Mar Morto”, de Jorge Amado.

Advertisement

 

O show de lançamento ocorre de forma simultânea à abertura da exposição com o mesmo nome do disco, e que conta com 13 ilustrações do artista plástico Vinícius Cruz, feitas especialmente para o encarte do álbum.

 

Advertisement

Segundo Guga Costa, “a proposta foi encontrar um formato criativo para o lançamento do disco, unindo linguagens diferentes, e com o intuito de tentar aprofundar ainda mais a experiência do público [a]dentro deste universo poético que tanto nos inspira – o cotidiano dos trabalhadores do mar da Bahia do início do século XX.”

 

O violonista Rafael Thomaz complementa que “trata-se de uma homenagem aos mestres Caymmi e Jorge Amado, e também a uma obra que é, ao mesmo tempo, universal e atemporal. Neste sentido, para nós o disco e a exposição também sugerem uma metáfora do contexto no qual vivemos – a metrópole – que pode ser entendido como um grande oceano – ora calmo, ora revolto – pelo qual navegamos todos os dias em busca do sustento, dos amores, das nossas relações e nossas vidas de maneira geral.”

Advertisement

 

A partir de um olhar contemporâneo, [a]dentro revive a memória de mais de 60 anos do disco, além de realçar a importância capital de Dorival Caymmi para nossa música. Guga Costa, tenor com um registro bastante agudo, encontra outras nuances e expressões para as canções, fazendo um contraponto à voz grave característica de Caymmi.

 

Advertisement

Rafael Thomaz transcreve, adapta e amplia o certeiro violão que marca esta que é uma das primeiras gravações famosas desta forma tão brasileira de apresentar canções: a voz e o violão, sozinhos e completos.

 

O repertório do álbum é um mergulho na íntegra das 12 canções originalmente gravadas no álbum “Caymmi e seu Violão”, contando também com a composição instrumental “Barravento”, de Rafael Thomaz, e trechos do livro “Mar Morto”, de Jorge Amado.

Advertisement

 

 

Lançamento do “[a]dentro – uma homenagem a Caymmi e seu violão” e exposição

Advertisement

 

Data: 25/6, sábado, às 20h

 

Advertisement

Indicação: 12 anos

 

Local: Instituto Pavão Cultural, rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária, Campinas (SP)

Advertisement

 

Valores: R$ 30,00 antecipado (até 24/06) e R$ 40,00 no dia

 

Advertisement

Ingressos à venda através do telefone: (19) 99633-4104

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare