Connect with us

Geral

Grupo SobreViver lança vídeo com orientações para acolher pais e mães em luto

sobreviver

O Grupo SobreViver: Apoio à Perda Gestacional ou do Recém-Nascido lançou neste final de semana, em sua página no Facebook, um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=IPrFw4p62To&t=13s)  com orientações para aqueles que gostariam de acolher da melhor forma possível pais e mães em luto, mas que não sabem como agir.

“Ouvimos muito em nossos encontros presenciais, e também em nossas redes sociais, comentários sobre familiares que se afastam, amigos que dizem frases que ao invés de ajudar apenas machucam mais e, por isso, decidimos que deveríamos criar um pequeno vídeo que oferecesse orientações práticas para esse momento tão difícil que é a morte de um bebê ou uma criança”, explicou Flávia Cunha, fundadora e coordenadora das atividades do Grupo SobreViver.

Baseando-se em experiências das próprias mães que fazem parte do grupo, mas também se apoiando em conteúdos oferecidos pelas páginas Unspoken Grieving, StillMothers e Sands UK, o vídeo pede, por exemplo, que a família e os amigos não abandonem o casal em luto logo após o funeral e que se façam presentes mesmo que por meio de mensagens.

Advertisement

Em outro tópico, existem sugestões sobre como ajudar com coisas práticas do dia a dia, se oferecendo para comprar algo no supermercado, passear com o cachorro ou passar um dia cuidando dos filhos mais velhos. Saber ouvir, chorar junto e dizer o nome do bebê sem medo são outras orientações que podem fazer a diferença no acolhimento e na validação do luto.

O Grupo SobreViver foi fundado para suprir a necessidade de um espaço em Campinas onde famílias e profissionais, que passaram pela perda gestacional ou do recém-nascido, compartilhassem suas dores, seus medos, seus desafios diários vivendo o luto e também onde pudessem encontrar apoio, acolhimento, escuta e incentivo para seguir em frente. Muitas mães e pais vivem a dor do luto silenciosamente e a morte de um bebê é tabu na sociedade, por isso muitas pessoas não encontram espaço para falar, ou se sentem desconfortáveis para isso.

Atualmente, a página do Grupo SobreViver no Facebook conta com mais de 4 mil seguidores e o grupo fechado na mesma rede social oferece espaço de discussão seguro para mais de mil mães, pais, avós, tios e profissionais como enfermeiras, doulas, psicólogas etc.

Advertisement

Saiba mais acessando:
https://www.facebook.com/gruposobreviver/
https://gruposobreviver.blogspot.com.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare