Connect with us

Geral

Grupo discute Conselho Gestor da APA do Campo Grande neste sábado

imagem 36

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) 

realiza neste sábado, 7 de dezembro, das 9h às 12h, na sede da Subprefeitura do Campo Grande, a terceira reunião com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de formação do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) daquela região

 

Advertisement

Neste encontro com moradores e vizinhos da área, A SVDS irá expor em detalhes como se dá a composição de um Conselho Gestor, quais os assentos a que cada setor da sociedade tem direito, chamamento público, entre outros temas.

 

De acordo com coordenadora Setorial do Verde da SVDS, Ana Paula Pellegrino, os encontros buscam informar e envolver a comunidade para falar sobre a importância da participação da sociedade civil no processo de gestão de uma área protegida e sobre como se dá o processo de criação de um conselho gestor. 

Advertisement

 

Conceitos como “Unidade de Conservação”, “APA”, “Conselho Gestor de Unidades de Conservação”, “Plano de Manejo” e afins, já foram apresentados nas reuniões anteriores. 

 

Advertisement

APA 

 

A APA do Campo Grande foi criada por meio do Decreto Municipal nº 17.357/11 (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/91402) com o objetivo de, entre outros, ampliar a área verde por habitante do Município e promover melhorias ambientais e de qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é o órgão gestor responsável pela administração e coordenação das medidas necessárias para sua implementação, proteção e controle. 

Advertisement

 

Rica em nascentes, a APA de Campo Grande é considerada uma Unidade de Proteção de Uso Sustentável e abrange uma área de 959,53 hectares na qual estão fragmentos de floresta estacional semidecidual (47,56 ha), cerrado (28,30 ha), fragmento de transição entres estes (20,36 ha), mata mista (13,90 ha) e, em áreas de inundação, fundos de vale e campos de várzea (53,73 ha), totalizando uma área vegetada de 163,85 ha. 

 

Advertisement

 

A unidade está compreendida pela Estrada Municipal do Campo Grande e pelo limite intermunicipal Campinas-Hortolândia e Campinas-Monte Mor.

 

Advertisement

 

SERVIÇO

 

Advertisement

Oficina para formação do Conselho Gestor da APA do Campo Grande

 

Onde: Subprefeitura do Campo Grande

Advertisement

Quando: Sábado, 7 de dezembro

Horário: 9h às 12h

Endereço: Rua Natale Bertucci – Parque Valença 1

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare