Connect with us

Geral

Grupo de trabalho define estratégias contra violência doméstica

imagem 94

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, comandou nesta sexta-feira, dia 14, a primeira reunião do grupo de trabalho da pasta contra a violência doméstica. O encontro é o primeiro ato da Administração da parceria da polícia, firmada na manhã do mesmo dia no Paço Municipal.

 

 

Advertisement

 

Muitas vezes, em função do constrangimento da situação, vítimas de violência doméstica evitam delegacias e vão às unidades de saúde ou de assistência social pedir ajuda. Precisamos ter um fluxo de atendimento estruturado para que as vítimas de violência recebam o atendimento em todas as áreas públicas.”, afirmou Vandecleya Moro.

 

Advertisement

 

 

Atualmente existe na secretaria cinco formas de amparo às vítimas de violência doméstica. Há a Coordenadoria de Política Públicas para Mulheres, a Casa Abrigo da Mulher Sara-M, para mulheres e filhos vítimas de violência doméstica, o Ceamo, o CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Com a pandemia, boletins de ocorrência de casos de violência doméstica passaram a ser preenchidos eletronicamente. Isso facilitou a produção do registro, mas diminuiu o contato humano com a vítima, a chamada “escuta ativa”, o “olho no olho”. O registro digital não permite identificar o nível de violência que a mulher está sofrendo. Um dos propósitos da parceria é que a polícia passe a notificar a Prefeitura desses casos e haja uma busca ativa dos casos. O mesmo protocolo de notificação será feito por parte da Administração Municipal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare