Connect with us

Geral

GMs reforçam Banco de Sangue do Hemocentro do Hospital Mário Gatti

imagem 84

Um grupo de 33 guardas municipais doou sangue na manhã desta sexta-feira, 13 de agosto, no Banco de Sangue do Hemocentro do Hospital Mário Gatti, para ajudar a salvar vidas. O baixo estoque de sangue já levou a necessidade de adiar cirurgias programadas para poder garantir os atendimentos de urgência.

 

 

Advertisement

O sangue doado será processado pelo Hemocentro da Unicamp e distribuído a hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Advertisement

Os agentes de segurança participam da campanha Sangue Azul, organizada pela Guarda Municipal, que continua nos próximos dias a partir de agendamento da doação que farão pelo site hemocentro.unicamp.br, onde a população também poderá marcar para doar nos postos do Hemocentro do Hospital Mário Gatti e da Unicamp.

 

 

Advertisement

“Muitos dos agentes são doadores, e definimos por um mutirão nesta sexta, para que o Hemocentro possa ter um quantitativo importante para reforçar os estoques. Nossa intenção é fazer uma campanha assim a cada seis meses”, disse a comandante da GM, Maria de Lurdes Soares. Ela não pode participar porque teve Covid e está tomando uma medicação que impede a doação no momento. 

 

 

Advertisement

O subcomandante Jaderson Gama é doador, mas já há algum tempo não comparecia a um banco de sangue. “Essa campanha foi oportunidade de retomar. É muito importante que todas as pessoas que puderem, que doem. A presença dos agentes nessa campanha superou nossas expectativas”, afirmou. 

 

 

Advertisement

A agente Adriana Aparecida Peixoto doou sangue pela primeira vez e sabe bem a importância de garantir estoques suficientes para atender as necessidades. Sua tia é uma das pacientes que teve a cirurgia adiada na semana passada por falta de sangue. “É importante a população ajudar e garantir estoques para atender os casos de urgência e também as cirurgias programadas”, disse.

 

 

Advertisement

Todos os tipos de sangue são necessários. Os estoques do Hemocentro estão em alerta para os tipos sanguíneos AB+, O-, A-, B-, e críticos para os topos O+, A+, B+ e AB-.

 

 

Advertisement

Quem pode doar

 

 

Advertisement

– Ter entre 18 e 69 anos

 

 

Advertisement

– Candidatos entre 16 e 17 anos com consentimento formal e presencial do responsável legalidade

 

 

Advertisement

– Maiores de 60 não podem realizar a doação pela primeira vez.

 

 

Advertisement

– Pesar, no mínimo, 50 kg

 

 

Advertisement

– Não estar de jejum. Apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas

 

 

Advertisement

– Estar descansado

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare