Connect with us

Geral

GM aborda 298 carros na Barreira Sanitária e 397 no Toque de Recolher

imagem 14

O comitê de blitze da Prefeitura de Campinas abordou 298 carros na Barreira Sanitária e 397 no Toque de Recolher na sexta-feira, 2 de abril. As fiscalizações envolveram a Guarda Municipal, a Setec, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e a Emdec.

 

Foram fiscalizados 64 estabelecimentos, sendo que seis foram lacrados – bares e adegas -, e 540 pessoas foram orientadas. Uma motocicleta foi recolhida.

Advertisement

 

Atualmente, Campinas encontra-se na fase emergencial do Plano São Paulo, ao menos até o dia 11 de abril, com a restrição de várias atividades e a orientação de que as pessoas só saiam de casa para o que for essencial. O objetivo é evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus.

 

Advertisement

Com o feriado de Páscoa, de sexta-feira, 2 de abril, a domingo, dia 4, os órgãos de fiscalização da Prefeitura de Campinas intensificaram as barreiras sanitárias e a operação do Toque de Recolher para coibir festas clandestinas, aglomerações e pancadões. Neste sábado, 3, a GM reforçou as ações no Centro da cidade, especialmente na rua 13 de Maio.

 

Na quinta-feira, 1º de abril, véspera do feriado, 335 veículos foram abordados na Barreira Sanitária e 398 no Toque de Recolher. Setenta e oito estabelecimentos foram fiscalizados. Entre eles, um foi lacrado e três foram fechados. Além disso, 577 pessoas foram orientadas e 12 motocicletas recolhidas.

Advertisement

 

Toque de Recolher

 

Advertisement

O Toque de Recolher começou em 18 de março e pretende restringir a circulação de pessoas entre 20h e 5h apenas para serviços essenciais.

 

As operações consistem na implantação de bloqueios em vias de maior movimento na cidade e têm o caráter educativo e de orientação. As blitze são feitas diariamente pela Guarda Municipal, em parceria com as polícias Civil e Militar, e devem ocorrer enquanto durar a Fase Emergencial em Campinas.

Advertisement

 

Durante as barreiras, os veículos são abordados e os ocupantes questionados sobre o motivo pelo qual estão na rua. As pessoas são orientadas a voltar para casa se estiverem na rua por uma razão que não seja emergencial. Não há multa ou punição.

 

Advertisement

Barreiras Sanitárias

 

As barreiras sanitárias têm o objetivo de evitar a circulação de pessoas de outras cidades, principalmente da Capital e Grande São Paulo, durante o feriado. Os bloqueios são realizados diariamente pela Guarda Municipal com o apoio da Polícia Civil e da Emdec.

Advertisement

 

Os carros com placas de outras cidades são parados nas barreiras e os passageiros questionados sobre a necessidade do deslocamento. Se não for caso emergencial, os ocupantes dos veículos são orientados a voltar para casa. As barreiras sanitárias foram montadas em comum acordo com as prefeituras dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare