Connect with us

Geral

Gestores de Campinas participam, em SP, de oficina do Plano Juventude Viva

Publicado

em

A Coordenadoria de Políticas para a Juventude de Campinas participou nestas quarta e quinta, dias 7 e 8 de fevereiro, da oficina de avaliação e reestruturação do Plano Juventude Viva (PJV), em São Paulo. Organizado pela Coordenação Geral de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude, o evento teve como objetivo estabelecer um diálogo entre gestores municipais e estaduais, movimentos sociais/sociedade civil e governo federal, com o propósito de avaliar a implementação do PJV nos territórios
Campinas foi representada pelo coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves. Ele contou que “o evento teve a presença de gestores de São Paulo, Campinas, Guarulhos e Osasco, cidades paulistas prioritárias para o plano. A sociedade civil também esteve representada por integrantes de movimentos sociais da juventude”.
O PJV poderá ser implementado em Campinas por meio do programa Estação Juventude, do governo federal. O programa oferece diversos serviços para a inclusão e emancipação dos jovens e, dentro desta iniciativa, Campinas já possui um projeto com financiamento pré-aprovado. “A previsão é que Campinas receba cerca de R$ 300 mil para implementar um espaço para os jovens no município, por meio de convênio com o governo federal.”
Com o fim de promover ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros frente à violência, por sua vez, o PJV destinará recursos para todo o Brasil, ainda nesse primeiro semestre. O valor será de aproximadamente de R$ 26 milhões para municípios de todas as regiões do País.
Realizado junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), parceira do plano, o evento foi conduzido pelo consultor Igo Gabriel Santos Ribeiro, da SNJ/Unesco. A coordenadora estadual de Políticas para População Negra e Indígena do Estado, Elisa Lucas Rodrigues, e o coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Campinas, Sérgio Max Almeida Prado, também participaram do evento.
PJV
O Plano Juventude Viva tem o intuito de implementar políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a juventude negra. Conforme os dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência – IVJ/2017 e do Atlas da Violência (2017), das quase 60 mil mortes provocadas por homicídios em 2015, mais da metade eram jovens (54%) e 71% deste número abrangia jovens negros e negras, sendo 92% do sexo masculino.

Geral

Multivacinação já atingiu 4.214 crianças e adolescentes em Campinas

Publicado

em

Por

Desde o dia 1º de outubro, quando teve início a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do calendário regular, até as 12h30 deste sábado, (16/10), 6.660 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos compareceram aos Centros de Saúde de Campinas. Deste total, 4.214 foram imunizados. O restante estava com a carteira de vacinação em dia e recebeu orientações sobre as próximas doses.

 

Do total de imunizados nesta faixa etária,1.880 são bebês de até 1 ano, 1.209 de 1 a 4 anos e 1.125, de 5 a 14. Até as 17h deste sábado, Dia V da Campanha, 65 dos 67 Centros de Saúde do município estarão abertos para atualizar o esquema vacinal. Apenas os CSs Carlos Gomes e Boa Esperança não participam da ação.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas das 8h às 11h.

Continue Lendo

Geral

Projeto idealizado pelo prefeito ganha ouro em torneio internacional

Publicado

em

Por

Os lutadores de taekwondo da Equipe Fighters foram homenageados pelo prefeito Dario Saadi nesta sexta-feira, dia 15 de outubro. O projeto social iniciado no Centro de Treinamento de Lutas, no Taquaral, mostrou que pode ser bem sucedido também em competições. No final da semana passada, conquistou seis títulos e cinco vices, na 13ª Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá.
O secretário de Esportes, Fernando Vanin, e o vereador Igor Diego também acompanharam a cerimônia, que teve ainda as presenças dos técnicos da equipe Fighters, Sérgio Pacheco e Alberto Iha. Atletas e apoiadores, responsáveis pela logística de toda estrutura monstada para a disputa, também foram recepcionados.
O prefeito Dário Saadi estava emocionado com a presença dos técnicos e lutadores porque foi um dos mentores do projeto, quando ainda atuava na secretaria de Esportes e Lazer: “O Sério e o Alberto são os verdadeiros idealizadores do projeto. Na época, quase quatro anos atrás, eu só apoiei e pedi paciência. E felizmente, o resultado está aí”, finalizou.
A semente iniciada com apenas um aluno, hoje ultrapassada 80 participantes e a tendência é de crescimento. O secretário de Esportes e Lazer valorizou não apenas as conquistas. Fez questão de ressaltar o esporte como formador: “claro que o motivador são as conquistas. Mas é importante projetar o esporte como formador de cidadãos. E isso, o projeto tem conseguido. É motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.

Continue Lendo

Geral

Equipe campeã da 360º nas Areias é homenageada pelo prefeito Dário Saadi

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi recebeu nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Sala Azul do Paço Municipal, representantes da “Campinas 360° nas Areias”, equipe de handebol de praia, campeã feminina da Copa do Brasil. A competição foi disputada em João Pessoa, na Paraíba, no início do mês. É o primeiro título do projeto que tem o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas, Fiec.
A cerimônia contou também com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; do vereador Igor Diego; da presidente da equipe e técnica, Juliana Saraiva. Também participaram atletas de reconhecimento internacional na modalidade, como a capitã Thaís da Silva Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo na modalidade em 2013, além da goleira Noélia Nunes, nome que está na lista de pré convocados para a Seleção Brasileira.
Ao destacar a parceria do Projeto Campinas 360° nas Areias, voltado para a formação e competição, o prefeito Dario Saadi fez questão de ressaltar a determinação da equipe comandada pela técnica e presidente Juliana Saraiva. “É com muita alegria que recebo vocês aqui. A conquista comprova a importância da união de entidade esportiva com poder público. Vocês são pessoas comprometidas, que fazem a diferença. Campinas se orgulha deste tipo de trabalho”, ressaltou.
A ideia do projeto é se propagar cada vez mais pelos bairros de Campinas. O diferencial é oferecer espaço para a prática de esporte com orientação de pessoas competentes e especialistas na modalidade. Na base do projeto está a certeza de que a boa formação é uma das bases para a competição.
O secretario Fernando Vanin enalteceu o título, principalmente porque Campinas foi campeã contra equipes mais experientes e diante de adversários mais adaptados à modalidade. “Ser campeã frente a equipes especialistas em modalidades de praia, como o handebol, é um marco. Além disso, fazer o fomento com atletas em formação é formar cidadão”, concluiu.
A equipe feminina “Campinas 360° nas Areias” já garantiu vaga na etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Handebol de Praia. A competição vai ser disputada em Matinhos, Paraná, de 13 a 15 de janeiro do ano que vem.

Continue Lendo

Populares