Connect with us

Geral

Gás de cozinha fica 5% mais caro a partir de hoje

Published

on

A partir de hoje (27), o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, fica em média 5% mais caro para as distribuidoras. O reajuste foi confirmado pela Petrobras e se refere ao preço à vista e sem tributos. O preço final ao consumidor depende do repasse feito pelas distribuidoras.

Ontem, a estatal anunciou que renovou o contrato com 12 distribuidoras estaduais a partir de janeiro, “com base em uma nova fórmula de preço da molécula de gás indexada ao preço do petróleo”. São elas GásBrasiliano, São Paulo Sul, Comgás (parcialmente), BR Espírito Santo, Gasmig, CEG, CEG-RIO, Algás, Bahiagás, Sergás, Potigás e Pbgás.

Com isso, a Petrobras estima que o preço do produto possa ter uma redução média imediata de 10% em relação aos contratos anteriores, considerando o preço do petróleo na faixa de US$ 60/bbl.

fonte ebc

Geral

Prefeitura e Sebrae lançam programa gratuito de inovação empresarial

Published

on

By

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), abriu 264 vagas na cidade para o programa Brasil Mais, que faz um diagnóstico e traça um plano de inovação para microempresas (MEs) e para empresas de pequeno porte (EPPs), sejam elas comércios, indústrias ou prestadores de serviços. Tudo gratuito. 

 

“Esse programa é muito importante principalmente para retomada da economia”, afirmou o prefeito Dário Saadi. Isso porque a iniciativa promove melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto, ajudando as empresas a adaptar-se à nova realidade, que foi imposta pela pandemia de coronavírus. 

 

A iniciativa do programa é do Ministério da Economia, com apoio das prefeituras. Em Campinas, a estratégia é encabeçada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

“O programa do Sebrae trata de uma imersão nas empresas para avaliação do fluxo de processos de forma completa usando a tecnologia Lan. Dessa forma, trabalha para propor melhorias nesse fluxo, inclusive técnicas, onde um dos itens é a transformação digital. Considero esse processo fundamental para retomada da economia, e, por isso, acredito nesse projeto”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi. 

 

A gestão operacional é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a execução é feita tanto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) quanto pelo Sebrae. “Nós gostaríamos de agradecer à secretária Adriana Flosi pelo apoio e a disposição do prefeito Dário Saadi para que a gente consiga alavancar o maior número de empresas possível”, pontua o gerente regional do Sebrae Campinas, Nilcio Cairbar de Souza Freitas. 

 

Entre 2020 e início de 2021, mais de 12 mil empresas foram atendidas pelo programa Brasil Mais, e, entre as principais melhorias relatadas encontram-se: produtividade, gestão de indicadores, aplicação de ferramentas para inovação, interação com o ecossistema de inovação e inovação em processos, produtos/serviços e métodos de marketing.

 

As inscrições estão abertas em Campinas, e podem ser feitas até 30 de junho pelo site https://brasilmais.economia.gov.br/

 

Já o programa será realizado a partir de 1º de julho no município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

 

 

Serviço

 

O quê: Programa Brasil Mais em Campinas

Quem: Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) 

Quando: Inscrições até 30 de junho; início a partir de 1º de junho

Onde: https://brasilmais.economia.gov.br/ 

Mais informações: 0800 570 0800

Continue Reading

Geral

Isenção de ITBI para cadastrados da Cohab estimula compra de imóvel

Published

on

By

As pessoas inscritas no Cadastro de Interessados em Moradia da Companhia de Habitação Popular (CIM Cohab) têm isenção do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Inter-Vivos (ITBI) na compra do imóvel pelo programa Casa Verde Amarela, tal como já acontecia com o Minha Casa Minha Vida. A Lei Complementar 306/21 (LC 306), promulgada pelo prefeito Dário Saadi, na última semana, assegura o benefício aos inscritos no CIM mesmo quando o imóvel é adquirido diretamente das construtoras parceiras da Cohab. O ITBI incide sobre o custo do imóvel, é calculado em 2,7% do valor da compra e deve ser recolhido no momento da escritura em cartório de registro de imóveis. Os cadastrados na Cohab são isentos do pagamento deste tributo em Campinas.

 

Para ter direito ao benefício, o comprador deve estar com seu cadastro atualizado, ter renda familiar mensal de até seis salários mínimos e adquirir o imóvel classificado como Empreendimento Imobiliário de Interesse Social (EHIS) com financiamento da Caixa Econômica Federal. Os empreendimentos parceiros da Cohab, que recorrem ao CIM-Cohab também estendem o benefício aos seus clientes no ato da compra.

 

“A nova lei chancela a preocupação do governo municipal em buscar alternativas e incentivos para aquisição da casa própria e ressalta a importância das nossas parcerias com as construtoras”, afirma o Gerente Comercial da Cohab, Eduardo Nasser. O direito à isenção do pagamento do imposto pelo comprador cadastrado no CIM é um estimulo a mais para as incorporadoras investirem no mercado da moradia popular em Campinas. 

 

Para o presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo, a LC 306 é mais uma medida importante para o mercado da construção da casa própria e deve contribuir ainda mais para reduzir do déficit habitacional no município, a medida que vai desonerar as despesas dos cadastrados na Cohab na compra do imóvel pelo programa Casa Verde Amarela.  “A nova lei adequou a legislação municipal ao programa federal. Essa era uma alteração muito aguardada pelas incorporadoras e construtoras e também para o inscrito no CIM que quer comprar a casa própria”, ressaltou.

Continue Reading

Geral

Setransp/Emdec promovem alterações viárias na região do Spazio Ouro Verde

Published

on

By

A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promovem alterações na circulação viária, na região do Shopping Spazio Ouro Verde. O cruzamento da Rua Rachel Grimaldi Benites de Cará com a Avenida Ruy Rodriguez, na região do bairro Recanto do Sol II, será liberado ao tráfego de veículos. 

 

 

 

No cruzamento foram implantados conjuntos semafóricos com focos para pedestres, aumentado a segurança durante as travessias e proporcionando o ordenamento do trânsito. Também foi implantada nova travessia de pedestres no local. 

 

 

 

Com a liberação do cruzamento, que estava fechado por conta de obras do Corredor BRT Ouro Verde, será implantado sentido único de tráfego na Rua Mágido Antônio Furtado, na região do Parque Universitário de Viracopos. A mudança ocorre no trecho entre a Avenida Ruy Rodriguez e a Rua Caraúba, ficando com este sentido de circulação. 

 

 

 

As medidas entram em vigor a partir das 10h desta quinta-feira, dia 24 de junho. A região recebeu novo pavimento flexível (asfalto) e nova sinalização viária, tanto vertical (placas), quanto horizontal (solo). 

 

 

 

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec irão monitorar o trânsito na região. Técnicos semafóricos irão acompanhar a operação dos semáforos e realizar ajustes na programação, caso necessário.

Continue Reading

Populares