Galpão dos Lemos vai sediar série de atividades esportivas e culturais
O Galpão dos Lemos, que fica na área da Estação Cultura, foi aberto oficialmente ontem, 5 de março. O local será espaço para atividades esportivas e culturais, todas gratuitas. O prefeito Jonas Donizette entregou o novo espaço. A primeira-dama, Sandra Ciocci, também participou da solenidade.
“A expectativa inicial é atender cerca de 500 alunos e, depois, com o passar do tempo, a estrutura será ampliada para atender mais interessados. Estamos unindo esforços para fazer mais pela população”, disse o prefeito.
Com mais esse espaço, Campinas chega a 5 mil metros quadrados de áreas, que estavam paradas e agora estão à disposição da população. “Esta é a cidade que queremos construir. Esporte e Cultura fazem bem para a alma da gente”.
As atividades no Galpão serão oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer e também pela Secretaria de Cultura. “Foi uma somatória de forças para que esse espaço fosse utilizado e hoje estamos entregando à população”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi.
Inicialmente serão oferecidas aulas de diversas modalidades de ginástica: artística, de trampolim, rítmica e ginástica para adultos e dança de salão. No espaço, já foram instalados equipamentos necessários para a prática desses esportes: barra fixa; cavalo com alça; trave de equilíbrio; mesa de salto; argolas; trampolins oficiais; duplos minitrampolins; minitrampolim, equipamentos de musculação para apoio e um tablado de madeira.
A meta é oferecer também aulas de balé, arte circense e hip hop. O local conta ainda com área multiuso para aulas de teatro e outras modalidades de dança, que estão em planejamento pela Secretaria de Cultura.
“Espero que todos, crianças, jovens, adultos, famílias, enfim, toda a população, façam uso do Galpão”, disse o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco. O galpão será aberto também para atender entidades e organizações que desenvolvem projetos de arte e de esporte com aulas gratuitas à população.
Os alunos poderão se inscrever para as atividades no próprio Galpão dos Lemos (entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1.050) ou pelo telefone 3227-4080, da Secretaria de Esportes e Lazer.
Patrimônio histórico
O Galpão dos Lemos tem 1.450 metros quadrados e fica no antigo complexo ferroviário (hoje Estação Cultura) tombado pelo patrimônio histórico e faz parte da memória da cidade.
Ele abrigou no passado uma oficina de fundição artesanal que produzia vários tipos de ferramenta e algumas peças de reposição para a manutenção das estradas de ferro. Instalada na rua Francisco Teodoro, a oficina era um dos pequenos negócios familiares que integrava a região da vila industrial.
A oficina pertencia a dois irmãos de sobrenome Lemos que venderam o espaço para a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. Desde então, passou a fazer parte do Complexo Ferroviário Central da Fepasa, que foi tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em 29 de novembro de 1990.
A Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária Central de Campinas, foi inaugurada em 1872. Serviu como estação ferroviária até 15 de março de 2001, quando o último trem de passageiros partiu com destino a Araraquara.
A inauguração do complexo como Estação Cultura aconteceu em 11 de agosto de 2002, exatos 130 anos após ter sido realizada a viagem inaugural do trem que ligava Jundiaí a Campinas.