Connect with us

Indaiatuba

Funssol desenvolve projetos de geração de renda e atividades para 3ª idade

Publicado

em

Foto: Arquivo Giuliano Miranda – RIC/PMI

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) continuou com suas ações durante o ano de 2018, com a manutenção das turmas dos cursos dos projetos de geração de renda o de Padaria Artesanal, Tesoura Encantada (corte costura) e desenvolvimento do projeto Vida Feliz com atendimento aos idosos. Em setembro, com a inauguração do Espaço Bem Viver “Mario Jacinto da Silva, para atendimento da população acima de 55 anos, o Funssol aceitou o desafio e passou oferecer oficinas: Macramê, Bordado, Abstração e Percepção (espatulado sob tela), culinária de Trufas e Pão de Mel, Chocotone, Panetone doce e salgado e Tortas doces e salgadas. Também articulou com a Secretaria de Cultura as oficinas de Teatro, Poesia e Mandala.

A presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz explicou além da rotina dos projetos desenvolvidos pelo Fundo, em 2018, também começou a atuar no prédio do Espaço Bem Viver é compartilhado pelas secretarias de Esporte, Educação, Família e Bem Estar Social, Cultura, Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). “É um espaço novo e nesses três meses atendemos um público diferente daquele ao qual já trabalhamos em nossos projetos. As oficinas oferecidas foram um sucesso. Tivemos 100% de participação e com lista de espera em todos os cursos. Nesse período, conseguimos perceber quais são as áreas de interesse dos novos alunos”.

O Funssol investiu mais de R$ 21 mil na compra de equipamentos como geladeira, fogão, microondas, móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos entre outros itens para oferecer os cursos. Atendeu de setembro a dezembro, 12 turmas e 138 alunos acima de 55 anos.

O Espaço Bem Viver “Mario Jacinto da Silva”, localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no prédio onde também funciona a sede da Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro. Também sedia o grupo de 3ª idade Amigos para Sempre.

Enides Nogueira informou que em 2019, o Funssol buscará novas parcerias e também articulará com as Secretaria de Cultura, novas oficinas para oferecer aos interessados maiores de 55 anos.

A presidente destacou que o ano de 2018, apesar da situação econômica do país, o Funssol manteve todos os seus projetos e buscou aprimorar as atividades relacionadas para atender as necessidades e problemas locais da população.

O Funssol desenvolve projetos direcionados à 3ª idade e de geração de renda (cursos de Padaria Artesanal, Costura Inicial, Corte e Costura e Patchwork), recebe doações e faz repasses (fraldas geriátricas, alimentos, brinquedos, ovos de chocolate, roupas, agasalhos, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal e enxoval para gestantes).

O Fundo recebe doações de gêneros alimentícios, utiliza nos seus projetos quando necessário e os demais são repassados para Instituições cadastradas na Secretaria da Família e do Bem Estar Social. Também realiza a entrega mensal cestas emergenciais para pessoas em vulnerabilidade social.

O Projeto Beija Flor realiza a distribuição de fraldas geriátricas, para pacientes maiores de 60 anos, acamados e cadastrados. É uma parceria com a Secretaria de Saúde.

Projeto Vida Feliz

O projeto Vida Feliz é coordenado pela Educadora Física, Maria das Graças Araujo Mássimo e equipe que desenvolvem atividades direcionadas para a 3ª idade. O projeto oferece eventos coletivos e individuais para os 17 grupos espalhados por diferentes regiões da cidade, em média 850 pessoas. As ações são planejadas mediante avaliação e as atividades visam informar, proporcionando lazer e cultura e visam a melhorar a qualidade da população atendida.

O projeto em 2018, promoveu festas temáticas como o almoço do dia dos pais na sede do Clube de Campo da ASPMI, Tarde Dançante na Socil, Festa dos Avós no Pavilhão da Viber, Miss 3ª idade-Edição Especial 20 anos no Ciaei, Gincana Cultural no Ciaei; Palestra Educativa no Auditório do Paço Municipal e Festa de Encerramento com o Baile a Fantasia. As atividades de alongamento; ginástica funcional e dançaterapia; acompanhamento mensal em todos os 17 grupos de 3ª idade do município por dois educadores físicos. Todos os meses, os idosos participaram de atividades educativas diferentes, que visam trabalhar o conhecimento, coordenação motora, auto-estima e a interação entre as pessoas. Atende uma média mensal de 850 idosos,

Outro grande destaque de 2018, foi a realização do concurso de Miss 3ª Idade- Edição Especial 20 anos. Contou com a participação de 18 candidatas, com idades entre 65 e 84 anos, que foram vitoriosas em edições anteriores e concorreram aos títulos de Miss 3ª idade, Miss Elegância, Miss Simpatia, primeira Princesa e segunda Princesa.

Atividades Individuais para os grupos

Durante o ano, os idosos dos grupos ligados ao Fundo foram presenteados em datas importantes, na páscoa com chocolate, dia das mães e pais com chaveiro, e no final do ano com um panetone.

As atividades individuais para os grupos começaram em março, houve a primeira reunião e apresentação do cronograma das atividades.

Em abril, a equipe apresentou um pouco da cultura afro brasileira, que deixou várias influências positivas na formação do Brasil. Nas atividades nos grupos, a equipe do Funssol apresentou um pouco da religião, língua, culinária, música e cultura, embora muitas pessoas vivenciem no seu cotidiano, mas desconhecem a diversidade cultural que surgiu desde a chegada dos negros nos meados século XVI.

Em maio, o Funssol promoveu o especial do dia das Mães, apresentou uma homenagem especial às Mães dos grupos. A equipe apresentou aos idosos as curiosidades sobre mulheres que superaram obstáculos para se tornarem mães. Foram apresentadas músicas para as mães. Curiosidades sobre o Dia das Mães em vários locais do mundo. No final, os professores dançaram uma linda valsa com a música Mamãe, interpretação de Agnaldo Timóteo e Ângela Maria.

Em junho, a Copa do Mundo de Futebol, Rússia 2018, foi o tema escolhido e trabalhado pela equipe do Projeto Vida Feliz. A equipe realizou apresentação descontraída e teatral, com informações sobre a Rússia, o país sede da Copa do Mundo de Futebol. Os professores Graziela Baz e Victor Tegério inovaram e buscaram levar informações de uma maneira leve e divertida.

Em julho, os idosos puderam aprender lições para treinar o cérebro com a equipe da escola Supera. Os integrantes descobriram que o cérebro pode e precisa ser treinado. Há exercícios que ajudam melhorar a atenção e o seu desempenho no dia a dia. No final de cada palestra, a equipe da Supera aplicava alguns exercícios práticos para os integrantes e a houve muito interesses dos idosos participantes.

Em agosto, os integrantes dos grupos, divididos em turmas menores puderam conhecer as instalações do Parque do Mirim, que está com inauguração marcada para dezembro Depois do Tour, os integrantes participaram de almoço na sede do clube de Campo da ASPMI.

No mês de setembro, os grupos fizeram atividades para interagir e demonstrar que todas as pessoas são capazes de aprender. Foram realizadas brincadeiras com competição de perguntas e respostas sobre as atividades realizadas no primeiro semestre.

Em outubro, os idosos participaram de aula de Artesanato e confeccionaram uma árvore de natal com revista e também a decoraram.

No mês de novembro, os idosos celebraram o Natal e receberam de presente, um panetone cada. Participaram de uma pesquisa de satisfação e receberam um convite individual para a festa de encerramento das atividades dos grupos.

Eventos coletivos de 2018 para a 3ª Idade

Em abril, Funssol promoveu no Clube Sociedade Amigos de Bairro da Vila Costa e Silva (Sosil), a 4ª Tarde Dançante. O evento teve a participação de 450 idosos. A Banda Tok Especial de Santa Barbara do Oeste/SP foi responsável pela animação do evento.

Em Julho, no Pavilhão da Viber, aconteceu a 6ª Festa do Dia dos Avós. O evento reuniu 700 pessoas. A festa contou com a participação de 60 funcionários da Secretaria de Segurança Pública que recepcionaram os convidados, fizeram apresentações musicais e dançaram com os idosos.

A equipe do Canil da GC fez a demonstração dos cães de defesa e faro. Também havia a exposição de viaturas da Guarda Civil, Defesa Civil e a presença do cachorro Vivão do Projeto Viver.

O grupo de dança 60 mais do projeto de 3ª idade Vida Feliz do Funssol apresentou a coreografia da música “São João na Roça”.

Em Julho, aconteceu a 5ª Tarde de Conhecimento e Cultura com palestra e apresentação cultural no Auditório do Paço Municipal. O evento contou com a participação de 300 pessoas dos grupos da 3ª Idade de Indaiatuba.

Em Agosto, aconteceu a 6ª Gincana Cultural com o tema a Festa do Oscar, que premia anualmente os melhores filmes. Durante três horas, os idosos dos grupos deixaram a timidez de lado e mostraram que criatividade não tem idade. Com encenações de trechos de filmes, narrações, dramatizações, danças, canto, coral e dublagens, levaram muita emoção para cerca de 550 pessoas que prestigiaram o evento. A gincana mais uma vez mostrou que talento não tem idade.

Em setembro, o Funssol promoveu uma missa na Igreja Nossa Senhora da Candelária, a celebração em ação de graças ao Dia do Idoso, que é comemorado no dia 1º de outubro. Cerca de 350 idosos participaram da missa em ação de graças. A celebração eucarística foi realizada pelo padre Marcelo Previatelli.

Projeto Movimentando do Funssol

São oferecidas aulas de Alongamento em dois pólos: no Centro Comunitário Castelo Branco e Associação 12 de Junho no Jardim Morada do Sol. São 55 alunos matriculados no Centro Comunitário Castelo Branco e 40 na Associação 12 de Junho, com aulas duas vezes por semana.

O projeto de Dançaterapia acontece somente na Associação 12 de Junho, com 25 alunos matriculados, que são atendidos duas vezes por semana.

Em 2018, foram criadas as turmas dança e ginástica funcional na Associação Amigos do Núcleo Vila Brigadeiro Faria Lima (Sanfli). As aulas acontecem as quartas e sextas-feiras. Totalizando 50 alunos.

As aulas dos projetos são ministradas pelos professores de Educação Física.

O Grupo de dança 60 mais tem 27 integrantes maiores de 60 anos e ensaiam as sextas-feiras na sede do Centro Comunitário Castelo Branco. Realizam apresentações em diversos eventos da nossa cidade.

Também em 2018, foram criados os grupos de Convivência e Ritmos. Os grupos funcionam no Centro Comunitário Castelo Branco. O grupo de Convivência se reúne às quartas-feiras, e conta com 20 alunos. O grupo de ritmos se reúne as sextas-feiras e conta com 28 alunos.

Projetos de Geração de Renda

Os cursos de geração de renda tiveram participação recorde de alunos nos dois semestres e uma lista de espera de interessados em participar dos cursos do Tesoura Encantada (Costura Inicial, Patchwork, Costura Criativa, Corte Costura I e II), e também do projeto Padaria Artesanal, dos cursos Pães e Bolos, Doces e Salgados e Bolos e Doces Decorados.

Em 2018, os cursos tiveram 59 turmas com 762 alunos. “Nosso objetivo é capacitar as pessoas, para que elas possam se preparar para gerar uma renda complementar”, informou a presidente.

O Funssol oferece as aulas de Costura e Padaria Artesanal nos períodos de manhã, tarde e noite, no Espaço Cidadania, no Centro. Na sede da antiga Subprefeitura no Jardim Morada do Sol, são realizados os cursos de Padaria Artesanal, somente nos períodos de manhã e tarde.

A presidente Enides Nogueira ressaltou que os cursos são gratuitos e com professoras competentes e grande conhecimento em suas áreas. Agradeceu a coordenadora Ana Beatriz Viegas de Lara Campos e sua equipe. Também as professoras Cássia Duque dos cursos de Padaria Artesanal, Sônia Satiko Taba de Bolos Decorados, Edileny Gomes de França de Patchwork e Sonia Ritter de Corte Costura.

Cerca de 200 alunos iniciantes dos cursos de Padaria Artesanal participaram de aula inaugural e do curso de Manipulação de Alimentos da Secretaria de Saúde e ministrado pela equipe da Vigilância Sanitária. O curso é obrigatório para os interessados em trabalhar na área de alimentos. Outros 84 alunos do projeto Padaria Artesanal visitaram a Fipan em São Paulo, principal feira de panificação, confeitaria e estabelecimentos na área da alimentação. E 40 alunos do Projeto Tesoura Encantada visitaram a Feira de Patchwork de Limeira/SP.

Outro projeto importante para o Funssol é o Mãos Dadas, que trabalha com recebimento e repasse de doações para Instituições de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Cresans e instituições. As doações chegam por meio de empresas de eventos, instituições de ensino, secretarias municipais, entre outros.

Projeto Beija Flor

O Funssol é responsável pela captação de Fraldas Geriátricas e repassa para a Secretaria de Saúde que é responsável pela distribuição. A Saúde atendeu 282 (mês) usuários que receberam 40 fraldas mensais. Foi zerada a lista de espera e distribuídos 13.536 pacotes de fraldas.

No total foram recebidas 69.842 fraldas, sendo 25.700 unidades recebidas em troca de uso de solo público (Pavilhão da Viber e Ciaei) e 44.140 unidades de doação de campanhas realizadas por empresas de eventos, instituições de ensino, secretaria municipais, entre outros.

O Funssol recebeu como doação 3.853 litros de leite longa vida e repassou 2.019 para instituições de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Recebeu a doação 1.854 pacotes de leite em pó e doados 1809 unidades para Instituições de Assistência Social e Secretaria de Saúde.

O Funssol também recebeu 6.077 quilos de alimentos e encaminhados para Cresans e doados para 15 entidades.

Também recebeu 1.558 produtos de limpeza e repassou 434 itens.

O Projeto Gestante faz a aquisição e repasse de Kit de Enxoval de Bebê para Instituição da Assistência Social que desenvolve trabalho com mulheres adultas e adolescentes da comunidade. O Funssol realiza a compra de matérias com recursos próprios, sempre após a solicitação da entidade. Foram doados 40 enxovais, com os seguintes itens: uma banheira, um edredom, uma toalha de banho, um travesseiro, um jogo de lençol de berço, um kit com três bodies (manga curta), um kit com três bodies (manga comprida), três macacões tamanhos P, M e G, um jogo de calça (mijão) com três unidades e um pacote de meias com oito unidades.

O Projeto Alavanca realizado em parceria com a Semfabes/Cresans. É realizada a aquisição, triagem e distribuição de cestas básicas para a população em vulnerabilidade social. Foram repassadas 3.447 cestas básicas.

No Espaço Bem Viver “Mario Jacinto da Silva, para atendimento da população acima de 55 anos, o Funssol ofereceu oficinas: Macramê, Bordado, Abstração e Percepção (espatulado sob tela), culinária de Trufas e Pão de Mel, Chocotone, Panetone doce e salgado, Tortas doces e salgadas. Também articulou com a Secretaria de Cultura as oficinas de Teatro, Poesia e Mandala.

Atendeu de setembro a dezembro, 12 turmas e 138 alunos acima de 55 anos.

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo







Populares