Connect with us

Geral

Fundação mantida pelo Hospital Vera Cruz promove curso gratuito de primeiros socorros

Publicado

em

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas, abre 25 vagas ao público para uma edição gratuita e reduzida do curso de primeiros socorros que ocorrerá em 25 de abril, com duração de três horas. Neste formato, a capacitação abrange o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória. O aprendizado do curso Salva Corações pode ser aplicado em adultos, crianças e bebês e o aluno recebe manual e certificado da Fundação.

A edição reduzida ministrada na quarta-feira é uma das versões do curso Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático, certificado pela American Heart Association (AHA). No modelo completo, que será apresentado no dia 27, na sexta-feira, o curso apresenta duração de sete horas e ensina habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas; emergências por ferimentos; emergências relacionadas ao meio ambiente; Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e a utilizar corretamente um desfibrilador externo automático (DEA). O aluno recebe uma carteirinha internacional da AHA, que tem validade de dois anos, quando é recomendável ao portador fazer uma reciclagem. O custo é de R$ 320,00, pode ser feito tanto por leigos, quanto por profissionais de saúde e está na grade de programação da FRRB a cada dois meses.

De acordo com a coordenadora administrativa da Fundação, Eliane Pinheiro, as duas versões do curso permitem a rápida identificação do problema, conduzem à correta sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar e preparam a pessoa para usar o DEA.

O curso de primeiros socorros é uma das diversas capacitações na área de saúde que a Fundação Roberto Rocha Brito oferece. Criada por médicos do Hospital Vera Cruz há 30 anos com o objetivo de garantir atualização e especialização da equipe do hospital, a FRRB abre ainda a possibilidade de profissionais de outros hospitais e também a população de que participem de cursos com os mais variados temas do segmento.

A FRRB é unidade credenciada da American Heart Association e inaugurou recentemente o seu Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli, que oferece salas de aula, anfiteatros, equipamentos e professores qualificados.

Lei Lucas

Está em fase de obter a sansão do prefeito de Campinas Jonas Donizette o projeto de lei (PL) conhecido como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de parte dos professores e funcionários de instituições de ensino. Outros estados pegaram carona na iniciativa campineira e sugerem a mesma legislação. Em março, a Câmara Federal dos Deputados também aprovou o PL 9468/2018, com a diferença de ampliar a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para estabelecimentos de ensino privado também. A proposta está em apreciação pelo Senado Federal.

A onda de projetos surgiu com o movimento encabeçado pela mãe de Lucas, Andrea Zamora Bettiati, e a tia, Alessandra Begalli Zamora. Lucas tinha 10 anos e morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar, em setembro de 2017, cujo laudo constatou asfixia mecânica. Naquela ocasião, especialistas que examinaram o corpo do estudante afirmaram que manobras de salvamento feitas por alguém que tivesse conhecimento básico de socorrismo poderiam evitar a sua morte.

Só em 2016, mais de 2,3 mil crianças de zero a 14 anos morreram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar os primeiros socorros. Destas vítimas, mais de 800 foram por sufocamento.

Serviço

Curso de primeiros socorros Salva Corações (gratuito)

Treinamento prático de RCP e uso do DEA em adultos e crianças e manobras para desobstrução de vias aéreas

Data: 25 de abril, das 17h30 às 20h

Valor: gratuito. Inclui certificado da FRRB

Vagas: 25 pessoas

Curso Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático, certificado pela American Heart Association (AHA)

Data: 27 de abril, das 8h às 16h

Valor: R$ 320,00. Inclui livro e certificado do AHA

Vagas: 10 pessoas

Informações: [email protected] ou telefones (19) 3734.3196/ 3122/ 3349

Local: Centro de treinamento do Hospital Vera Cruz – Rua Marechal Deodoro, 423, Centro – Campinas

Mais informações: https://frrb.com.br

Geral

Multivacinação já atingiu 4.214 crianças e adolescentes em Campinas

Publicado

em

Por

Desde o dia 1º de outubro, quando teve início a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do calendário regular, até as 12h30 deste sábado, (16/10), 6.660 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos compareceram aos Centros de Saúde de Campinas. Deste total, 4.214 foram imunizados. O restante estava com a carteira de vacinação em dia e recebeu orientações sobre as próximas doses.

 

Do total de imunizados nesta faixa etária,1.880 são bebês de até 1 ano, 1.209 de 1 a 4 anos e 1.125, de 5 a 14. Até as 17h deste sábado, Dia V da Campanha, 65 dos 67 Centros de Saúde do município estarão abertos para atualizar o esquema vacinal. Apenas os CSs Carlos Gomes e Boa Esperança não participam da ação.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas das 8h às 11h.

Continue Lendo

Geral

Projeto idealizado pelo prefeito ganha ouro em torneio internacional

Publicado

em

Por

Os lutadores de taekwondo da Equipe Fighters foram homenageados pelo prefeito Dario Saadi nesta sexta-feira, dia 15 de outubro. O projeto social iniciado no Centro de Treinamento de Lutas, no Taquaral, mostrou que pode ser bem sucedido também em competições. No final da semana passada, conquistou seis títulos e cinco vices, na 13ª Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá.
O secretário de Esportes, Fernando Vanin, e o vereador Igor Diego também acompanharam a cerimônia, que teve ainda as presenças dos técnicos da equipe Fighters, Sérgio Pacheco e Alberto Iha. Atletas e apoiadores, responsáveis pela logística de toda estrutura monstada para a disputa, também foram recepcionados.
O prefeito Dário Saadi estava emocionado com a presença dos técnicos e lutadores porque foi um dos mentores do projeto, quando ainda atuava na secretaria de Esportes e Lazer: “O Sério e o Alberto são os verdadeiros idealizadores do projeto. Na época, quase quatro anos atrás, eu só apoiei e pedi paciência. E felizmente, o resultado está aí”, finalizou.
A semente iniciada com apenas um aluno, hoje ultrapassada 80 participantes e a tendência é de crescimento. O secretário de Esportes e Lazer valorizou não apenas as conquistas. Fez questão de ressaltar o esporte como formador: “claro que o motivador são as conquistas. Mas é importante projetar o esporte como formador de cidadãos. E isso, o projeto tem conseguido. É motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.

Continue Lendo

Geral

Equipe campeã da 360º nas Areias é homenageada pelo prefeito Dário Saadi

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi recebeu nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Sala Azul do Paço Municipal, representantes da “Campinas 360° nas Areias”, equipe de handebol de praia, campeã feminina da Copa do Brasil. A competição foi disputada em João Pessoa, na Paraíba, no início do mês. É o primeiro título do projeto que tem o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas, Fiec.
A cerimônia contou também com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; do vereador Igor Diego; da presidente da equipe e técnica, Juliana Saraiva. Também participaram atletas de reconhecimento internacional na modalidade, como a capitã Thaís da Silva Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo na modalidade em 2013, além da goleira Noélia Nunes, nome que está na lista de pré convocados para a Seleção Brasileira.
Ao destacar a parceria do Projeto Campinas 360° nas Areias, voltado para a formação e competição, o prefeito Dario Saadi fez questão de ressaltar a determinação da equipe comandada pela técnica e presidente Juliana Saraiva. “É com muita alegria que recebo vocês aqui. A conquista comprova a importância da união de entidade esportiva com poder público. Vocês são pessoas comprometidas, que fazem a diferença. Campinas se orgulha deste tipo de trabalho”, ressaltou.
A ideia do projeto é se propagar cada vez mais pelos bairros de Campinas. O diferencial é oferecer espaço para a prática de esporte com orientação de pessoas competentes e especialistas na modalidade. Na base do projeto está a certeza de que a boa formação é uma das bases para a competição.
O secretario Fernando Vanin enalteceu o título, principalmente porque Campinas foi campeã contra equipes mais experientes e diante de adversários mais adaptados à modalidade. “Ser campeã frente a equipes especialistas em modalidades de praia, como o handebol, é um marco. Além disso, fazer o fomento com atletas em formação é formar cidadão”, concluiu.
A equipe feminina “Campinas 360° nas Areias” já garantiu vaga na etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Handebol de Praia. A competição vai ser disputada em Matinhos, Paraná, de 13 a 15 de janeiro do ano que vem.

Continue Lendo

Populares