Geral
Fundação abre inscrições para Visita Monitorada à Mata de Santa Genebra

Acontece neste domingo, dia 28 de janeiro, às 9h, mais uma edição da visita Monitorada à Mata de Santa Genebra. O evento, promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira, é aberto à comunidade. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.
Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição disponível site www.fjposantagenebra.sp.gov.br . A inscrição somente será considerada efetivada após o recebimento de e-mail de confirmação.
“O ano começou cheio de atividades na Fundação e é assim que queremos que seja durante todo o ano. Além de eventos que já fazem parte do calendário, como o Ecoférias na Mata, a Visita Monitorada e a Caminhada Noturna, temos outros projetos em andamento, sempre com o objetivo de aproximar a comunidade das nossas ações”, disse o presidente da Fundação, Sinval Dorigon.
Durante a Visita Monitorada, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a biodiversidade da ARIE Mata de Santa Genebra, uma floresta de grande importância em nossa região.
O percurso tem aproximadamente 05 km, sendo 1,2 km de caminhada por trilha no interior da mata e 3,8km pela estrada que contorna a floresta.
Todos os visitantes deverão obrigatoriamente trajar calça comprida e calçado fechado. É indicado ainda que os visitantes tragam um recipiente com água, protetor solar e repelente para insetos. É recomendado ainda que os participantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela há mais de dez dias.
Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ ou pelo e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br . A Fundação fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.
Sobre a Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas.
A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental.
Serviço
Visita Monitorada à Mata de Santa Genebra
Data: 28 de janeiro, às 9h
Local: Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra
( Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo)
Inscrições: www.fjposantagenebra.sp.gov.br
Informações: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br
Geral
Evento marca a recepção de 94 jovens aprendizes que vão atuar na PMC

Com nome de craque, Cristiano Ronaldo Rodrigues, de 16 anos, é um dos 94 jovens aprendizes recepcionados na Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 28 de junho. Assim como os demais, os sentimentos eram uma mistura de medo e de alegria. “Estou com uma expectativa muito alta. Tenho certeza que vou trabalhar com pessoas ótimas, que vou crescer e adquirir muita experiência”.
Os jovens vão fazer parte do Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional), um programa criado em 2021 pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas que visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação efetiva profissional e no acesso ao mercado de trabalho.
Eduardo Felipe, 16, também está cheio de expectativas com a nova experiência e já tem uma área favorita para atuar. “Tenho tido muita afinidade e gostado muito da área de administração. Sobre o futuro, espero me efetivar aqui, porque a Prefeitura é um bom lugar para trabalhar”, completou.
Aprendizagem, troca de experiência, crescimento profissional e pessoal, trabalho em equipe e transformação foram algumas das palavras citadas durante o evento.
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, contou um pouco da sua história e deu vários conselhos para os jovens que estão chegando. “É uma alegria imensa recebê-los aqui hoje. Iniciar a semana com carinhas novas, cheias de medo e também de muita coragem, é muito gratificante”, disse. “Esforcem-se bastante, aproveitem as oportunidades, não tenham medo de errar e, principalmente, tenha em nós amigos, companheiros de jornada”, completou.
O presidente dos Patrulheiros ( Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania “Patrulheiros de Campinas), Adailton Santos, relembrou como as vagas para o programa são disputadas e que, por terem sido selecionados, esses jovens já podem se considerar vencedores. “Que vocês possam contribuir, colaborar, aprender e ensinar neste período que estarão aqui na Prefeitura”, completou.
Outro membro da mesa, Cleber Rodrigues, coordenador do programa, já foi um Jovem Aprendiz e isso o deixou à vontade para falar com uma plateia formada, em sua maioria, por jovens de 16 anos. “Eu tinha os mesmos pontos de interrogação que vocês têm hoje, a diferença é que agora existe um Vibe, um programa muito importante, onde vocês terão muitas oportunidades de aprender, se aprimorar, crescer e uma equipe para apoiá-los”, disse.
Na sequência das falas de abertura, o psicólogo do Patrulheiros, Aslan Panicaci, conversou com os jovens sobre os desafios que vêm pela frente e principalmente a rede de apoio que eles terão. Oscar Fonsechi Neto, da equipe do Vibe, encerrou o evento com uma explicação detalhada sobre o programa e informações sobre as atribuições dos jovens durante a permanência na Prefeitura.
Vibe
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.
Geral
Menezes é eleito presidente da Associação de Municípios e Meio Ambiente

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, foi eleito presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) de São Paulo, nesta segunda-feira, 27 de junho, para o biênio 2022-2023. A eleição ocorreu de maneira online. A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Verde, Andréa Struchel, ocupava o cargo de vice-presidente e foi eleita diretora jurídica da Anamma. O novo vice-presidente é Cláudio Scalli, secretário-executivo do Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba. Também foram eleitos os diretores de Bacias Hidrográficas do Estado e as diretorias temáticas.
Rogério Menezes agradeceu a confiança dos gestores de meio ambiente do Estado de São Paulo pela escolha. “Com muito senso de responsabilidade me comprometo a prosseguir com conquistas no governo do Estado, bem como representar os secretários e demais gestores ambientais municipais no Conselho Estadual de Meio Ambiente”, afirmou.
Ao assumir a presidência da Anamma, o secretário do Verde lembrou que os resultados da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), realizada em novembro de 2021, e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), “reforçam a responsabilidade de todos os entes para atingir o novo modelo de desenvolvimento com sustentabilidade e a importância do esforço compartilhado entre os governos federal, estadual e municipal, entidades da sociedade civil e o setor privado”, ressaltou.
Anamma
A Anamma é uma entidade do terceiro setor, fundada em 1988, que presta relevante serviço de interesse coletivo ao agregar gestores municipais em prol de uma gestão ambiental local sustentável.
Conheça a nova composição da diretoria da Anamma SP:
▪️ Rogério Menezes, Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas – Presidente
▪️ Cláudio Scalli, Consórcio Ambiental do Vale do Paraíba – Vice-presidente
▪️ Andréa Struchel, Diretora de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Verde de Campinas – Diretora Jurídica
▪️ Flávio Lamas, AAAC Campinas, Diretor de Proteção e Bem Estar Animal
▪️ Marcelo Marcondes, Aparecida – Diretor de Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia
▪️ Moacir Arruda, São Paulo – Diretor de Unidades de Conservação
▪️ Jean Marcicano, Ibiúna – Diretoria de Articulação Institucional
Diretoria de Bacias Hidrográficas:
▪️ PCJ: Geraldo Luiz Nalon, Pedreira; Tamires Artuzi, Artur Nogueira
▪️ Alto Tietê: Solange Franco, Suzano; Claudete Bezerra, Poá
▪️ Paraíba do Sul: Marcelo Manara, São José dos Campos; Maria Eduarda, Pindamonhangaba
▪️ Ribeira do Iguape: Raul, Itaperaí; Daniela Batista, Registro
▪️ Mogi-Guaçu: Júlio Galdino, Conchal; Tiago Sartori, Socorro
▪️ Médio Tietê-Sorocaba: Mauricio Mota, Salto de Pirapora; Ricardo, Votorantim
▪️ Alto Paranapanema: Luiz Godinho, Itaberá.
Geral
Alunos do Primeira Nota realizam a 6ª edição do Festival de Inverno

Os alunos do Projeto Primeira Nota sobem aos palcos para a 6ª edição do Festival de Inverno. Durante dois dias desta semana, os estudantes prometem encantar o público com apresentações de instrumentos e vozes, nos mais variados ritmos musicais. Os concertos são abertos ao público e a entrada é gratuita.
A abertura do evento será nesta quarta-feira (29/06), no Teatro José de Castro Mendes, na Vila Industrial. A partir das 19h30, o público poderá prestigiar os grupos de cordas, sopro, percussão e coral. No repertório músicas clássicas, regionais, MPB e canções que foram temas de filmes.
A quinta-feira (30/06), segundo dia de apresentações, será marcada por músicas folclóricas e internacionais, às 19h15, no Teatro da IMA Cultural, no bairro Ponte Preta.
Ao todo, 129 estudantes do Projeto vão tocar e cantar durante o Festival de Inverno, que pretende receber um público de mil pessoas durante os dois dias. O Primeira Nota fez uma pausa em suas apresentações em virtude da pandemia.
Tradicionalmente, o Projeto Primeira Nota realiza dois festivais (inverno e verão) ao longo do ano. Os concertos são uma das formas de apresentar e divulgar o desenvolvimento que os alunos tiveram durante o semestre letivo. A pretensão também é formar públicos que apreciem uma boa música instrumental e vocal.
O Primeira Nota foi criado em 2014 e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Artes da Unicamp. Ele funciona no Cemmaneco (Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes), na Vila Marieta.
Alunos das redes públicas e particular de ensino, com idade entre 7 a 14 anos, podem se matricular para as aulas gratuitas de musicalização, coral infantil, coral jovem, instrumentos de cordas, sopro, percussão, teoria musical e prática de conjunto.
Serviço:
Data: 29/06/2022 (Quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial).
Data: 30/06/2022 (Quinta-Feira)
Horário: 19h15
Local: Teatro Ima Cultural (Rua Padre João Garcia, 101, Ponte Preta)
-
Geral6 dias atras
Campinas Shopping aporta investimentos para crescer e gerar empregos no segundo semestre
-
Geral4 dias atras
Pátio Municipal terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate
-
Empregos3 dias atras
BOSCH Campinas anuncia diversas vagas de emprego, confira:
-
Geral4 dias atras
Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo
-
Geral4 dias atras
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é regulamentado
-
Geral1 semana atras
Previsão do Tempo para região de Campinas
-
Geral5 dias atras
Prefeitura castra gratuitamente mais de 800 cães e gatos na Vila Esperança
-
Geral4 dias atras
Previsão aponta fim de semana mais frio