Connect with us

Geral

Fórum Estudantil de Pesquisa reúne quase 2,5 mil alunos da rede municipal

imagem 39

O 4º Fórum Estudantil de Pesquisa acontece até às 17h desta quarta-feira, 7 de novembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) com o objetivo de apresentar ao público os trabalhos de pesquisa de 2,4 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano entre professores e estudantes por meio do Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco). O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Docentes e seus alunos ficaram à disposição do público para apresentar e debater as etapas desenvolvidas em cada trabalho, a partir de temáticas relacionadas a problemas encontrados na sociedade, e os resultados obtidos. São projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

Advertisement

 

 

Neste ano, o colégio Culto à Ciência (que é estadual) foi convidado a participar do evento, porque a escola incluiu a matéria Iniciação Científica no currículo. “Os alunos que estão deixando o ensino fundamental este ano devem escolher uma escola estadual e o Culto à Ciência pode ser uma opção para quem quer ir para a área de pesquisa”, justifica a professora da Secretaria de Educação de Campinas e organizadora do projeto Ana Lucia Picoli.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Os trabalhos de pesquisa, segundo a organizadora, preparam o aluno para a vida universitária e mudam a forma do relacionamento entre aluno e professor. “Há uma interação entre os estudantes e seus docentes que, durante o trabalho de pesquisa, atuam muito mais como parceiros do que no papel tradicional de aluno e professor”, esclarece Ana Lucia.

 

 

Advertisement

 

São 127 professores do ensino fundamental que estão envolvidos no Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco). Eles fazem um curso para transmitir aos alunos o conhecimento sobre a pesquisa científica e o resultado desta interação nas escolas é apresentado no final do ano durante o Fórum. A Secretaria de Educação de Campinas tem 28 escolas de ensino fundamental (de 1ª a 9ª série).

 

Advertisement

 

 

Pesco

Advertisement

 

 

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco) foi criado para apoiar o trabalho dos professores da rede municipal de educação no desenvolvimento da postura investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas pertinentes às suas realidades locais.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O programa surgiu por meio de um convênio de cooperação entre a Prefeitura de Campinas e a Embrapa Monitoramento por Satélite para o desenvolvimento do Atlas da RMC.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare