Connect with us

Geral

Fórum Campinas pela Paz tem início com palestra de Arun Gandhi

Publicado

em

O Fórum Campinas pela Paz foi aberto oficialmente pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e a palestra magna do ativista pela paz, Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, no Teatro Municipal José de Castro Mendes.

 

O evento, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Esta é a primeira vez que um evento desta importância, traduzido em Libras, é realizado pelo poder público.

 

“Agradeço a todos que se envolveram. Também tivemos muitos voluntários. Para nós é muito importante a presença do Arun Gandhi, que vai fazer brilhar o olhar de muita gente na nossa cidade, porque nos mostra que devemos ter esperança. Geralmente somos muito imediatistas. Fui questionado sobre o que seria feito na prática em relação à cultura de paz. Mas o importante é o que cada um de nós vai fazer para se envolver, para multiplicar a paz. Temos de compartilhar esse sentimento, isso não termina aqui”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Publicidade

 

Também participaram da abertura o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, a primeira-dama Sandra Ciocci, a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, secretários, vereadores, representantes da sociedade civil, entidades assistenciais, entre outros.

 

O Transforma Campinas participou da abertura do Fórum por meio da entidade Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), que trouxe voluntários que auxiliaram na recepção do evento

 

Publicidade

Orquestra Sinfônica

 

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência do maestro Victor Hugo Toro, apresentou as obras “Canção da Paz”, de Cesar Elbert; “Danse Piemontese”, de Leone Sinigaglia; “La Palomita”, de Jorge Peña Hen; “Adágio para Cordas”, de Samuel Barber; “Agnus Dei”, da “Missa para Tempos Sombrios”, de Joseph Haydn; e “Nabucco, Va Pensiero”, de Giuseppe Verdi, com a participação dos corais “Coro do Grupo Primavera” e do “Coro Contemporâneo de Campinas”.

 

E nas vozes dos atores convidados Sergio Lelys e Patricia Naves, foram ouvidas narrações de textos de Pablo Neruda, Mahatma Gandhi e Castro Alves, artistas e ativistas que também tiveram papel fundamental na história dos direitos humanos e da liberdade. O ator Lázaro Ramos, que participará do Fórum neste sábado, narrou um texto de Martin Luther King com o discurso “Eu Tenho Um Sonho”, ícone da luta pelos direitos civis.

Publicidade

 

Arun Gandhi

 

Após a apresentação da Orquestra Sinfônica, Arun Gandhi fez a palestra e abriu o espaço para perguntas.

 

Publicidade

“É uma honra estar aqui. Estou sem palavras para expressar minha gratidão. Esta cidade é linda e as pessoas são maravilhosas. Quero compartilhar uma experiência que tive quando criança e morava na África do Sul. Eu sofria porque os brancos me consideravam negro e os negros achavam que era branco. Tinha muita raiva e queria brigar. Voltamos para a Índia e lá aprendi muito com meu avô (Mahatma Gandhi). Ele me ensinou que precisamos aprender a saber usar a raiva, que é como eletricidade”, contou Arun Gandhi.

 

Ele complementou que ao saber usar a raiva, a intenção é descobrir como lidar com os problemas e para isso precisamos exercitar a mente. Arun Gandhi também afirmou que estamos todos conectados e o que acontece com uma pessoa ou um país afeta a todos de alguma forma. “Precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo”, enfatizou.

 

A secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, disse que este Fórum não é apenas um evento, é um conceito, um movimento de toda nossa sociedade. “Temos a responsabilidade de construir juntos um caminho mais pacífico. As pessoas almejam a paz, mas esperam que a paz venha de algum lugar e ela precisa vir de nós mesmos. Precisamos construir essa pavimentação, para que a paz caminhe sobre ela e é isso que queremos com o Fórum de Cultura de Paz”.

Publicidade

 

O Fórum Campinas pela Paz, que continua neste sábado e domingo, 25 e 25 de fevereiro, é mais um passo para promover um movimento de mudança, gerando um caminho para que Campinas seja protagonista na cultura de paz e sirva de exemplo para o país.

 

Mais informações sobre o Fórum Campinas pela Paz: http://www.campinas.sp.gov.br/pelapaz/ .

Publicidade

Geral

Prefeitura altera cronograma do concurso para agente de educação infantil

Publicado

em

Por

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publica nesta sexta-feira, 12 de agosto, comunicado que altera as datas inicialmente previstas do cronograma do concurso público para agentes de educação infantil. O comunicado pode ser consultado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) e no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

 

No dia 16 de agosto estão previstas as publicações dos resultados das questões dissertativas e a nota de corte para essas questões. Nos dias 17 e 18 os candidatos poderão entrar com recurso sobre essas duas publicações.

 

No dia 9 de setembro, estão planejadas mais quatro publicações: resultado dos recursos sobre a nota de corte e sobre os resultados das questões dissertativas; o resultado da prova de títulos; a classificação prévia; e a convocação para avaliação presencial dos classificados como pessoas pretas e pardas e como pessoas com deficiência.

Publicidade

 

As demais datas do cronograma, neste momento, permanecem inalteradas.

 

“É importante que os candidatos acompanhem as publicações no Diário Oficial e no site da Vunesp. Qualquer alteração de cronograma, convocação ou outros assuntos importantes para os candidatos são divulgadas nesses meios”, explicou Juliana Miorin, coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção.

 

Publicidade

Agente de Educação Infantil

 

O salário do agente de educação infantil é R$ 2.681,93 para uma jornada de 32 horas semanais e os profissionais também terão direito ao auxílio-alimentação, no valor de R$ 1.350,00, além do vale-transporte, que é opcional e válido para Campinas.

 

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Trecho de pista interna da Irmã Serafina terá bloqueio viário no domingo

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita ao tráfego de veículos trecho da pista interna da Rua Irmã Serafina, no Centro. O bloqueio será neste domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais; no período das 9h até as 12h. 

 

O fechamento da pista interna da via será na altura do numeral 767, no cruzamento com a Rua Ferreira Penteado. O local recebe o trabalho de remoção de tampão de poço de visita (PV), sob responsabilidade da Sanasa. O local terá uma cobertura definitiva. 

 

A Emdec programou duas rotas de desvio. Para os veículos convencionais, pelas vias Ferreira Penteado, Luzitana e Conceição. Para os ônibus do sistema de transporte público coletivo municipal, pela pista externa da Rua Irmã Serafina, a partir da Avenida Dr. Moraes Salles; e retorno para a pista interna da Irmã Serafina, após a Conceição. O ponto da pista interna será remanejado para a mesma altura, na pista externa da Rua Irmã Serafina. 

Publicidade

 

Serão 28 linhas impactadas. São elas: 114; 117; 131.1; 135; 154; 161; 190; 192; 197; 212; 224; 225; 229; 230; 240; 244; 264; 352; 353; 355; 356; 366; 375; 390; 391; 410; 413; e 416. 

 

Agentes da Mobilidade Urbana monitoram o trânsito na região. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. No caso de chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. 

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Prefeitura convoca 34 guardas municipais aprovados em concurso público

Publicado

em

Por

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publica, nesta sexta-feira, 12 de agosto, a convocação de mais 34 guardas municipais. São 29 GMs homens e cinco mulheres. A relação de convocados está disponível no Diário Oficial, disponível em  www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/ .

 

A convocação é para as vagas remanescentes dos candidatos que faltaram à reunião desta quinta-feira, 11 de agosto. Durante o encontro, que acontecerá no dia 18 de agosto, às 9h30, no Salão Vermelho, os profissionais vão receber instruções e fazer o agendamento do exame médico.

 

Os candidatos devem comparecer no horário agendado, munidos de documento de identificação original e oficial, com foto, e devem ficar atentos à data e ao horário da reunião, já que o não comparecimento implica perda da vaga. Não podendo comparecer, é possível indicar um procurador, que deve apresentar uma procuração simples, documento de identidade próprio e cópia do documento do candidato.

Publicidade

 

Durante a reunião, é recomendado que os candidatos utilizem máscara e álcool em gel. Não é permitida a presença de acompanhantes.

 

“Os candidatos com sintomas gripais podem indicar um procurador para representá-lo. O mesmo vale para qualquer outro imprevisto. O importante é não perder a vaga”, explicou a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin.

 

Publicidade

Concurso

 

O concurso público para a Guarda Municipal foi homologado em 2021. Os candidatos já passaram por prova objetiva; exame antropométrico, prova de aptidão física e avaliação psicológica. Depois da reunião de instruções, eles passarão por exame médico, pesquisa social, avaliação psicológica para porte de armas e curso de formação.

 

“A contratação dos novos guardas vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal no trabalho de prevenção e na repressão à criminalidade, contribuindo para melhorar a segurança na cidade. A GM é uma instituição reconhecida e respeitada pela população e os novos agentes de segurança que chegarem vão contribuir com a nossa rotina e com o desafio diário do trabalho na segurança pública”, disse o secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias.

Publicidade

 

O salário inicial do Guarda Municipal é de R$ 3.086,82, acrescido do adicional de risco de vida. Além disso, os admitidos têm direito ao auxílio alimentação de R$ 1.350,00. Os Guardas Municipais têm um plano de cargos e carreira específico. Atualmente, a corporação conta com cerca de 700 profissionais.

 

Dúvidas

 

Publicidade

Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a Coordenadoria de Concursos, Recrutamento e Seleção pelo e-mail rh.concursos@campinas.sp.gov.br. As dúvidas devem ser encaminhadas pelo menos um dia útil antes da reunião, para que a área tenha tempo suficiente para responder.

 

Além do Diário Oficial, os candidatos recebem um e-mail de convocação da Coordenadoria de Concursos e podem, até o dia da reunião, esclarecer todas as dúvidas. As informações, inclusive sobre os documentos necessários, estão disponíveis no link Concursos e Empregos do portal (https://concursosrh.campinas.sp.gov.br/).

 

Serviço

Publicidade

 

Convocação de Guardas Municipais

 

Data da convocação: 12/08 – Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/)

 

Publicidade

Data da reunião: 18 de agosto (quinta-feira)

 

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

 

Horário: 9h30.

Publicidade

 

Convocados: 29 guardas homens e 5 mulheres.

 

 

Publicidade
Continue Lendo

Populares