Connect with us

Geral

Fórum Campinas pela Paz tem início com palestra de Arun Gandhi

Publicado

em

O Fórum Campinas pela Paz foi aberto oficialmente pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e a palestra magna do ativista pela paz, Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, no Teatro Municipal José de Castro Mendes.

 

O evento, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Esta é a primeira vez que um evento desta importância, traduzido em Libras, é realizado pelo poder público.

 

“Agradeço a todos que se envolveram. Também tivemos muitos voluntários. Para nós é muito importante a presença do Arun Gandhi, que vai fazer brilhar o olhar de muita gente na nossa cidade, porque nos mostra que devemos ter esperança. Geralmente somos muito imediatistas. Fui questionado sobre o que seria feito na prática em relação à cultura de paz. Mas o importante é o que cada um de nós vai fazer para se envolver, para multiplicar a paz. Temos de compartilhar esse sentimento, isso não termina aqui”, disse o prefeito Jonas Donizette.

 

Também participaram da abertura o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, a primeira-dama Sandra Ciocci, a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, secretários, vereadores, representantes da sociedade civil, entidades assistenciais, entre outros.

 

O Transforma Campinas participou da abertura do Fórum por meio da entidade Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), que trouxe voluntários que auxiliaram na recepção do evento

 

Orquestra Sinfônica

 

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência do maestro Victor Hugo Toro, apresentou as obras “Canção da Paz”, de Cesar Elbert; “Danse Piemontese”, de Leone Sinigaglia; “La Palomita”, de Jorge Peña Hen; “Adágio para Cordas”, de Samuel Barber; “Agnus Dei”, da “Missa para Tempos Sombrios”, de Joseph Haydn; e “Nabucco, Va Pensiero”, de Giuseppe Verdi, com a participação dos corais “Coro do Grupo Primavera” e do “Coro Contemporâneo de Campinas”.

 

E nas vozes dos atores convidados Sergio Lelys e Patricia Naves, foram ouvidas narrações de textos de Pablo Neruda, Mahatma Gandhi e Castro Alves, artistas e ativistas que também tiveram papel fundamental na história dos direitos humanos e da liberdade. O ator Lázaro Ramos, que participará do Fórum neste sábado, narrou um texto de Martin Luther King com o discurso “Eu Tenho Um Sonho”, ícone da luta pelos direitos civis.

 

Arun Gandhi

 

Após a apresentação da Orquestra Sinfônica, Arun Gandhi fez a palestra e abriu o espaço para perguntas.

 

“É uma honra estar aqui. Estou sem palavras para expressar minha gratidão. Esta cidade é linda e as pessoas são maravilhosas. Quero compartilhar uma experiência que tive quando criança e morava na África do Sul. Eu sofria porque os brancos me consideravam negro e os negros achavam que era branco. Tinha muita raiva e queria brigar. Voltamos para a Índia e lá aprendi muito com meu avô (Mahatma Gandhi). Ele me ensinou que precisamos aprender a saber usar a raiva, que é como eletricidade”, contou Arun Gandhi.

 

Ele complementou que ao saber usar a raiva, a intenção é descobrir como lidar com os problemas e para isso precisamos exercitar a mente. Arun Gandhi também afirmou que estamos todos conectados e o que acontece com uma pessoa ou um país afeta a todos de alguma forma. “Precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo”, enfatizou.

 

A secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, disse que este Fórum não é apenas um evento, é um conceito, um movimento de toda nossa sociedade. “Temos a responsabilidade de construir juntos um caminho mais pacífico. As pessoas almejam a paz, mas esperam que a paz venha de algum lugar e ela precisa vir de nós mesmos. Precisamos construir essa pavimentação, para que a paz caminhe sobre ela e é isso que queremos com o Fórum de Cultura de Paz”.

 

O Fórum Campinas pela Paz, que continua neste sábado e domingo, 25 e 25 de fevereiro, é mais um passo para promover um movimento de mudança, gerando um caminho para que Campinas seja protagonista na cultura de paz e sirva de exemplo para o país.

 

Mais informações sobre o Fórum Campinas pela Paz: http://www.campinas.sp.gov.br/pelapaz/ .

Geral

Multivacinação já atingiu 4.214 crianças e adolescentes em Campinas

Publicado

em

Por

Desde o dia 1º de outubro, quando teve início a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do calendário regular, até as 12h30 deste sábado, (16/10), 6.660 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos compareceram aos Centros de Saúde de Campinas. Deste total, 4.214 foram imunizados. O restante estava com a carteira de vacinação em dia e recebeu orientações sobre as próximas doses.

 

Do total de imunizados nesta faixa etária,1.880 são bebês de até 1 ano, 1.209 de 1 a 4 anos e 1.125, de 5 a 14. Até as 17h deste sábado, Dia V da Campanha, 65 dos 67 Centros de Saúde do município estarão abertos para atualizar o esquema vacinal. Apenas os CSs Carlos Gomes e Boa Esperança não participam da ação.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas das 8h às 11h.

Continue Lendo

Geral

Projeto idealizado pelo prefeito ganha ouro em torneio internacional

Publicado

em

Por

Os lutadores de taekwondo da Equipe Fighters foram homenageados pelo prefeito Dario Saadi nesta sexta-feira, dia 15 de outubro. O projeto social iniciado no Centro de Treinamento de Lutas, no Taquaral, mostrou que pode ser bem sucedido também em competições. No final da semana passada, conquistou seis títulos e cinco vices, na 13ª Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá.
O secretário de Esportes, Fernando Vanin, e o vereador Igor Diego também acompanharam a cerimônia, que teve ainda as presenças dos técnicos da equipe Fighters, Sérgio Pacheco e Alberto Iha. Atletas e apoiadores, responsáveis pela logística de toda estrutura monstada para a disputa, também foram recepcionados.
O prefeito Dário Saadi estava emocionado com a presença dos técnicos e lutadores porque foi um dos mentores do projeto, quando ainda atuava na secretaria de Esportes e Lazer: “O Sério e o Alberto são os verdadeiros idealizadores do projeto. Na época, quase quatro anos atrás, eu só apoiei e pedi paciência. E felizmente, o resultado está aí”, finalizou.
A semente iniciada com apenas um aluno, hoje ultrapassada 80 participantes e a tendência é de crescimento. O secretário de Esportes e Lazer valorizou não apenas as conquistas. Fez questão de ressaltar o esporte como formador: “claro que o motivador são as conquistas. Mas é importante projetar o esporte como formador de cidadãos. E isso, o projeto tem conseguido. É motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.

Continue Lendo

Geral

Equipe campeã da 360º nas Areias é homenageada pelo prefeito Dário Saadi

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi recebeu nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Sala Azul do Paço Municipal, representantes da “Campinas 360° nas Areias”, equipe de handebol de praia, campeã feminina da Copa do Brasil. A competição foi disputada em João Pessoa, na Paraíba, no início do mês. É o primeiro título do projeto que tem o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas, Fiec.
A cerimônia contou também com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; do vereador Igor Diego; da presidente da equipe e técnica, Juliana Saraiva. Também participaram atletas de reconhecimento internacional na modalidade, como a capitã Thaís da Silva Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo na modalidade em 2013, além da goleira Noélia Nunes, nome que está na lista de pré convocados para a Seleção Brasileira.
Ao destacar a parceria do Projeto Campinas 360° nas Areias, voltado para a formação e competição, o prefeito Dario Saadi fez questão de ressaltar a determinação da equipe comandada pela técnica e presidente Juliana Saraiva. “É com muita alegria que recebo vocês aqui. A conquista comprova a importância da união de entidade esportiva com poder público. Vocês são pessoas comprometidas, que fazem a diferença. Campinas se orgulha deste tipo de trabalho”, ressaltou.
A ideia do projeto é se propagar cada vez mais pelos bairros de Campinas. O diferencial é oferecer espaço para a prática de esporte com orientação de pessoas competentes e especialistas na modalidade. Na base do projeto está a certeza de que a boa formação é uma das bases para a competição.
O secretario Fernando Vanin enalteceu o título, principalmente porque Campinas foi campeã contra equipes mais experientes e diante de adversários mais adaptados à modalidade. “Ser campeã frente a equipes especialistas em modalidades de praia, como o handebol, é um marco. Além disso, fazer o fomento com atletas em formação é formar cidadão”, concluiu.
A equipe feminina “Campinas 360° nas Areias” já garantiu vaga na etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Handebol de Praia. A competição vai ser disputada em Matinhos, Paraná, de 13 a 15 de janeiro do ano que vem.

Continue Lendo

Populares