Connect with us

Geral

Formatura de GMs para atuar na fiscalização do trânsito será nesta terça

imagem 157

 

  

 

Advertisement

 

 

A formatura da primeira turma/2021 de Guardas Municipais para atuar como agentes de trânsito, em Campinas, acontecerá nesta terça, dia 21 de setembro, a partir das 16h, na Academia da Guarda Municipal, na Lagoa do Taquaral. O evento integra as atividades da Semana Municipal do Trânsito, que vai de 21 de setembro até 1º de outubro.  

Advertisement

  

 

Participarão do evento o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva; Silvio Marcio Lavorato, representando a Secretaria Municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública; o subcomandante, Jaderson Gama, representando o Comando da GM; o diretor da Academia da GM, Vanderlei Trabuco; o diretor de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha; além dos 13 instrutores que ministraram os módulos do curso 

Advertisement

 

 

Foram capacitados 30 GMs para atuarem de forma específica na mobilidade no município, exercendo atividades de fiscalização e autuação de trânsito, relacionadas à circulação, estacionamento e paradas. O curso de formação teve duração de dois meses, totalizando carga horária de 200 horas, conforme determina a Portaria do Denatran nº 94, de 31/05/2017. 

Advertisement

 

 

A formação é resultado de um convênio entre a Secretaria de Transportes (Setransp), a Emdec e a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal.  

Advertisement

 

  

Esta é a primeira turma de três que serão formadas neste ano. Os GMs participantes do curso manifestaram interesse na capacitação.  

Advertisement

 

  

Os conteúdos da formação abordaram módulos de Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização; Legislação de Trânsito Aplicada; Papel Educador do Agente; Psicologia Aplicada; Ética e Cidadania; Língua Portuguesa; Operação e Fiscalização de Trânsito; e Prática Operacional 

Advertisement

  

 

Todos os formandos registraram frequência mínima de 75% e tiveram aproveitamento de 70% nas avaliações finais de cada módulo. Os formandos receberão a certificação para atuar nesta nova modalidade.  

Advertisement

 

  

Histórico  

Advertisement

 

 

Em 2015, Emdec, Setransp e GM, por meio de cooperação, iniciaram essa capacitação. Naquela ocasião, 90 GMs foram capacitados e tiveram formação que envolveu temas como Mobilidade Urbana, Sistema Nacional de Trânsito, Sinalização Viária,  Operação de trânsito,  Fiscalização de Trânsito e Identificação da Infração, Preenchimento de Auto de Infração de Trânsito (AIT), Desenvolvimento Comportamental.  

Advertisement

 

  

Os participantes, naquela ocasião, foram avaliados, e só aqueles com nota mínima na prova final foram credenciados para realizar autuações.  

Advertisement

 

  

Em janeiro de 2020, foram feitas mais duas capacitações, a fim de atualizar os guardas municipais formados em 2015 no módulo Talonário Eletrônico, devido à mudança do talão de autuações que antes era em papel e foi transformado em um aplicativo. Foram reciclados 24 GMs.  

Advertisement

  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare