FJPO promove atividade #VemBorboletar na Mata de Santa Genebra neste sábado, dia 30

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da ARIE Mata de Santa Genebra, promove no próximo sábado, 30 de maio, das 9h às 11h, a atividade gratuita #VemBorboletar na Mata, na Mata de Santa Genebra. A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Campinas 2026 (SEMEIA 2026), que neste ano tem como tema “Inovação Sustentável e Natureza Agradável – Campinas preparada para o futuro”.
 
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário: link de inscrição.
 
Cristiano Krepsky, biólogo da Mata, destaca que durante a visita guiada, educadores do Borboletário Santa Genebra conduzirão os participantes em uma caminhada de aproximadamente um quilômetro pela reserva natural, apresentando curiosidades e informações sobre algumas espécies de borboletas encontradas no local.
 
Segundo o ele, o percurso inclui uma parada especial no Borboletário da Mata, espaço que abriga 706 espécies identificadas de borboletas. “Os visitantes também poderão conhecer os bastidores do trabalho de manejo e cuidado realizado com as espécies presentes na estufa”, diz.
 
Conforme os organizadores, a atividade é indicada para todas as idades. É recomendada a utilização de calça comprida e calçado fechado.
 
Parte da programação é voltada a públicos específicos, mas várias atividades serão abertas à população. A programação completa e as informações sobre inscrições podem ser consultadas no site oficial da Semeia 2026 https://campinas.sp.gov.br/sites/semeia/programacao-2026
 
Sobre o Borboletário
 
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2005, o Borboletário Santa Genebra possui uma área de três mil metros quadrados, dividida em três espaços principais: Casa de Criação, Viveiro de Borboletas e Mudas e Jardim.
 
O espaço atua como ferramenta de educação ambiental, promovendo a aproximação das pessoas com a natureza por meio da beleza e da importância ecológica das borboletas.
SEMEIA 2026
 
SEMEIA-2026
 
A edição da SEMEIA-2026 acontece até o dia 6 de junho, com uma extensa programação que integra mais de 130 atividades distribuídas por diferentes regiões da cidade.
 
Promovida pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas (Seclimas), a Semana do Meio Ambiente consolidou-se como um importante espaço de educação ambiental e diálogo intersetorial no município.
 
Há mais de 20 anos, o programa aborda temas como preservação ambiental, qualidade de vida, educomunicação, proteção dos recursos naturais, cidadania ambiental e sustentabilidade urbana. A programação reúne instituições parceiras, especialistas e profissionais de diferentes áreas para oferecer atividades voltadas à conscientização ecológica e à sustentabilidade.
 
Nesta edição, a SEMEIA amplia o debate sobre racismo ambiental, justiça climática e os impactos das mudanças climáticas sobre populações em situação de maior vulnerabilidade social.
 
Serviço
 
Visita monitorada: #Vemborboletar
Quando: 30 de maio (sábado)
Horário: das 9h às 11h
Local: rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo
Atividade gratuita com vagas limitadas
 

 

Exit mobile version