Connect with us

Indaiatuba

Fiec é reconhecida como escola técnica referência nacional no ensino profissionalizante

Publicado

em

Foto: Juliana Wolf – Fiec

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) é reconhecida como escola técnica referência nacional no ensino profissionalizante que oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita e considerada pelo MEC como o melhor curso técnico municipal do Brasil. Foi a primeira do país a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do governo federal, e hoje é a única a ter o Mediotec, que oferece formação técnica voltada para alunos do Ensino Médio.

A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio e possui 19 opções dos mais variados cursos com 300 horas de inglês, sendo 100 horas obrigatórias em todos os técnicos; sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. Os cursos são: Análises Clínicas, Administração, Automação Industrial, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Mobilizações Ortopédicas, Informática, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição, Química e Segurança do Trabalho.

A Fiec foi classificada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) entre as dez melhores escolas técnicas do mundo, a única pública, que através de uma educação multidisciplinar participa de projetos educacionais diferenciados. Um exemplo é a participação de quatro alunos, no 4×4 Schools Land Rover-Jaguar, neste ano, em Abu Dhabi, no International Robotics Forum for High. Outros exemplos são a participação de quatro alunos que foram para o Japão e mais dois alunos que participaram do curso de culinária no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Turim, Itália. Alunos da Fundação também marcaram presença em Competições da Cisco de Habilidades de IT Essencials da América Latina e Caribe e na Maratona de Aplicativos Google-Fiap/Brasil.

A Fiec disponibiliza aos seus alunos a ferramenta de Inventario de Competências Profissionais Etalent. Trata-se de uma avaliação que as empresas utilizam a fim de identificar quais candidatos possuem maior aderência ao perfil comportamental desejado para a vaga disponível. Há também o “Portal do Emprego”, tecnologia interativa para busca de postos de trabalho; tudo isso contribui para que sejam colocados cerca de 750 estagiários no mercado.

A Fundação é recertificada nos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente pelo Conselho Regional de Química com o Selo de Qualidade; possui o Selo de Gestão de Qualidade Coren; possui a certificação American Heart Association para o curso de enfermagem e mais a certificação do Crea (Conselho Regional de Engenharia) para o curso técnico de Edificações e ainda é Academia Cisco, na área da Tecnologia da Informação.

Independente dos cursos técnicos a Fiec conta com o superior de Tecnólogo em Processos Químicos. E, ainda em 2017, dois cursos rápidos e inéditos foram iniciados através da Formação Inicial e Continuada (FIC). Trata-se do curso “Cuidador de Idoso” e “Cuidador Infantil”.

A Fiec realiza também faz ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a campanha de Doação de Sangue; que ocorre sempre no último sábado de cada mês e atinge uma média anual de 1.500 bolsas coletadas. Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável e Pintura em tela, tecido e artesanato são programas gratuitos destinados a população de Indaiatuba que hoje fazem parte da história da Fiec.

Parceria Com Governo Federal

A Fiec foi a primeira escola técnica municipal do Brasil a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do governo federal e hoje é a única a ter o Mediotec. A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio.

Mediotec

A Prefeitura conseguiu para a FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) com o Ministério da Educação 1.220 vagas para o Mediotec/Pronatec. São ofertados 17 opções de cursos técnicos gratuitos, para alunos da rede pública, a partir do 2º ano do Ensino Médio. A finalidade é suprir a demanda por mão de obra capacitada, para o mercado de trabalho de Indaiatuba e região. Os cursos são: Análises Clínicas; Enfermagem; Farmácia; Imobilizações Ortopédicas; Nutrição; Segurança do Trabalho; Eletroeletrônica; Mecânica; Mecatrônica; Química; Edificação, Design de Interiores; Administração; Logística; Cozinha; Informática SI e Informática NET. O total de 1.511 alunos cursaram o Mediotec durante o ano de 2017.

Cursos: Cuidador de Idoso e Infantil

A Fiec lançou em 2017 os Cursos de Cuidador de Idoso e Infantil através do programa Formação Inicial e Continuada (FIC), inserida no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. Os alunos dos dois cursos receberão a certificação internacional da AHA (American Heart Association), que é referência mundial no atendimento de emergências. O total de 174 alunos cursaram os cursos de cuidador de idoso e infantil durante o ano de 2017.

Cursos Técnicos e Vestibulinho

A Fiec ofereceu 120 vagas para os cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em: Cozinha, Edificações, e Informática, no Vestibulinho 2º Semestre. Se inscreveram 434 interessados. O total de 630 alunos cursaram os Cursos Técnicos durante o ano de 2017.

Tecnólogo

A Fiec abriu 40 vagas para o curso de Tecnólogo em Processos Químicos (presencial). O vestibular teve 137 inscritos. O total de 75 alunos cursaram o Curso Técnológo durante o ano de 2017.

Projeto Fiec e a Comunidade

Programas destinados gratuitamente a população. São eles: Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato e Doação de Sangue.

Inclusão Digital

Fiec mantém o projeto de inclusão digital, dentro do programa Fiec e a Comunidade. Trata-se de um programa de informática destinado ao cidadão de Indaiatuba, 100% gratuito, com duração de dois meses, destinado a pessoas de 12 a 90 anos e ainda conta com o certificado de conclusão emitido pela Fiec. Além de toda a metodologia, equipamentos, apostilas e profissionais habilitados, a Fiec disponibiliza Informática Básica, Intermediária, Avançada e Básico exclusivo para a Melhor Idade. Espalhados pela cidade a Fiec possui 17 polos e atendeu 2.150 pessoas neste ano.

Atendimento Solidário

O curso técnico em Enfermagem realizou quase 200 atendimentos. Os alunos visitam pacientes acamados em sua própria residência e prestam atendimento gratuito. A partir do início do curso, os alunos já iniciam estágios nos campos, conforme a grade curricular e aprovação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O encaminhamento dos pacientes acontece através da Secretaria Municipal de Saúde com o envio dos dados do paciente para a realização da assistência de enfermagem ou envio do paciente pelo hospital.

Aluno Saudável

Trata-se de um serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec. Eles passam por avaliação da pressão arterial, glicemia capilar, dados antropométricos, cálculo do IMC (índice de massa corpórea), teste de bioimpedância, avaliação da acuidade visual, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes.

Pintura Em Tela, Tecido e Artesanato

O projeto serve como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios em várias questões sociais e principalmente no âmbito da saúde. O curso de pintura em tela, tecido e artesanato acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba, aberto ao público e totalmente gratuito. O curso tem duração de um ano e recebe cerca de 150 alunos por ano. Todos recebem certificados de conclusão.

Doação de Sangue

A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue. Em parceria com o hemocentro, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp. Compareceram 1.602 candidatos a doadores e foram coletadas 1.255 bolsas de sangue até o mês de outubro.

Estagiários – 1° Emprego

Neste ano, a Fiec conta com 750 estagiários colocados no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada. A Fiec possui um dos principais diferenciais em comparação a outras instituições de ensino técnico, pois ela emprega cerca de 80% de seus alunos. Além das capacitações, a Fiec é responsável pela colocação de jovens estagiários para atuar na Prefeitura, nas duas unidades da própria Fiec e em empresas conveniadas ou não. Ainda, há parcerias com mais de 250 empresas da região. Tudo isso propicia o primeiro emprego do jovem.

Museu Ferroviário

A Fiec administra o Museu Ferroviário que possui um acervo de 500 peças. Considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebeu neste ano aproximadamente 7.000 (sete mil) visitantes. A tradicional festa de São João na Estação é realizada no espaço externo do prédio.

Indaiatuba

Indaiatuba vai ganhar a primeira feira exclusivamente de orgânicos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Ainda é segunda-feira (25) e a semana já começa com uma ótima novidade para os produtores rurais de Indaiatuba. A cidade ganhará a primeira feira exclusivamente orgânica a partir de sábado, dia 06 de fevereiro na rua em frente ao estacionamento do Parque Ecológico. Agora, os amantes de frutas e verduras orgânicas terão um local fixo, todo sábado, para fazerem suas compras das 05h às 13h.

Todo tipo de verdura, fruta, alimento, pode ser comercializado, desde que seja orgânico ou natural.

Produtores rurais com produção estabelecida em Indaiatuba e com certificação de Produtor Orgânico, selo obtido apenas através do Ministério da Agricultura, podem manifestar o interesse no setor de protocolo da Prefeitura de Indaiatuba, localizada na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, número 2800 das 08h às 17h.

Mais informações (019)3834-9398.

Continue Lendo

Indaiatuba

Fiec e hemocentro divulgam calendário da campanha de doação de sangue 2021

Publicado

em

Por

Foto: FOTO: MAURICIO SANTALIESTRA

A Prefeitura de Indaiatuba, através da Fiec – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro, informam que as Doações de Sangue do ano de 2021 acontecem em: 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de 2 dias (48h), estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de seis meses, tiver colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.

O Hemocentro ainda orienta que, candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais, não compareçam à doação de sangue no momento devido a limitação do isolamento social.

Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem (impedir), levar a inaptidão. Dúvidas pontuais como o uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens, etc, serão avaliadas na triagem.

Cadastro e Retirada de senhas

Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o coronavírus (Covid-19), a Fiec com orientação do Hemocentro, realiza a campanha de janeiro no sábado dia 30, com a distribuição de senhas online distribuídas nos horários das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

Para agendamento e retirada da senha online, é necessário que o candidato faça um cadastro no link https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462, as senhas são limitadas e o cadastro estará disponível a partir de quinta-feira (28).

Será realizado o controle de acesso às dependências da FIEC restringindo 40 pessoas por horário, afim de evitar aglomeração de pessoas. Orienta-se ainda que, os candidatos não levem acompanhantes principalmente crianças ao local da doação e que utilizem máscara.

________________________________________

Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolvem as etapas da Doação:

1- Retirada da senha

O candidato é recebido por um representante da FIEC, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.

2- Sala de espera

Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.

3- Cadastro

Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea.

4- Exame físico

São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

5- Entrevista

A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade de suas respostas.

6- Coleta

Será coletado uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

7- Lanche

Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

Todo o processo dura em média 2 (duas) horas.

Serviços:

Fiec

Local: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Hemocentro

Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone 0800 – 722 – 8422

E-mail hemocentro@unicamp.br

Continue Lendo

Indaiatuba

Secretários visitam primeira escola pública municipal de mídias digitais do Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

Na manhã da última quinta-feira (21), a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, o Superintendente da FIEC, Geraldo Garcia, e o diretor de comunicação da FIEC, César Rocha, visitaram a primeira escola pública municipal de mídias digitais do Brasil, localizada em Jundiaí, a 50km de Indaiatuba.

A Fundação Televisão Educativa de Jundiaí, ou TV TEC, em dois anos, ofereceu 4 mil vagas em 45 cursos gratuitos dentre eles comunicação pública inovadora nas redes sociais, produção de documentários e vídeos institucionais, aplicação de linguagem informal para vários públicos e transformação de TV pública em economia do futuro. A fundação é um novo conceito de TV Pública no Brasil e já é referência na prestação de serviço de comunicação. Os cursos buscam auxiliar jovens e adultos na reinserção ao mercado de trabalho e uma colocação profissional no mundo das mídias.

A visita, acompanhada ainda pela Superintendente da TV TEC, Mônica Gropelo, teve o objetivo de demonstrar para os representantes de Indaiatuba a funcionalidade da fundação e seus resultados enquanto gerador de empregos.

Tanto para Graziela Milani, Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, quanto para Geraldo Garcia, Superintendente da FIEC, o projeto seria muito bem vindo em Indaiatuba e para ambos passou da hora da cidade ter um centro educacional público voltado para as novas tecnologias.

Continue Lendo









<





Populares