Connect with us

Indaiatuba

Fiec é reconhecida como escola técnica referência nacional no ensino profissionalizante

Publicado

em

Foto: Juliana Wolf – Fiec

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) é reconhecida como escola técnica referência nacional no ensino profissionalizante que oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita e considerada pelo MEC como o melhor curso técnico municipal do Brasil. Foi a primeira do país a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do governo federal, e hoje é a única a ter o Mediotec, que oferece formação técnica voltada para alunos do Ensino Médio.

A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio e possui 19 opções dos mais variados cursos com 300 horas de inglês, sendo 100 horas obrigatórias em todos os técnicos; sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. Os cursos são: Análises Clínicas, Administração, Automação Industrial, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Mobilizações Ortopédicas, Informática, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição, Química e Segurança do Trabalho.

A Fiec foi classificada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) entre as dez melhores escolas técnicas do mundo, a única pública, que através de uma educação multidisciplinar participa de projetos educacionais diferenciados. Um exemplo é a participação de quatro alunos, no 4×4 Schools Land Rover-Jaguar, neste ano, em Abu Dhabi, no International Robotics Forum for High. Outros exemplos são a participação de quatro alunos que foram para o Japão e mais dois alunos que participaram do curso de culinária no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Turim, Itália. Alunos da Fundação também marcaram presença em Competições da Cisco de Habilidades de IT Essencials da América Latina e Caribe e na Maratona de Aplicativos Google-Fiap/Brasil.

A Fiec disponibiliza aos seus alunos a ferramenta de Inventario de Competências Profissionais Etalent. Trata-se de uma avaliação que as empresas utilizam a fim de identificar quais candidatos possuem maior aderência ao perfil comportamental desejado para a vaga disponível. Há também o “Portal do Emprego”, tecnologia interativa para busca de postos de trabalho; tudo isso contribui para que sejam colocados cerca de 750 estagiários no mercado.

Publicidade

A Fundação é recertificada nos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente pelo Conselho Regional de Química com o Selo de Qualidade; possui o Selo de Gestão de Qualidade Coren; possui a certificação American Heart Association para o curso de enfermagem e mais a certificação do Crea (Conselho Regional de Engenharia) para o curso técnico de Edificações e ainda é Academia Cisco, na área da Tecnologia da Informação.

Independente dos cursos técnicos a Fiec conta com o superior de Tecnólogo em Processos Químicos. E, ainda em 2017, dois cursos rápidos e inéditos foram iniciados através da Formação Inicial e Continuada (FIC). Trata-se do curso “Cuidador de Idoso” e “Cuidador Infantil”.

A Fiec realiza também faz ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a campanha de Doação de Sangue; que ocorre sempre no último sábado de cada mês e atinge uma média anual de 1.500 bolsas coletadas. Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável e Pintura em tela, tecido e artesanato são programas gratuitos destinados a população de Indaiatuba que hoje fazem parte da história da Fiec.

Parceria Com Governo Federal

A Fiec foi a primeira escola técnica municipal do Brasil a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do governo federal e hoje é a única a ter o Mediotec. A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio.

Publicidade

Mediotec

A Prefeitura conseguiu para a FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) com o Ministério da Educação 1.220 vagas para o Mediotec/Pronatec. São ofertados 17 opções de cursos técnicos gratuitos, para alunos da rede pública, a partir do 2º ano do Ensino Médio. A finalidade é suprir a demanda por mão de obra capacitada, para o mercado de trabalho de Indaiatuba e região. Os cursos são: Análises Clínicas; Enfermagem; Farmácia; Imobilizações Ortopédicas; Nutrição; Segurança do Trabalho; Eletroeletrônica; Mecânica; Mecatrônica; Química; Edificação, Design de Interiores; Administração; Logística; Cozinha; Informática SI e Informática NET. O total de 1.511 alunos cursaram o Mediotec durante o ano de 2017.

Cursos: Cuidador de Idoso e Infantil

A Fiec lançou em 2017 os Cursos de Cuidador de Idoso e Infantil através do programa Formação Inicial e Continuada (FIC), inserida no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. Os alunos dos dois cursos receberão a certificação internacional da AHA (American Heart Association), que é referência mundial no atendimento de emergências. O total de 174 alunos cursaram os cursos de cuidador de idoso e infantil durante o ano de 2017.

Cursos Técnicos e Vestibulinho

Publicidade

A Fiec ofereceu 120 vagas para os cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em: Cozinha, Edificações, e Informática, no Vestibulinho 2º Semestre. Se inscreveram 434 interessados. O total de 630 alunos cursaram os Cursos Técnicos durante o ano de 2017.

Tecnólogo

A Fiec abriu 40 vagas para o curso de Tecnólogo em Processos Químicos (presencial). O vestibular teve 137 inscritos. O total de 75 alunos cursaram o Curso Técnológo durante o ano de 2017.

Projeto Fiec e a Comunidade

Programas destinados gratuitamente a população. São eles: Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato e Doação de Sangue.

Publicidade

Inclusão Digital

Fiec mantém o projeto de inclusão digital, dentro do programa Fiec e a Comunidade. Trata-se de um programa de informática destinado ao cidadão de Indaiatuba, 100% gratuito, com duração de dois meses, destinado a pessoas de 12 a 90 anos e ainda conta com o certificado de conclusão emitido pela Fiec. Além de toda a metodologia, equipamentos, apostilas e profissionais habilitados, a Fiec disponibiliza Informática Básica, Intermediária, Avançada e Básico exclusivo para a Melhor Idade. Espalhados pela cidade a Fiec possui 17 polos e atendeu 2.150 pessoas neste ano.

Atendimento Solidário

O curso técnico em Enfermagem realizou quase 200 atendimentos. Os alunos visitam pacientes acamados em sua própria residência e prestam atendimento gratuito. A partir do início do curso, os alunos já iniciam estágios nos campos, conforme a grade curricular e aprovação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O encaminhamento dos pacientes acontece através da Secretaria Municipal de Saúde com o envio dos dados do paciente para a realização da assistência de enfermagem ou envio do paciente pelo hospital.

Aluno Saudável

Publicidade

Trata-se de um serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec. Eles passam por avaliação da pressão arterial, glicemia capilar, dados antropométricos, cálculo do IMC (índice de massa corpórea), teste de bioimpedância, avaliação da acuidade visual, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes.

Pintura Em Tela, Tecido e Artesanato

O projeto serve como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios em várias questões sociais e principalmente no âmbito da saúde. O curso de pintura em tela, tecido e artesanato acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba, aberto ao público e totalmente gratuito. O curso tem duração de um ano e recebe cerca de 150 alunos por ano. Todos recebem certificados de conclusão.

Doação de Sangue

A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue. Em parceria com o hemocentro, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp. Compareceram 1.602 candidatos a doadores e foram coletadas 1.255 bolsas de sangue até o mês de outubro.

Publicidade

Estagiários – 1° Emprego

Neste ano, a Fiec conta com 750 estagiários colocados no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada. A Fiec possui um dos principais diferenciais em comparação a outras instituições de ensino técnico, pois ela emprega cerca de 80% de seus alunos. Além das capacitações, a Fiec é responsável pela colocação de jovens estagiários para atuar na Prefeitura, nas duas unidades da própria Fiec e em empresas conveniadas ou não. Ainda, há parcerias com mais de 250 empresas da região. Tudo isso propicia o primeiro emprego do jovem.

Museu Ferroviário

A Fiec administra o Museu Ferroviário que possui um acervo de 500 peças. Considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebeu neste ano aproximadamente 7.000 (sete mil) visitantes. A tradicional festa de São João na Estação é realizada no espaço externo do prédio.

Publicidade

Indaiatuba

Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

Publicado

em

Por

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.

Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.

O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.

A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Defesa Civil

Publicidade

A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.

Programa Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

Continue Lendo

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Populares