Connect with us

Geral

Festival DegustArt leva gastronomia e música à Lagoa do Taquaral

Publicado

em

Unindo gastronomia, música e arte, o festival DegustArt vai levar entretenimento e deliciosas comidas para a Lagoa do Taquaral, entre os dias 9 e 11 de novembro. Além de alta gastronomia por valores acessíveis, o evento tem como proposta oferecer ao público diversas atrações para todos os gostos. O DegustArt contará com a presença de 30 dos mais tradicionais restaurantes de Campinas e região, com cardápios exclusivos.

 

 

 

 

No dia 9, sexta-feira, o evento será realizado das 18 às 23h. No sábado, dia 10, a festa acontece das 11h às 23h, e no domingo, dia 11, das 11h às 17h. O acesso é pelo portão 7 da Lagoa Taquaral (Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, próximo às quadras de areia). A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Campinas. O DegustArt é uma iniciativa da Abrasel RMC (Associação dos Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas) e conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria de Cultura.

 

 

 

 

O DegustArt contará também com dois palcos. Pelo lado gastronômico, um espaço especial com diferentes oficinas, cozinha show e chefs renomados que ensinarão receitas de fácil execução para todos. Já o palco “Alma Coliving” fará uma curadoria especial com muita música para animar o público, reunindo o melhor do blues, jazz, samba, folk, entre outros ritmos. “Será um evento gastronômico e cultural para toda a família em um dos principais cartões postais da cidade, a Lagoa do Taquaral, fortalecendo ainda mais Campinas como um polo de turismo gastronômico e de eventos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

 

 

 

 

Para quem gosta de atividades ao ar livre, no sábado acontece o Bike Family, três aulas de spinning (às 17h, 18h e 19h), comandada por Joaquim Germano. As inscrições antecipadas podem ser feitas nas recepções da A Academia ou da Cia Athletica. No domingo, acontece um “treinão” beneficente do pessoal da STC Sports, às 9h, na caixa de areia do Portão 7. A inscrição custa apenas R$ 20,00 e mais a doação de um brinquedo em bom estado.

 

 

 

 

Além de atrações convidativas, o público poderá desfrutar da tradicional feira de artesanatos “Vila das Artes”, com exposição e venda de produtos artesanais. Para a criançada, haverá um espaço Kids com muita diversão e atividades: touro mecânico, ultra ball, tobogã inflável, pula-pulas infláveis, cama elástica, entre outros. “É fundamental promover eventos na cidade que englobe esses três pilares – gastronomia, música e arte, de tal maneira que possa ser acessível para todos”, destacou Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.

 

 

 

 

 

E a diversão não será apenas para os visitantes, mas também para os garçons dos restaurantes participantes. O “Desafio do garçom” acontece no dia 11 e garantirá boas risadas com uma corrida de obstáculos. Os vencedores levarão um prêmio para casa. Para inscrever, o representante do seu restaurante basta entrar em contato pelo e-mail abraselrmc@abrasel.com.br ou pelos telefones (19) 3295-2674 ou (19) 99996-4993.

 

 

 

 

A edição do festival abrirá também suas portas para o projeto Inclusione, que visa a inclusão de adolescentes com deficiência em Campinas. No domingo, os restaurantes recebem os participantes do projeto em suas barracas para vivenciar um pouco o dia a dia de uma cozinha profissional.

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

Palco Gastronômico

 

09/11 Sexta

 

20h – Coquetel RAC

 

 

 

 

10/11 Sábado

 

11h – Oficina de cupcakes chef Isabela Dias

 

12h30 – Cozinha brasileira chef Michele Coelho

 

14h – Churrasco Aurok chef Mauro Mason

 

15h30 – O Flamingo virou Bolo Chef. Luana Costa – Unimax

 

17h – Prosa, Café e Cachaça Chef Tibério Gil – UniMax

 

18h30 – Cozinha natural chef Giancarlo

 

 

 

 

11/11 Domingo

 

11h – Oficina de brigadeiros chef Isabela Dias

 

12h30 – Macarronada da Nona chef Erick Alsaro

 

14h – Comida do futuro chef Mauro Mason e Edu Matos

 

15h30 – Cozinha à 10 mãos

 

 

 

 

Palco Alma Coliving

 

09/11 Sexta

 

18h Bagaço Trio – Soul e Groove

 

20h Sergio e Carolla – Folk e Rock

 

 

 

 

 

 

 

10/11 Sábado

 

13h Casa Caiada – Samba

 

17h Folksons – Folk e Rock

 

20h Big Chico Blues Band

 

 

 

 

11/11 Domingo

 

12h Maíra Guedes e Os Baluartes: Sambas Contemporâneos

 

13h Cabareto Jazz

 

16h Jam Session Alma

 

18h Especial Amy Winehouse

 

 

 

 

Cardápio dos restaurantes participantes

 

 

 

ABRACCIO

 

Espaguete carbonara, penne Abraccio e mini canolli.

 

 

 

 

AMÉRICO CERVEJARIA

 

Sanduíche do Betão (sanduíche de costelinha com barbecue e cebola roxa flambada), Sanduíche de rosbife (rosbife flambado no shoyo com queijo gorgonzola e tomate seco temperado na pimenta) e quindim.

 

 

 

 

 

ARMAZÉM CAMBUÍ

 

Lanche Emílio Ribas (pernil, queijo, vinagrete, maionese e pão).

 

 

 

 

BAR CANDREVA

 

Porpeta com 3 unidades de 50g, Torresmo e Filet Oswaldo Aranha.

 

 

 

 

BAR DO MARCELINO

 

Pimenta dedo de moça recheada com carne moída empanada no Doritos, Lanche de contra noax acebolado com molho de cerveja e Doce de manjar branco com calda de mel com flor.

 

 

 

 

BENEDITO RESTAURANTE

 

Fish and chips, Steak Tartar trufado e fritar e Creme de chocolate meio amargo.

 

 

 

 

BIG FRANGO NA BRASA

 

Salpicão de frango, Frango atropelado com farofa da casa e vinagrete, fraldinha ao molho chimichurri e batata rústica com ervas.

 

 

 

 

BREXÓ BAR E COZINHA

 

Casado de bolinho Brexó (bolinho de ouriço tree formaggio: mix de 3 queijos empanados em casquinha ouriço crocante e bolinho de costela feito com costela assada lentamente e desfiada) e risoto de baião de dois.

 

 

 

 

CASA DA SOBREMESA

 

Fatia de bolo, bolo de potinho, fatia de cheesecake, mousse, docinhos especiais, docinho tradicional e café,

 

 

 

 

DUO BRUSCHETTERIA

 

Sanduíche de porchetta, Arancini e canolli siciliano.

 

 

 

 

EL TAMBO

 

Nachos supreme, combo mexicano e mini churros.

 

 

 

 

ÉPICO BURGUER AND BEER

 

Classic Burguer (carne angus, queijo e pão brioche), Old School (carne angus, queijo, alface, tomate, cebola roxa e pão brioche) e Bacon Lovers (carne angus, queijo, tomate, cebola roxa, bacon e pão brioche).

 

 

 

 

FOGÃO MINEIRO

 

Escondidinho de carne seca e Lanche de linguiça caseira.

 

 

 

 

GIOVANETTI

 

Rolha, Psicodélico e combo.

 

 

 

 

KAIZEN

 

Karague (pedaços super crocantes de coxa e sobrecoxa marinados em tempero especial japonês), hot roll (sushi de salmão frito e servido com molho tarê artesanal) e tempura de sorvete (sorvete de creme empanado e frito em farinha especial japonesa)

 

 

 

 

KING BAR

 

Porco japonês (carne de porco cortada em filetes, marinada no shoyo, cebola e gengibre. Acompanha abacaxi e raspas de limão), croquete de carne (famoso croquete do King Bar com cream cheese) e sorvete tropical (sorvete de massa com frutas da época e cobertura de chocolate ou morango)

 

 

 

 

LEVE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Sanduíche low carb (pasta de frango e cream cheese, folhas, tomate e cenoura ralada) e mousse de chocolate low carb.

 

 

 

 

MADAME FORMIGA

 

Palha italiana de colher (tradicional ou ninho com Nutella), bombom de Oreo recheado com brigadeiro e bolo de cenoura com brigadeiro de Nutella.

 

 

 

 

MANA POKE

 

Pipe Line (arroz Gohan ou espaguete de pupunha, salmão com cream cheese, molho clássico, sunomono, manga, abacate, castanha de caju, chips de batata doce, cebola roxa, cebolinha e gergelim), Maui (arroz Gohan ou espaguete de pupunha, salmão, mix de folhas, tomate cereja, sunomono, cenoura, castanha de caju, palha de Nori, cebolinha e gergelim) e Oahu (arroz Gohan ou espaguete de pupunha, atum, molho ponzu, abacate, manga, sunomono, macadâmia, palha de Nori, cebola roxa, cebolinha e gergelim)

 

 

 

 

OUTBACK

 

Jr. Ribs, The Outbacker e fritas.

 

 

 

 

PIU PIU PRATOS & LANCHES

 

Chewbacca (burguer de 110g, tomate, rúcula, alho poró e couve crocantes, maionese de ervas e bacon. Acompanha fritas), Chickpea Burguer (burguer de grão de bico 100g, cebola caramelizada e rúcula no pão de hambúrguer integral. Acompanha fritas) e Tio Patinhas (escalopinho de frango grelhado, muçarela, alface e tomate)

 

 

 

 

PRIME ITALIAN

 

Ravioli Prime com molho concassê e polpetone recheado, risoto de parmesão com um toque de limão siciliano e camarões salteados e Prime Gateau.

 

 

 

 

RANCHO COLONIAL GRILL

 

Costela de ripa, bife de ancho, salada de rúcula.

 

 

 

 

RESTAURANTE E CHURRASCARIA JANGADA

 

Casquinha de siri, carpaccio de salmão com crispy de batata doce, mousse de caramelo e morango com ganache de chocolate belga.

 

 

 

 

RESTAURANTE ZÉ DO CLETO

 

Porção de camarão empanado, lula à dorê, Cação.

 

 

 

 

ROMANA

 

Café, salgado, pão de queijo, doces, trufas e brigadeiros, potes de doce, panetone e chocotone.

 

 

 

 

SALSA CON AJÍ

 

Talllarín saltado, ceviche Salsero, Picarones.

 

 

 

 

SHOUBAI TEMAKERIA

 

Temaki salmão simples, temaki salmão com cream cheese e cebolinha, temaki grelhado com cream cheese, temaki de Nutella com morango e banana.

 

 

 

 

STROG & NOFF

 

Strogonoff de mignon, strogonoff de camarão, strogonoff de frango, strogonoff de legumes, mousse de tapioca com calda de frutas tropicais.

 

 

 

 

VILA PARAÍSO

 

Paella caipira, dadinhos de tapioca, bolo de sorvete com calda de chocolate.

 

 

 

 

SERVIÇO

 

 

DegusArt

 

09, 10 e 11 de novembro

Local: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n – Portão 7, Parque Taquaral, Campinas

 

Pedido de doação: 1kg de alimento não perecível

Sexta-feira (09/11), das 18h às 23h

Sábado (10/11), das 11h às 23h

Domingo (11/11), das 11h às 17h

 

 

 

 

 

Geral

Emdec reforça sinalização de velocidade máxima na Av. Washington Luiz

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará nesta quarta-feira, 14 de abril, a sinalização da variação da velocidade máxima permitida na Avenida Washington Luiz, no trecho sentido Centro após o cruzamento com a Rua Agnaldo Macedo, no Parque Prado.

A velocidade máxima já é reduzida de 60 km/h para 50 km/h no local, contando com as devidas placas de regulamentação, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova placa que será instalada amplia a comunicação com os motoristas, trazendo o texto “A partir deste ponto” ao lado da indicação de “50 km/h”.

A variação da velocidade é justificada pelo maior fluxo de pedestres e veículos no entorno do Shopping Prado Boulevard, da Estação de Transferência Parque Prado, Escola Estadual Professora Neli Helena Assis de Andrade e próximo aos condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais. Também há a Ciclovia Washington Luiz no canteiro central da avenida.

A Washington Luiz recebeu, em 2020, uma média diária de até 31 mil veículos, considerando os dois sentidos de circulação.

A nova placa abre a segunda etapa do reforço da sinalização em vias que possuem variações de velocidade, por características técnicas específicas”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “A instalação deverá aumentar a segurança viária. O principal objetivo é evitar acidentes e preservar vidas. O projeto também promove maior transparência na fiscalização de trânsito”.

Vias já sinalizadas
A Washington Luiz é o oitavo eixo viário que tem a sinalização reforçada.
Outros trechos viários já foram contemplados no município:
– Avenida Lix da Cunha (24/02);
– Túnel Joá Penteado e Avenida Dr. Ruy de Almeida Barbosa (03/03);
– Avenida Cônego Antônio Roccato / Rua Sylvia da Silva Braga (10/03);
– Avenida Comendador Aladino Selmi (17/03);
– Rodovia Dr. Heitor Penteado / Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros (24/03);
– Avenida Antônio Carlos de Salles Júnior (31/03);
– Avenida Theodureto de Almeida Camargo (07/04).

Todos estes locais possuem equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade (radares) e grande fluxo de veículos.

A segunda fase do projeto alcançará, ainda, o eixo composto pela Avenida Prefeito Magalhães Teixeira e Rua Dr. Celso da Silveira Rezende.

Continue Lendo

Geral

Saúde divulga alerta de alta incidência de dengue em diversos bairros em Campinas

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu, nesta terça-feira, dia 13 de abril, um alerta para alta incidência de casos de dengue nas regiões Sudoeste (especialmente nos bairros Jardim Profilurb e Parque Universitário de Viracopos), Noroeste (Jardim Florence II e Jardim Satélite Iris I), Norte (Bosque das Palmeiras ,Vila Boa Vista e Jardim Campineiro) e Leste (Vila Costa e Silva).

Quem mora nesses bairros citados acima deve intensificar o controle dos criadouros em suas residências para evitar o ciclo de vida e reprodução do mosquito Aedes Aegypti, já que, segundo a Secretaria de Saúde, 80% dos focos estão nos quintais e dentro de casa.

Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupi-as; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.

As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito).

Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis. Quem precisa descartar este material, deve levar até um dos 16 ecopontos da cidade. Os endereços podem ser consultados na página http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php.

As equipes da Secretaria de Saúde realizam diariamente, de segunda a sábado, ações de nebulização para o controle do mosquito. No entanto, o combate à dengue depende também da colaboração da população.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura publica decreto de combate contra a corrupção na Administração

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares