Festival Arte pela Paz abre convocatória internacional para mostra de Arte Postal

O Festival Arte pela Paz abre convocatória para artistas, coletivos e amantes da criação visual participarem de uma exposição de arte postal que integrará a programação oficial do evento, em Campinas. A mostra será inaugurada no dia 25 de abril de 2026, às 14h, na galeria de exposições do Centro de Convivência Cultural de Campinas. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas. 
 
 
Com o tema central “Artes pela Paz”, a convocatória convida participantes a refletirem, criarem e compartilharem mensagens de paz por meio da linguagem da arte postal. O formato das obras deve ser de 10 cm x 15 cm, com técnica livre. Os trabalhos podem ser enviados de forma individual ou coletiva, e não há limite de obras por pessoa. Todas as produções enviadas dentro do prazo integrarão a exposição coletiva.
 
 
Idealizado pelos fundadores do Instituto Casa Comum, Célio Turino e Silvana Bragatto, o Festival Arte pela Paz nasce como um espaço de encontro entre diferentes linguagens artísticas, territórios e gerações, tendo a cultura como ferramenta de diálogo, escuta e transformação social. Para Turino, a arte postal carrega uma força simbólica singular: “A arte postal, pequena no formato e imensa no símbolo, nos lembra que a paz começa quando alguém decide criar em vez de ferir. E envia.”
 
 
Instalada logo na entrada da galeria do Centro de Convivência Cultural, a exposição receberá o público com um mosaico de mensagens vindas do Brasil e do exterior, formando uma rede viva de correspondências que atravessam fronteiras e reafirmam a arte como gesto coletivo e território de paz.
 
 
Serviço:
 
Convocatória Exposição de Arte Postal – Festival Arte pela Paz
 
Tema: Artes pela Paz
Formato dos trabalhos: 10 cm x 15 cm | Técnica livre
Envio: até 15 de março de 2026 (via correio)
 
Endereço:
A/C Célio Turino
Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC)
Av. Benjamin Constant, 1633
Centro – Campinas/SP – Brasil
CEP 13010-142
 
Abertura da exposição: 25 de abril de 2026, às 14h
Local: Galeria do Centro de Convivência Cultural de Campinas
Participação gratuita
 
 
Exit mobile version