Festa chinesa

Festa chinesa: a Estação Cultura, em Campinas, recebe no próximo domingo, 11 de agosto, das 10h às 18h, o Dia do Imigrante Chinês, uma festa com danças típicas, shows de música tradicional e moderna, apresentação de artes marciais, sorteios, food trucks, barracas de comidas chinesa e brasileira, além de exposição cultural e atividades para crianças. A entrada é gratuita.

O evento é organizado pela Associação Chinesa de Campinas e Região, Prefeitura de Campinas (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Câmara Municipal, com apoio do Consulado Geral da China em São Paulo. O evento, este ano, comemora ainda os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.

O Dia do Imigrante Chinês, oficialmente celebrado em 15 de agosto, foi estabelecido em Campinas por uma lei aprovada pela Câmara em 2018. A cidade foi a segunda do País a estabelecer a data. A primeira foi São Paulo. Esta será a quarta edição da festa, organizada como forma de agradecimento à contribuição da comunidade chinesa com a cidade e que será anual.

Os sorteios serão de prêmios como moto elétrica, curso de mandarim, voucher de massagem, brinquedos, produtos da China, livros, roupas, pintura, air fryers e até um banquete de R$ 1,5 mil. A expectativa dos organizadores é receber um público de ao menos mil pessoas. 

As atrações ao longo do dia incluem danças, grupo musical, apresentações de canto chinês, instrumentos chineses e também de kung fu, em um palco montado na estação. Pela manhã, os shows são mais tradicionais e à tarde será mostrado um pouco da cultura moderna da China, como danças pop, rap chinês e hip hop. 

Outras atrações serão o showroom de história – com exposição de fotos dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil, exposição de motos elétricas chinesas, workshop de caligrafia, pintura tradicional, arte de papel, máscara da Ópera de Pequim, karaokê e instrumentos, além de oficinas kids com atividades como pintura facial, danças, tatoo digital e jogos tradicionais.

Na praça de alimentação, o público poderá consumir pratos como yakisoba chinês, gyoza, prato chinês, pão de vapor, hambúrguer, pastel doce chinês, sorvetes e doces. Também pastéis e espetinhos brasileiros.

Canto em mandarim

Uma atração brasileira do evento na Estação será a Banda Anelo, do Instituto Anelo, que promove a inclusão por meio da música no Jardim Florence, periferia de Campinas. Neste ano, a entidade começou a oferecer aula de canto em mandarim para os alunos. A professora desse curso é Jia Sun Costa, vice-presidente da Associação Chinesa de Campinas e Região, que se encantou com o trabalho desenvolvido no Anelo e passou a contribuir com o instituto.

Na apresentação de canto em mandarim, estarão presentes alunos do instituto que se destacaram na Copa Cubo da Água, organizada por instituições culturais da China em vários países do mundo. 

Comunidade

A região de Campinas reúne atualmente cerca de 2 mil chineses ou descendentes, segundo a Associação Chinesa de Campinas e Região. São na maioria profissionais liberais, como advogados, professores, especialistas em tecnologia, empresários, etc, além de estudantes e servidores do governo chinês.  Muitos trabalham em empresas estabelecidas na cidade como State Grid, BYD e Zheng Chang do Brasil. 

Apoios 

A festa conta com apoios da Associação Geral Promovedora de Unificação Pacífica da China no Brasil, Huaxing Arts Group, Ibrachina – Instituto Sociocultural Brasil-China, Instituto Confúcio da Unicamp, Instituto Anelo, Associação Brasil-Aliança Pró-Reunificação Pacífica da China (RJ), Associação Geral dos Empresários Chineses do Brasil e Juventude Chinesa do Brasil.