Ferramenta de transparência com gastos da Covid tem mais de 6.500 acessos
As seções no Portal da Transparência do site da Prefeitura que demonstram os valores das receitas e despesas movimentadas pela crise de combate à Covid-19 na cidade receberam mais de 6.500 acessos em um ano de funcionamento. Ao acessar pela internet o endereço https://transparencia.campinas.sp.gov.br/, qualquer pessoa pode consultar valores que a gestão municipal recebeu e também como e onde estão sendo gastos.
Logo no início do Portal da Transparência já é possível identificar os dois ícones (Covid-19 Receitas e Covid-19 Despesas) e, ao clicar, a pessoa que está consultando é direcionada para a busca. Esta ferramenta digital foi lançada no Portal em 26 de maio de 2020. Segundo dados do Portal, até o dia 25 de maio, foram registrados 6.606 acessos aos dois ícones. Foram 2.513 consultas em Receitas e 4.093 referentes às Despesas destinadas ao combate da Covid-19. “O compromisso com a transparência é um dos principais objetivos em todos os órgãos da nossa administração”, afirma o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
No portal, em Receitas, são identificados os valores que a Prefeitura recebeu. Em Despesas, aparece o que está sendo gasto. É possível filtrar por data, por unidade de saúde e natureza da receita, por exemplo, para saber de onde vieram os recursos recebidos pela Prefeitura. O mesmo para os valores empenhados nos gastos, que podem ser detalhados pela identificação do órgão, do prestador de serviço, da origem do recurso, valores e natureza da despesa. “Cada gasto está bem detalhado no Portal. Com vários parâmetros, a consulta dá acesso a todo o processo de compra e deixa claro de onde estão vindo os recursos e onde estão sendo investidos”, reforça o secretário municipal de Gestão e Controle, André von Zuben.