Connect with us

Geral

Feira SUB leva oficina e exposição de Xilogravura para a Biblioteca

imagem 28

A Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ recebe, de 11 a 28 de setembro, a exposição ‘Largofolhas Xilogravuras pela Cidade’ dos artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, do Xilomóvel Ateliê Itinerante. 

 

O projeto Largofolhas, em sua segunda edição, procura promover o diálogo entre trabalhos artísticos e o espaço urbano de Campinas. Suportes, cores e imagens foram pensados sempre em relação aos espaços que iriam ocupar. São xilogravuras em lambe-lambe com painéis em colagem impressos em cores que remetem a elementos da paisagem urbana. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h. A Biblioteca fica na Avenida Benjamim Constant, 1.633, Centro, Campinas

Advertisement

 

Todo o processo do Largofolhas, desde sua concepção, produção, até a montagem, foi realizada de maneira coletiva. Os três artistas compartilham o Ateliê do Xilomóvel como espaço de trabalho e criação e essa convivência próxima está presente também nas xilogravuras. 

 

Advertisement

“Largofolhas traz para a Feira SUB algumas dessas xilogravuras em lambe-lambe, elemento gráfico característico da paisagem urbana. Os painéis em colagem, integrando as gravuras de nós três sobrepostas em composições que remetem às intervenções feitas na cidade, foram impressos em cores que também se referem a elementos da paisagem urbana”, explica Marcio Elias, um dos artistas do Xilomóvel.  

 

 

Advertisement

Para inaugurar a exposição Largofolhas, haverá no dia 11 de setembro, das 14h às 17h, uma oficina de Xilogravura, ministrada pelo Xilomóvel Ateliê Itinerante. Na oficina os participantes recebem informações sobre a técnica e a origem da xilogravura. Depois, partindo de seus próprios desenhos, gravam uma matriz de MDF e fazem a impressão de cópias em papéis de diferentes gramaturas.  A participação é gratuita, para maiores de 12 anos, com entrega de senha 1 hora antes do evento. A oficina acomoda 15 vagas simultaneamente.

 

A exposição e a oficina fazem parte da programação paralela da 3ª. edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece no dia 15 de setembro, das 11h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1.633, Centro, Campinas).

Advertisement

 

“Estamos na terceira edição da Feira SUB. A cada ano procuramos aproximar cada vez mais o público das diferentes técnicas de impressão. Conhecê-las na prática, enfrentando as peculiaridades de cada técnica é uma maneira de valorizar os trabalhos com os quais nos deparamos nas feiras ou exposições”, acrescenta Fabiana Pacola Ius, uma das idealizadoras da Feira SUB.

 

Advertisement

Feira SUB

 

A Feira SUB é uma feira anual de arte impressa e publicações independentes e tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

Advertisement

 

A 3ª edição da feira terá a participação de cerca de 70 expositores. O mercado de publicadores independentes e artistas que circulam fora do circuito convencional cresce substancialmente a cada ano. As feiras são espaços de circulação desses trabalhos e o principal mecanismo para conectar publicadores, artistas e público, funcionando como importantes catalisadores na formação de público.   

 

Advertisement

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL.

 

Serviço

Advertisement

Exposição: | Largofolhas Xilogravuras Pela Cidade’ do Xilomóvel Ateliê Itinerante

 

Quando: 11 a 28 de setembro (abertura 11/9 com oficina, das 14h às 17h)

Advertisement

Horário de visitação: segunda à sexta, das 9h às 17h.

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’

Gratuito.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Oficina de Xilogravura

 

Quando: 11 de setembro

Advertisement

Horário: 14h às 17h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’

Idade mínima: 12 anos  

Advertisement

Evento Gratuito | 15 vagas simultaneamente | entrega de senhas 1 hora antes

 

 

Advertisement

 

Feira SUB 2018

 

Advertisement

Data da Feira: 15 de setembro de 2018

Horário: 11h às 21h

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas – ao lado da Prefeitura)

Advertisement

Entrada Gratuita.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare