Connect with us

Geral

Feira do CCC será ampliada e expositores terão registro profissional

imagem 201

Novos artesãos serão testados para integrar a feira hippie do Centro de Convivência Cultural. Uma vez aprovados, passarão a fazer parte do conjunto dos expositores, renovando e ampliando o tradicional espaço de artesanato. Os artesãos da cidade também serão cadastrados, permitindo o ingresso no mercado de trabalho de forma oficial.
As novidades foram anunciadas pelo prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, e pelo secretário de Cultura, Ney Carrasco, durante evento de renovação do convênio entre a Prefeitura de Campinas e a Sutaco – subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, órgão da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O documento foi assinado pelo prefeito em exercício, que representou Campinas no evento realizado no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta quinta-feira, 28 de junho. Na ocasião, o governador Márcio França firmou 502 convênios com 149 municípios de várias regiões do Estado. Os acordos envolvem diversos setores, abrangendo de incentivos ao artesanato a obras de infraestrutura.
Henrique Magalhães Teixeira destacou que o convênio permitirá cadastrar os artesãos campineiros na Sutaco, resultando em inclusão profissional, qualificação e formalização. O artesão passará a ter uma identidade profissional, como se fosse um registro profissional, dotada de QR Code – código de barras que possibilita a leitura eletrônica. A Sutaco também vai ajudar na seleção dos novos expositores para a feira do CCC.
A formalização do trabalho dos artesãos gera renda, inclusão social e melhor condição de vida, permitindo o acesso ao mercado de trabalho de forma reconhecida”, avaliou o prefeito em exercício. Ele também explicou que Campinas já atua em parceria com a Sutaco e que a renovação do convênio possibilitará incrementar o trabalho: “vamos agora agilizar a atualização do banco de dados de artesãos da cidade, oferecer treinamento e fomento do artesanato nas periferias, de forma a qualificar a produção em Campinas”.
Cadastramento e aplicativo
O cadastramento é importante porque permite ao artesão garantir a originalidade do seu produto e a classificação do resultado final como artesanato. A medida terá amparo em um aplicativo que será liberado em breve, e por meio do qual os fiscais poderão comprovar a idoneidade do artesão, evitando fraudes.
O cadastramento dos artesãos será feito a partir da avaliação de critérios, tais como as técnicas artesanais, a matéria-prima e a transformação do material, para comprovar se o produto final pode, realmente, ser classificado como artesanato. Atendendo a estes requisitos, o artesão recebe a carteirinha. Qualquer pessoa pode se cadastrar.
O registro do artesão também possibilita a geração de trabalho, contribuindo com a economia criativa, além de garantir acesso à legislação do artesanato paulista e brasileiro, promovendo suporte legal para a atividade. O artesão poderá, ainda, ter acesso a ferramentas de gestão de negócios, oficinas e cursos de técnicas artesanais, além de participar de eventos de exposição e venda de artesanato paulista.
Segundo o governador, 80 mil pessoas no Estado têm no artesanato sua fonte de renda, atualmente. Por isso, o convênio com a Sutaco visa o fomento do artesanato como atividade econômica estratégica para geração de renda e desenvolvimento municipal e como ferramenta de inclusão social.
Os municípios cadastrados terão acesso a treinamento para agentes de cooperação Sutaco, no caso os fiscais, que são servidores públicos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare