Connect with us

Geral

Feira de Empreendedoras e Pérola Negra agitam Estação Cultura

imagem 2

A Estação Cultura de Campinas terá neste sábado, dia 7, uma manhã e tarde repletas de atrações. A partir das 9h, haverá a segunda edição da Feira de Mulheres Empreendedoras, assim como atrações culturais no decorrer do dia. Às 11h30, ocorre o desfile e a premiação do Concurso Rainha Pérola Negra 2022. A praça de alimentação terá a presença do Chef Marcelo Reis (do Projeto Saberes e Sabores) e seu famoso Acarajé. A feira de artesanato e de alimentação estarão abertas até 17h.

 

“A Administração Municipal tem se esforçado para promover, sob os mais variados aspectos, os direitos das mulheres. A Feira de Empreendedoras e o Concurso Rainha Pérola Negra são formas de exprimir o valor da contribuição feminina para nossa cidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Advertisement

 

Pérola Negra

 

Advertisement

O Concurso Rainha Pérola Negra foi criado com o propósito de valorizar mulheres negras que se destacam em prol do desenvolvimento e promoção da igualdade racial. A finalidade do concurso é incentivá-las a assumirem seus papéis na sociedade, vencendo as barreiras do racismo, do machismo e da falta de oportunidades. O concurso deste ano faz uma homenagem especial à jogadora de basquete da Seleção Brasileira e incansável lutadora pela promoção da igualdade racial, Geisa Oliveira, falecida em 2021.

 

Sete mulheres do município vão ser homenageadas nas categorias “Cultura”, “Educação pela promoção da igualdade racial”, “Profissional de destaque”, “Trajetórias de luta e garantia de direitos”, “Desenvolvimento comunitário”, “Revelação” e “Afirmação da identidade”. 

Advertisement

 

As premiadas são:

 

Advertisement

Cultura  – Pâmela Oliveira Leite

 

Educação pela promoção da igualdade racial – Francis Roberta de Jesus

Advertisement

 

Profissional de destaque – Adriana do Carmo de jesus

 

Advertisement

Trajetórias de luta e garantia de direitos – Célia Zenaide da Silva

 

Desenvolvimento comunitário – Maria de Fátima dos Santos

Advertisement

 

Revelação –  Daise Campos

 

Advertisement

Afirmação da identidade – Tayná Victória de Lima Mesquita

 

O Concurso Rainha Pérola Negra é uma realização da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 8.175/1994 e o concurso é regulamentado pelo Decreto 20.268/2019.

Advertisement

 

Geisa Oliveira

 

Advertisement

Geisa Oliveira nasceu em São Paulo em agosto de 1979. Começou a jogar basquete aos 12 anos, no Clube de Regatas Tietê. Mudou-se para Campinas, onde jogou pelos times da Ponte Preta e da Microcamp. Foi  duas vezes campeã Brasileira com o time de Americana (SP). Jogou também com o Vasco (RJ) e com o time de Ourinhos (SP), sendo uma vez campeã com cada um. Foi pivô do time da Seleção Brasileira de Basquete, depois mudou-se para a Europa, onde jogou na Itália, Espanha e Hungria. De volta ao Brasil, disputou a Liga de Basquete Feminino (LBF) por São José dos Campos (SP) e atuou como representante oficial da liga em jogos nas cidades de Campinas, Itu e Sorocaba.

 

Em Campinas, nos últimos anos, participou da luta pela igualdade racial como membro do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Foi uma das fundadoras da Liga de Basquete de Rua, projeto social desenvolvido na Vila IAPI, criado para dar melhores oportunidades de futuro a crianças das comunidades carentes através do esporte. Faleceu em 2021, em Campinas, por problemas cardíacos.

Advertisement

 

A Feira

 

Advertisement

A Feira de Mulheres Empreendedoras contará com 150 expositoras. Haverá na Estação Cultura uma área ocupada por Organizações da Sociedade Civil (OSC) dedicadas a pets, além de apresentação dos cães da Guarda Municipal. Durante todo o evento, a Faculdade Anhanguera irá realizar plantão de saúde com aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de massa corporal (IMC), além de sorteio de cursos.

 

A Feira de Mulheres Empreendedoras é organizada pela Coordenadoria Setorial de Políticas para as Mulheres, que firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As expositoras têm passado por capacitações em vendas, marketing e inteligência emocional. O evento é bimestral e ocorreu pela primeira vez em março. Já estão programadas novas versões para 9 de julho, 10 de setembro, 12 de novembro e 10 de dezembro.

Advertisement

 

Confira a programação:

 

Advertisement

10h: Música com DJ Ella di Vuono

 

11h: Apresentação Grupo de Capoeira Feminina

Advertisement

 

11h30: Desfile e Premiação da Pérola Negra

 

Advertisement

13h30: Apresentação da cantora Ilcéi Mirian

 

15h: Apresentação de Dança do Ventre

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare