Connect with us

Geral

Febre maculosa: Vigilância orienta equipes de manutenção de áreas verdes

imagem 139

A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, esteve com cerca de 700 funcionários de quatro empresas terceirizadas, que trabalham na manutenção de áreas verdes da cidade, para orientar sobre prevenção e riscos de transmissão de febre maculosa, causada por uma bactéria que pode estar presente no carrapato-estrela. Os encontros de orientação foram nesta sexta-feira e na passada, dias 15 e 8 de outubro.

 

 

Advertisement

As reuniões foram realizadas nas unidades das empresas _ Converd, Carrara, MB Engenharia e Litucera _, prestadoras de serviços à Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os funcionários trabalham diretamente na manutenção de áreas verdes, como praças, canteiros, jardins, parques e bosques municipais e margens de córrego, áreas com vegetação e em que circulam animais silvestres, como capivaras, e também cavalos, por exemplo. Esses locais e hospedeiros podem ter o carrapato-estrela.

 

 

Advertisement

Os funcionários foram orientados quanto aos cuidados no uso dos uniformes, que devem ser de mangas e calças compridas, botas e/ou sapatos fechados, barras da calça por dentro das meias e blusas por dentro da calça. São formas de tentar impedir a passagem do carrapato-estrela do ambiente para o corpo das pessoas.

 

 

Advertisement

Além da prevenção, os técnicos também alertaram de que em caso de febre e dor de cabeça, sintomas que podem indicar uma possível infecção por febre maculosa, é necessário procurar uma unidade básica de saúde e avisar sobre ter estado em áreas de vegetação, para que o tratamento tenha início imediatamente.

 

 

Advertisement

A orientação nas empresas foi realizada pela coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e bióloga, Elen Fagundes; a bióloga Angela Santiciolli; o veterinário Daniel Cerquetani; e os técnicos agropecuários Vladison de Mello e Diego de Naday.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare