Connect with us

Geral

Exposição revisita o Carnaval de Campinas na Estação Cultura

Publicado

em

Com imagens que revisitam os desfiles das escolas de samba, dos blocos de rua e dos momentos expressivos da cultura popular, a mostra “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente” é atração da sala expositiva da Estação Cultura. 

 O material reúne cerca de 50 painéis com os acervos do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), de Aluizio Jeremias, da área de fotografia da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas e da fotógrafa Fabiana Ribeiro.


Um dos destaques da mostra é a série de imagens que revisitam a atuação de Alceu Estevam na divulgação do samba de bumbo praticado nos quintais das casas de familiares.

Alceu, que morreu em 2018, foi um dos fundadores e um dos mais ativos integrantes do grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, formado por Raquel Trindade a partir de um curso na Unicamp. 

Além dos painéis históricos, o visitante também poderá conferir fotos dos blocos atuais, como Berra Vaca, Unidos do Candinho, União Altaneira, Cupinzeiro, entre outros.


 

Serviço

Exposição: “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente”

Quando: de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados das, 10h às 21h

Onde: saguão da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n. Centro. Campinas)

Entrada gratuita

Geral

Mortes por coronavírus avançam pelo interior de SP

Publicado

em

Por

Os óbitos por coronavírus avançam para o interior do Estado de São Paulo. Há pelo menos um caso nas regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Campinas, Baixada Santista, Presidente Prudente, e Sorocaba.

A região de Campinas é a que concentra o maior número de mortes, com seis, tendo registros em Americana (1), Nova Odessa (1) e Campinas (4). Neste sábado, Penápolis na região de Araçatuba registrou o primeiro óbito.


O Estado de São Paulo registrou 41 novas mortes neste sábado (4), chegando a 260 no total. Os municípios e respectivos números são: São Paulo (212), Guarulhos (5), Campinas (4), São Bernardo do Campo (4), Santo André (3). Cotia, Osasco, Santos, Sorocaba e Taboão das Serra têm duas mortes cada. Há ainda um óbito confirmado em cada cidade a seguir: Americana, Arujá, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Cravinhos, Diadema, Dracena, Embu das Artes, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jaboticabal, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Nova Odessa, Penápolis, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, São Sebastião e Vargem Grande Paulista.

As 260 vítimas somam 144 homens e 116 mulheres. Do total, 223 tinham idade igual ou superior 60 anos. As demais incluem pessoas com menos de 60 com comorbidades que, assim como os idosos, representam grupo mais vulnerável a complicações da COVID-19.

Hoje também são 4.466 casos confirmados.


Confira abaixo todos os casos confirmados no Estado:

CidadesCasos confirmados
ADAMANTINA1
ÁGUAS DE LINDOIA1
AGUDOS1
AMERICANA3
ARAÇATUBA4
ARARAQUARA2
ARUJÁ5
ASSIS1
ATIBAIA3
BARUERI29
BAURU2
BOTUCATU7
BRODOWSKI1
CACHOEIRA PAULISTA1
CAIEIRAS19
CAJAMAR1
CAMPINAS26
CARAPICUIBA11
CEDRAL1
COTIA28
CRAVINHOS2
DIADEMA23
DRACENA1
EMBU DAS ARTES19
FERRAZ DE VASCONCELOS15
FRANCA2
FRANCISCO MORATO8
FRANCO DA ROCHA7
GUARARAPES2
GUARUJA3
GUARULHOS62
HORTOLÂNDIA1
INDAIATUBA2
IRACEMAPÓLIS1
ITANHAÉM2
ITAPECERICA DA SERRA9
ITAPEVI7
ITAPIRA1
ITAQUAQUECETUBA10
ITARARÉ1
ITU1
ITUPEVA1
JABOTICABAL3
JAGUARIUNA1
JANDIRA2
JAÚ1
JOSÉ BONIFÁCIO1
JUNDIAÍ6
LENCOIS PAULISTA1
LIMEIRA2
LOUVEIRA1
MAIRIPORÃ4
MARÍLIA1
MATÃO2
MAUÁ15
MOGI DAS CRUZES17
MOGI GUACU1
NOVA ODESSA1
ORLÂNDIA1
OSASCO62
PARIQUERA ACÚ1
PAULÍNIA2
PENÁPOLIS1
PIRACICABA6
PIRAJUÍ1
POA3
PRAIA GRANDE4
PROMISSÃO1
RIBEIRAO PIRES4
RIBEIRÃO PRETO24
RIO CLARO2
SALTO DE PIRAPORA1
SANTA BRANCA2
SANTA ISABEL1
SANTANA DE PARNAIBA24
SANTO ANDRE76
SANTOS66
SAO BERNARDO DO CAMPO77
SAO CAETANO DO SUL38
SAO JOSE DO RIO PRETO9
SÃO JOSE DO RIO PARDO1
SAO JOSE DOS CAMPOS24
SAO MANUEL1
SAO PAULO3496
SAO SEBASTIAO3
SAO VICENTE5
SOROCABA8
SUZANO8
TABOAO DA SERRA39
TATUÍ1
TAUBATÉ1
VALINHOS3
VARGEM GRANDE PAULISTA4
VINHEDO1
VOTORANTIM2
VOTUPORANGA1
Outro Estado34
Outro País35
Ignorado7
TOTAL4.466
Continue Lendo

Geral

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de coronavírus e mais de 430 mortes

Publicado

em

Por

O ministério da Saúde divulgou, na tarde de hoje (04), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 432. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260).

região:confirmados:óbitos:
Norte52716
Nordeste1.64259
Sudeste6.295329
Centro-Oeste67512
Sul1.13917
TOTAL10.278432 (4,2% de mortalidade)

Com esses números, o país ocupa a 16º lugar em casos da doença, o 14º lugar em óbitos e o 8º lugar em letalidade. Segundo o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, a dinâmica da doença no Brasil está “abaixo da curva de crescimento da Espanha, Itália e Estados Unidos, a partir do centésimo caso.” Em todo mundo já foram registrados mais de 1,18 milhão de casos e mais de 64 mil mortes.


No Brasil, nas últimas 24 horas foram notificados 1.222 casos – aumento de 13% em relação à sexta-feira (3). O incremento do número neste dia é o maior desde o início da coleta de dados do ministério da Saúde. O mesmo ocorre no número de óbitos: um incremento de 72 mortes, 20% em relação ao total de ontem (359).

A incidência medida do novo coronavírus no Brasil é de 4,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. A proporção varia conforme o estado, e é superior no Distrito Federal (14,9 casos), seguido por São Paulo (9,6), Ceará (7,9), Amazonas (7,4), Rio de Janeiro (7,2), Rio Grande do Norte (6), Roraima (5,9) e Acre (5,1).

Os óbitos afligem mais os homens (57,6%) do que as mulheres (42,4%), de acordo com total de mortes apuradas até ontem. Oito de cada dez óbitos ocorreram com pessoas com mais de 60 anos. A mesma proporção de pessoas que faleceram apresentava pelo menos um fator de risco de morte como cardiopatias, diabetes, problema nos pulmões e doenças neurológicas.

“Passaporte de imunidade”


Segundo Gabbardo, o ministério da Saúde pensa em formas de criar uma espécie de “passaporte da imunidade”, uma identificação para  pessoas que contraíram o novo coronavírus, se recuperaram totalmente e já possuem anticorpos. Essas pessoas, segundo o secretário, não podem mais transmitir ou ser infectadas, e já adquiriram imunidade. Elas podem ser úteis no contato com grupos sensíveis, como idosos, e possivelmente são aptas a retomar certas atividades.

Cidades sem casos

O secretário afirmou, ainda, que fechar cidades ou municípios que não contabilizam nenhum caso do novo coronavírus pode ser “uma medida excessiva”. “Não significa que vai ficar assim para sempre. Podemos fechar, abrir, se julgar necessário. Acho que isso merece uma discussão. Pode ser que tenha sido antes da hora, e merece uma análise melhor”, afirmou. Gabbardo citou, entretanto, que o relaxamento da quarentena e do isolamento social deve acontecer apenas após a aquisição de material suficiente para lidar com uma larga escala da população. “Já estamos fortes, mas queremos ficar mais fortes ainda”, concluiu.

fonte agencia brasil

Continue Lendo

Geral

Campinas registra o quarto óbito por Covid-19; vítima é mulher de 71 anos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas anunciou neste sábado, dia 4, a quarta morte por Covid-19. A vítima é uma mulher de 71 anos que apresentava comorbidades. O falecimento ocorreu no dia 28 de março na rede pública.

O exame laboratorial confirmatório veio do Instituto Adolfo Lutz. No momento há 62 casos confirmados (9 a mais, anteriormente eram 53), 100 descartados (8 a mais, anteriormente eram 92) e 829 em investigação (33 a mais, anteriormente eram 796). 


Informações

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço coronavirus.campinas.sp.gov.br.

Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Continue Lendo

error: Content is protected !!