Connect with us

Geral

Exposição no MACC celebra os 10 anos do Museu de Artes Visuais da Unicamp

imagem 92

Estará aberta ao público a exposição “Paisagem sob Inventário”, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). A mostra comemora os 10 anos do Museu de Artes Visuais (MAV) Unicamp e foi especialmente projetada e aprovada pelo Edital de Seleção de Exposições Temporárias do MACC, lançado no final do ano passado. O público pode ver a mostra até 30 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.

Para celebrar essa parceria da Unicamp e MACC, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi realizada umas cerimônia de abertura, na tarde de terça-feira, 9 de agosto, que contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho; da professora Sylvia Furegatti, que é da diretoria do MAV e docente do IA Unicamp; der docentes da universidade, de artistas participantes do projeto a partir do acervo do MAV. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi,  e o diretor do MACC, Fernando de Bittencourt e convidados.

A secretária Alexandra Caprioli, lembrou das reuniões com o pró-reitor de Extensão e Cultura com o objetivo de promover eventos culturais acessíveis à população em espaços públicos. “Estamos felizes em ver que os planos começam a se concretizar. É um orgulho receber essa exposição e fazer dos nossos espaços, espaços de vocês também. Que esta exposição se propague para recebermos muitos visitantes”.

Advertisement

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho, agradeceu o espaço ‘gentilmente’ cedido à Unicamp e desejou que a Secretaria e a Universidade “possam cada vez mais estreitar laços com a comunidade de Campinas no aspecto cultural. Este é um momento de grande festividade. Desejo que a exposição seja muito visitada”, afirmou.

A professora Sylvia Furegatti agradeceu os artistas que compareceram à abertura e disse que “o momento é uma grande celebração do MAV, das nossas relações com a Prefeitura, especialmente na figura da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo”.

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, lembrou da relação recorrente com a Unicamp, mas “num patamar maior”, de Universidade e Museu criando a troca de conhecimento sobre museologia e artes visuais nos tempos atuais. “Qual é o papel do Museu no momento em que a arte está tão fluída, na rua, no ambiente da internet? Quando temos um parceiro institucional criando conhecimento, trocando conhecimento, resulta em um circuito de fortalecimento das artes visuais da cidade”.

Advertisement

Rapassi citou o empenho da Secretaria em buscar e firmar relações com o CLAI – Circuito Livre de Arte Independente, que reúne dezenas de ateliês e espaços expositivos na cidade; com artistas e produtores independentes, com o Instituto CPFL, Sesc e outras instituições para ter um circuito de diálogo e produção de conhecimento, “para em conjunto manter viva essa chama de pensar cultura, como um dos setores de transformação de nossa sociedade”.

Sobre a exposição

Ao todo, a exposição conta com aproximadamente 50 trabalhos entre bi e tridimensionais, que serão apresentados tanto dentro do espaço expositivo do MACC, em sua Sala 1, quanto na área externa próxima ao Museu. Muitos dos trabalhos apresentados pelos artistas convidados são inéditos, criados especialmente para esta mostra. Assim também, algumas das peças do acervo do MAV, incorporadas recentemente, serão apresentadas ao público local, pela primeira vez. São oito artistas visuais atuantes no cenário nacional e internacional que igualmente têm em suas produções forte interesse pelas relações entre paisagem; espaço urbano, arte e sociedade contemporânea.

Advertisement

O ponto originário da proposta está na investigação acadêmica e artística presente nas últimas décadas do trabalho dos professores Sylvia Furegatti, Evandro Ziggiatti Monteiro e Antônio Carlos Amorim. Sylvia e Antonio Carlos respondem pela curadoria da proposta e Evandro é organizador do Fórum virtual que estende o projeto para outras participações e estudos.

As discussões sobre paisagem que conduziram a curadoria do projeto amparam-se, principalmente, nos conceitos elaborados por Javier Maderuelo, acadêmico, arquiteto e esteta espanhol cuja produção intelectual propõe um estudo minucioso sobre o problema que a visualidade implica ao conceito de paisagem.

MAV

Advertisement

Constituído a partir de uma resolução da Reitoria promulgada em janeiro de 2012, o MAV foi criado a partir dos esforços de acervamento elaborados pelos docentes do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes que, por meio das exposições realizadas em sua Galeria, organizaram uma coleção de peças de arte doadas à Gestão Central da Universidade na década de 1980 para a criação de seu museu de arte.

Seu último inventário, finalizado no segundo semestre de 2021, indica um total de 1.391 peças para seu acervo dentre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, instalações artísticas, livros de artista, vídeos e demais linguagens das artes visuais que se somam a uma coleção expressiva de sete mil itens de arte correio e publicações deste campo artístico ainda em fase de catalogação.

Artistas participantes

Advertisement

Lasar Segall (Vilna/Lituânia,1891-São Paulo,SP 1957);

Renina Katz (Rio de Janeiro, 1925);

Antonio Henrique do Amaral (São Paulo, SP 1935 – São Paulo, SP 2015);

Advertisement

Bené Fonteles (Bragança/Pará, 1953);

Thomas Perina (Campinas, SP 1921 – Campinas, SP 1929);

Mario Bueno (Campinas, SP 1916 – Campinas, SP 2001);

Advertisement

Maria Ligia Magliani (Pelotas/RS, 1946 – Rio de Janeiro/RJ 2012);

Fayga Ostrower (Lodz/Polônia, 1920 – Rio de Janeiro/RJ, 2001;

Beatriz Rauscher (1960);

Advertisement

Ermelindo Nardin (Piracicaba/SP, 1943);

Claudio Garcia (São Paulo/SP 1955);

Ellen Banks (Boston/EUA, 1938- NY/EUA, 2017);

Advertisement

Luise Weiss (São Paulo SP 1953);

George Rembrandt Gutlich (São José Campos/SP 1968);

Marcelo Moscheta (São José do Rio Preto, 1976) e

Advertisement

Marco Francesco Buti (Empoli, Itália 1953).

Artistas convidados para o projeto

Marlon de Azambuja (Santo Antônio da Patrulha/RS 1976. Vive e trabalha entre Madrid e Paris);

Advertisement

Nazareno Rodrigues (São Paulo/SP 1967. Vive e trabalha em São Paulo);

Amilcar Packer (Santiago, Chile, 1974. Vive e trabalha em São Paulo);

Guga Ferraz (Rio de Janeiro/RJ 1974. Vive e trabalha no Rio de Janeiro);

Advertisement

Monica Mansur (Rio de Janeiro/RJ 1956. Vive e trabalha no Rio de Janeiro);

Leandro Gabriel (Belo Horizonte/MG 1970. Vive e trabalha em Belo Horizonte);

Bella Tozini (São Paulo/SP, 1980. Vive e trabalha em Cabreúva/SP) e

Advertisement

Thiago Bortolozzo (São Paulo/SP, 1976. Vive e trabalha em Campinas).

Educativo

O projeto expositivo pretende combinar, num mesmo espaço todos estes componentes entre peças do acervo, trabalhos dos artistas convidados e o educativo da exposição. De modo mais específico, com relação às atividades com estudantes e professoras/es das escolas básicas, a proposta é de a visita constituir-se como possibilidade de formação estética, em um processo que envolva o antes, o durante e após a ida à exposição. Com o desejo de que as paisagens da cidade, das vidas dos sujeitos, dos objetos, dos corpos e dos sonhos possam ser sentidas e significadas diferentemente, e que outras Campinas sejam compostas com e a partir das artes. E as escolas serem um dos protagonistas desse processo.

Advertisement

Escolas e grupos poderão agendar suas visitas por meio de formulário próprio a ser disponibilizado dentro em breve, por meio das equipes do MAV e do MACC. Acesse informações sobre o MAV Unicamp nos seguintes links: www.mav.unicamp.br; https://www.facebook.com/mavunicamp; @mavunicamp e https://www.youtube.com/channel/UCY1q9fPSTf5PPW6ma0j6epQ/featured

Serviço

Exposição “Paisagem sob Inventário”

Advertisement

Dia: De 10 de agosto a 30 de setembro, aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Local: MACC: Av. Benjamin Constant, 1633, Centro.

Telefone para contato: (19) 2515-7095

Advertisement

Entrada franca

*O acesso às salas do Museu obedece aos protocolos de segurança contra a Covid.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare