Connect with us

Eventos

Expoflora apresenta as novidades em flores que ajudam a manter longe a crise do mercado floricultor

Publicado

em

exploflora

Cacto no formato de coração, mandacaru sem espinho, mini-orquídea com até 60 flores, mini-antúrios com flores que podem chegar ao tamanho de uma unha, flores no formato de estrelas, kalanchoes laranja com leve cheiro de mamão papaya ou na cor rosa com flores maiores que as convencionais, ervas em potes para o público gourmet. Essas são apenas algumas das novidades em flores e plantas ornamentais que os produtores de Holambra (cidade a 140 km da capital paulista) apresentam na 36ª Expoflora.

Considerada a fashion week das flores, a Expoflora acontece de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta-feira a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil), sempre das 9h às 19h. Estão sendo esperados cerca de 300 mil visitantes. O evento tem o patrocínio da Coca-Cola, Crystal, Amstel, Ultragaz, Porto Seguro Auto e apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e do Banco do Brasil.

Os lançamentos e as novidades têm contribuído para manter o mercado de flores aquecido e crescente, mesmo nesse período de crise, na contramão de outros setores da economia. Segundo o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, o crescimento previsto para este ano é de 9% em relação ao ano passado e faturamento estimado em R$ 7,2 bilhões.

Expoflora
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento é realizado anualmente para dar as boas-vindas à primavera em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), cidade da região de Campinas, distante 140 km da capital paulista. O evento apresenta ao público as flores e as plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores, fomentando o comércio em todo o país.

A charmosa cidade, uma antiga colônia holandesa, apesar de contar com pouco mais de 13 mil habitantes, é o maior centro comercializador de flores e plantas ornamentais do Brasil. As duas cooperativas de Holambra – Veiling e Cooperflora – respondem por quase a metade (45%) das vendas do setor. Os produtores aproveitam a exposição para lançar novas variedades de flores e plantas no mercado, ditando as tendências no paisagismo e na decoração, ao mesmo tempo em que avaliam a aceitação dos produtos pelo consumidor.

Lançamentos e novidades em Flores

Platycodon “A Star” – flor em formato de estrela (Veiling)
Produtor: Jean Ferreira – Flora Beijo – Holambra
Ela é originária do Japão, embora seja, conhecida como flor balão (pelo formato da flor em botão) ou campainha da China,. Ganhou, no Brasil, o nome de “A Star”, já que suas flores, quando abertas, têm o formato de estrela. Elas chegam ao mercado nas cores blue (azul), pink (rosa) e white (branca). As flores têm tamanho entre 3 e 5 cm e duram e podem durar até 2 semanas e em ambiente em ambiente interno e de 3 a 4 semanas em áreas externas. Ao eliminar as flores murchas, novas flores aparecem.

Lantana Bandana – (Veiling)
Produtor: Jean Ferreira – Flora Beijo – Holambra
Originária da Itália, as bandanas já eram conhecidas na cor amarela no Brasil e usadas, geralmente, nas cercas vivas. A variedade lantana, que está sendo lançada, é mais compacta e traz cores diferentes na mesma flor, como o amarelo, o rosa, o vermelho, o branco e o laranja. Pode ser encontrada agora, também, apenas com flores brancas. Por ser mais compacta, seu uso está sendo recomendado como forração de jardins, principalmente por sua grande durabilidade, que pode chegar a cinco anos e que foi criada com tecnologia para resistir ao sol pleno.

Cactos sem espinhos – Mandacaru e Palma (Veiling)
Produtor: Naturayo
Os espinhos são as folhas dos cactos que, há milênios, pela evolução da planta, ficaram pontiagudas para evitar a perda da umidade e para servir de proteção. Essas variedades sem espinho que estão chegando ao mercado nasceram naturalmente, mas graças a um conjunto de fatores só encontrados no semiárido do Nordeste brasileiro, mais precisamente na região do Ceará: solo (arenoso), temperatura (média de 30 graus e 3.000 horas de sol no ano) e ambiente (árido, com pouca água). Os cactos são muito ornamentais e, agora, sem os espinhos, a planta torna-se acessível a todos os tipos de público, desde os profissionais de decoração e floristas até as crianças. 

Cacto-Coração (Planta-Coração e Flor-de-Cera)
Produtor: Filipini Fontana Plantas Ornamentais – Holambra
O Hoya Kerrii é conhecido popularmente como flor-de-cera ou cacto-coração pelo seu formato. Pertence à família Apocynaceae e está na categoria de cactos e suculentas, trepadeiras e folhagens. A planta é de origem asiática, perene e pode atingir alturas entre 2,4 e 3 metros, ideal para varandas e interiores com boa iluminação. Seus ramos têm raízes aéreas que absorvem nutrientes de matéria orgânica no ambiente. O florescimento acontece durante o verão e conta com diversas flores cerosas pequenas e com um perfume bastante suave.

Miniphalaenopsis – com até 60 flores (Veiling)
Produtor:  Sítio Kiflor Holambra
Essa variedade de miniphalaenopsis tem entre 40 e 50 cm de altura, mas traz como diferencial a quantidade de flores. Uma planta com quatro hastes pode trazer 60 flores, graças ao uso da tecnologia empregada no processo de produção e no tamanho do pote desenvolvido para dar mais volume e reter maior quantidade de água. Antes de serem importadas da Holanda, as mudas são cultivadas em casca de pinus para aumentar a durabilidade.

Mini-antúrio Million Flower – do tamanho de uma unha (Veiling)
Produtor: Terra Viva
Planta compacta, com muitas e pequenas flores (daí o nome Million Flower – milhões de flores, em português). Com folhas também minúsculas, eles têm as proporções perfeitas para decoração de pequenos ambientes ou em arranjos florais mais delicados. Essa variedade de antúrio tem alta durabilidade e faz parte da Coleção Baby Terra Viva. A planta necessita de temperaturas acima de 15ºC e meia-luz (não pode ficar no sol direto) e deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana.

Antúrio Michigan (Veiling)
Produtor: Terra Viva
Já o antúrio Michigan destaca-se por suas flores extragrandes e pela aparência brilhante. A flor vermelha tem o formato de um coração e pode chegar a até 19 cm de tamanho. A planta pode atingir 90 cm de altura. Como toda planta tropical, o Michigan precisa de temperaturas acima de 15º C e meia-luz (não pode ficar no sol direto), base do vaso sempre úmida e aerada, com rega de 2 a 3 vezes por semana, sendo que uma delas pode ser feita por cima da planta. O antúrio tem produção o ano todo.

Tuia Baby (Veiling)
Produtor: Terra Viva
As tuias são muito utilizadas como “árvores de Natal naturais”. Na versão Baby, são apresentadas em um tamanho bem mais compacto. Elas têm um cheirinho de limão e são ideais para decorar mesas. As plantas de pequeno porte são sucesso na Europa e vêm conquistando cada vez mais o mercado nacional pela delicadeza, charme e graciosidade, além da facilidade de se adequar a qualquer ambiente. Originária da Inglaterra, a Tuia Holandesa é uma planta da família das Cupressáceas Macrocarpa e simboliza a confraternização e a saúde. Por isso são muito utilizadas na época das festas natalinas como árvore de Natal. Fácil de cuidar, a Tuia gosta de meia-sombra, locais de clima ameno e bem iluminados. A produção acontece o ano todo.

Rosas Charm Avalanche – Lêonidas, Red Alert, Vania e Candy (Cooperflora)
Produtor: Grupo Reijers
Fazendas Dallas, Vega, Vale Verde, Vale das Flores (Andradas/MG)
A Rosa Charm Avalanche, lançada no ano passado e caracterizada por contar, em uma única haste, com um botão padrão e de dois a quatro brotos auxiliares, chega em novas cores: chocolate (Leônidas), vermelha (Red Alert), cor de rosa (Candy Avalanche) e bicolor com dois tons de cor de rosa (Vânia). Por ter mais de uma flor por haste, essa variedade garante um volume maior, ideal para buquês e arranjos florais. A apresentação em vaso com água também fica muito bonita.

Rosa Piano – Romantic Antique (Cooperflora)
Produtor: Grupo Reijers
Em tom rosa envelhecido, essa variedade tem muitas pétalas e um formato diferenciado de botão. Elas podem, tranquilamente, concorrer com as peônias, que são flores importadas e, portanto, geralmente mais caras no mercado.

Kalanchoe Chloe  – com leve cheiro de mamão papaya (Veiling)
Produtor: Grupo Swart
O Chloe, variedade de kalanchoe dobrado, nem bem chegou ao mercado nacional e já conquistou a decoração das mesas de café da manhã por apresentar duas importantes características: sua alegre cor laranja desperta o apetite e o seu leve perfume lembra o cheiro de mamão papaya. Essa variedade veio da Dinamarca e é resistente ao hormônio do envelhecimento (etileno), o que faz com que as flores permaneçam vistosas, tranquilamente, por mais de cinco semanas no vaso, se cuidadas com pouca água e média luminosidade. Pode ser encontrado nos potes 6, 11 e 15.

Kalanchoe Maxine – com flores maiores (Veiling)
Produtor: Grupo Swart
Na cor rosa claro, tem como diferencial o tamanho das pétalas de suas delicadas flores, bem maiores do que as convencionais. Chega a medir cerca de 15 mm, contra os 9 mm da pétala de um kalanchoe convencional. A variedade também foi desenvolvida na Dinamarca pela empresa de melhoramento genético Knud Jeppesen com resistência ao etileno e, portanto, a durabilidade das flores é de cerca de cinco semanas. Também está sendo produzido em pote 15.

Violeta-persa – Exacum affine
Produtora: Conny Maria de Wit / Propagação das mudas: SBW do Brasil
A Exacum affine, conhecida como violeta-persa ou violeta-da-pérsia, é uma charmosa planta com folhas cerosas e verde-escuras. As flores são azuis, perfumadas, com cinco pétalas e o centro amarelo. Cultivada normalmente em vasos e em jardineiras, a violeta-persa é indicada para interiores de residências e até mesmo para jardins, com a vantagem de ter floração o ano todo.

Petúnia bicolor (Amore) – pétalas com novas cores na forma de coração
Produtora: Conny Maria de Wit /Propagação das mudas: SBW do Brasil
Originárias da América do Sul, depois de cruzamentos e melhoramento chegam ao mercado com novas quatro variedades bicolores da coleção Amore (com desenho na forma de coração nas pétalas): amarela e vermelha, marrom escuro e laranja, rosa e branco, e roxa e branca – Cabernet. Elas adaptam-se aos ambientes compactos e, também, aos jardins suspensos, pois apresentam alta performance e são bastante resistentes ao calor e a doenças.

Crisântemo Indianápolis (Veiling)
Produtora: Maritha Domhof
No ano passado, essa variedade de crisântemos foi apresentada nas cores rosa e branca. Agora chega ao mercado na cor amarelo forte. A flor tem cerca de 15 cm de diâmetro e pode durar cinco semanas se deixada em local arejado, luz indireta e receber pouca água. Pode ser usada em buquês ou na decoração de casas e de escritórios. Essa variedade não apresenta toxidade nem nas folhas e nem nas flores.

Amaryllis – Tulipa Brasileira
Produtor: SV Flowers
A novidade deste Amaryllis, também conhecido como açucena ou tulipa brasileira, é que a planta não precisa de rega, pois já recebeu um tratamento de umidade no bulbo que foi envolto em material especial. Além disso, a embalagem a torna muito decorativa. Está disponível na sua tradicional cor vermelha. Quando as pétalas caem, é necessário cortar a haste um centímetro acima do bulbo e regá-la a cada cinco dias para que floresça novamente.

Ervas Gourmet
Produtor: All Garden
A proposta é proporcionar que as pessoas cultivem ervas em casa de uma forma rápida, prática, simples, natural e segura dentro de potes. O kit é formado um pote lacrado, uma pastilha de turfa (substrato vegetal) e um pacote de sementes de temperos (manjericão, cebolinha, alecrim, hortelã), de planta ornamental (cacto) e de erva do gato (para pets). Basta colocar a turfa no pote, adicionar 300 ml de água limpa e esperar por uma hora para a preparação do substrato. Depois, basta despejar as sementes de forma circular, tampar, deixar em um ambiente claro e esperar que as plantas germinem. Quando as plantas atingirem a tampa, o pote deve ser aberto e, em alguns dias, as plantas estarão prontas para o consumo.

Serviço:
36ª Expoflora
Localização:
 Holambra/SP
Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$ 46,00
Onde comprar: na bilheteria do Parque da Expoflora (nos dias do evento), no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1499 / (19) 3802-1421

Eventos

Parque D. Pedro Shopping traz semana do consumidor com descontos de até 50%

Publicado

em

Por

Para fomentar as vendas de seus lojistas e continuar a oferecer seus serviços com segurança e comodidade para os seus clientes, o Parque D. Pedro Shopping traz ações e descontos especiais para a Semana do Consumidor. De 15 a 21 de março, as lojas do shopping terão descontos de até 50% em seus produtos para compras feitas pelo sistema Compre e Retire e desconto especial no Compre Online, plataforma de e-commerce especializada do empreendimento.

As lojas do empreendimento trabalharão com descontos exclusivos para a Semana do Consumidor que chegam até a 50%. A campanha conta com aparelhos celulares com R$ 600 de desconto, além de perfumaria, roupas e sapatos com até R$ 150 e muito mais. As ofertas serão divulgas pelas redes sociais do shopping ao longo da semana. Para garantir os melhores produtos pelos melhores preços, basta que o cliente entre em contato com o lojista por meio dos canais de comunicação dispostos no site do Parque D. Pedro Shopping e realizar a compra diretamente com ele. A retirada será feita pelo Compre e Retire, sistema drive thru, garantindo a segurança total de cliente e lojista.

Na plataforma online de vendas, as lojas participantes aderiram a um sistema de desconto através do cupom COMPRE25OFF, e frete grátis. Para utilizá-lo, basta que o usuário faça suas compras e, ao entrar na área de pagamento, digite o código na área indicada. O desconto será aplicado automaticamente no valor final dos produtos. As mercadorias poderão ser retiradas no Compre e Retire do Parque D. Pedro Shopping ou recebidas diretamente em casa pelo sistema de delivery da plataforma, com entrega programada para o mesmo dia.

A ação visa, além de incentivar a venda de produtos dos lojistas do Parque D. Pedro Shopping, oferecer segurança e cuidado para os clientes durante as compras. Todos os produtos entregues pelo Compre e Retire são higienizados previamente pelo vendedor, e não é necessário que o cliente saia do carro para busca-lo ou efetuar o pagamento, que pode ser realizado por aproximação de cartões de crédito e débito. Além de retirá-los diretamente com os vendedores, é possível encontrar as mercadorias nos lockers, armários inteligentes localizados na estrutura. Já para as compras por delivery, os produtos são higienizados também antes da entrega, realizada por uma empresa especializada.

Continue Lendo

Eventos

Murilo Couto apresenta “Gala Seca” no Teatro Paulo Autran, em Americana

Publicado

em

Por

Apresentação da comédia stand-up será na sexta-feira, 26 de fevereiro, às 20h. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira)e R$ 30,00 (meia-entrada). A classificação etária é de 14 anos. Vendas na bilheteria do Teatro das 8h às 12h e 13h às 17h e no site www.ingressodigital.com.

“Gala Seca” é uma gíria da região Norte do Brasil, usada para falar de pessoas com comportamento idiota e desatento. Não por acaso a expressão nomeia o novo e terceiro show de comédia stand-up do humorista Murilo Couto cujo texto é baseado em relatos de situações de toda sua vida. “As piadas de Gala Seca” são bem focadas em mim mesmo. Conto histórias desde a minha infância até os dias de hoje. Falo de como a feiura me ajudou profissionalmente, do meu primeiro beijo, das tentativas de ser estiloso na adolescência. Tudo bem vergonhoso”, admite o humorista

O espetáculo, com 80 minutos de duração e classificação etária de 14 anos terá apresentação única na sexta-feira, às 20h, no Teatro Paulo Autran, situado à Rua Belém, 233, Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Americana. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira)e R$ 30,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro das 8h às 12h e 13h às 17h e no site www.ingressodigital.com .  “Todos vão rir da desgraça alheia”, garante Murilo, alertando que não aceitará chororô de quem perdeu “o maior show da história do planeta”.

Sobre Murilo Couto

O comediante paraense e repórter do late show “The Noite com Danilo Gentili” (SBT) também faz parte do elenco do “Em Pé na Rede”, primeiro grupo de stand-up comedy da região Norte do Brasil. Além disso, cria todo o conteúdo para seu canal do YouTube, que conta com mais de um milhão de inscritos. Nas horas vagas, se dedica à sonhada carreira como rapper.  Murilo começou sua carreira fazendo teatro em Belém (PA), em 2004, mas ficou conhecido apenas em 2009 quando fez parte do elenco de “Malhação” (TV Globo). Em 2016, ao lado de Tatá Werneck, Maurício Meirelles, Marco Gonçalves e Nil Agra, comandou o programa de humor e música “Estranho Show de Renatinho” (Multishow) e integrou a Banda Renatinho. No mesmo ano, disputou, na Finlândia, as etapas finais do prêmio “A Pessoa Mais Engraçada do Mundo”, promovido pelo clube de comédia americano Laugh Factory.

Seu primeiro show de stand-up comedy, “Eu, Eu Murilo”, estreou na Netflix em 2017 e, no ano seguinte, o comediante viajou pelo país quando gravou seu segundo DVD “Fazendo Suas Graça”. Ainda em 2018, lançou cinco singles de rap -um deles em parceria com o RapBox – em todas as plataformas digitais de música através da distribuidora internacional OneRPM e, ainda estreou no cinema, ao lado dos humoristas Danilo Gentili, Léo Lins, Dani Calabresa, como um dos protagonistas de “Exterminadores do Além”. Também participou de “O Amor Dá Trabalho”, de Leandro Hassum. O comediante pode ser visto nas séries “Drunk History” e “Entre Risos”, ambas no canal Comedy Central.

Serviço

Comédia stand-up “Gala Seca”

Data: 26 de fevereiro, 6ª feira.

Horário: às 20h    

Local: Teatro Paulo Autran – End: R. Belém, 233 – Jd. Nossa Senhora de Fátima

Classificação etária: 14 anos

Duração: 80 minutos

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)

Vendas: Bilheteria do Teatro – das 8h às 12h e 13h às 17h e no site www.ingressodigital.com

Informações: (19) 3461-3045 – www.teatrogt.com.br

Continue Lendo

Eventos

Sarau Viva Nordeste – 2ª edição encerra fevereiro com cinema, música e literatura

Publicado

em

Por

Com um elenco que reúne mais de 50 artistas sediados principalmente em Campinas/SP, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, que acontece até 27 de março, encerra sua programação de fevereiro de forma bem eclética, com apresentações voltadas a música, cinema e até literatura. Os eventos são gratuitos, com transmissões no canal do Youtube e no Facebook.

Na quinta-feira (25), às 19h30, o foco é o cinema, com uma roda de conversa sobre animação nordestina com a escritora e roteirista Alba Liberato, da Bahia, e a animadora Marila Cantuária, de Pernambuco. O evento terá mediação do co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, o cineasta Maurício Squarisi, que há mais de 45 anos se dedica à produção cinematográfica de animação do Brasil.  Nascida em Salvador, Alba Liberato leva para suas obras o requinte do pensamento erudito com a beleza essencial da cultura popular. Entre seus trabalhos estão os roteiros para os longas de animação Boi Aruá e Ritos de Passagem, além do curta-metragem animado  Amarilis, dirigidos por Chico Liberato. Já Marila Cantuária  representa uma nova geração do mercado audiovisual. Desde 2010 trabalha como roteirista, diretora de animação, fotógrafa, ilustradora, editora e oficineira. É co-fundadora do selo de animação Produções Ordinária.

O Grupo Bolero Freak agita a noite de sexta-feira (26) com um show às 19h30.Na palestra espetáculo “Nordeste Cult”, o grupo explora a multiplicidade artística com música, teatro, circo e poesia pulsando em um ritmo alegre, ora debochado, ora provocativo, político e sempre visceral. A banda nasceu em 2017, em São Paulo, com o desejo de criar um espetáculo em homenagem aos 50 anos do disco antológico Tropicália ou Panis et Circenses. De lá para cá, a Bolero Freak já acumula importantes conquistas, como a premiação no “1° Concurso de Música de Rua do Pátio Metrô São Bento – Toca Aí”,  participação em festivais como Nômade, Festival Pinheiros, Festival Internacional de Circo e até experiência no teatro, como banda residente e parte do elenco na peça “O Rei da Vela”, remontagem histórica de 2018 dirigida por Hugo Possolo, da Cia dos Parlapatões.  

 “Ler é Uma Viagem” é o nome do próximo Grande Sarau, que acontece no sábado (27), a partir das 14h, celebrando a literatura. Dentre os convidados, estão Moreira de Acopiara, Katia Fonseca, Luciano Braga e Suzana Montauriol. A literatura de cordel, que desde 2018 é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil, estará bem representada. Nascido no Ceará, Moreira de Acopiara é poeta e dramaturgo, autor de 26 livros e mais de 200 folhetos de cordel. Escritor de literatura de cordel, contos e poesia, Luciano Braga também é professor de arte, com especialização em Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, História e Cultura africana. Já a atriz, autora teatral, jornalista e ativista na área de Direitos Humanos Katia Fonseca traz para o Sarau “O Poder da Palavra”, uma apresentação sobre a vida e a obra de Torquato Neto, escritor, poeta, letrista e jornalista piauiense. Completando o elenco, Suzana Montauriol é psicopedagoga, escritora, poeta, cantora, atriz e contadora de histórias há 35 anos. Idealizadora do primeiro curso no Brasil de Educação com ênfase em contação de histórias, pela Univida/Facibra, ela se apresenta ao lado do músico Carlos Rezendes.

O Grande Sarau conta ainda com dois quadros fixos: “É mermo, Cabra?!”, com Miro Cena apresentando histórias e causos do Nordeste; e “Mão Molenga”, com narrativas animadas com os bonecos mamulengos de Denna Sossai.

Oficinas Culturais Gratuitas

Atração à parte no Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, as oficinas culturais também são gratuitas, mas é preciso fazer uma inscrição antecipada pelo site www.sarauvivanordeste.com.br para garantir a participação.

Na oficina “Capas de Cordéis”, que começa no dia 08 de março, os participantes poderão conhecer técnicas da xilogravura, gravura com isopor, argila e colagem para o desenvolvimento de capas de cordéis com a utilização de materiais que normalmente seriam descartados. O encontro do cordel com a xilogravura pretende oferecer aos participantes um mergulho poético, artístico e literário pela cultura regional nordestina e suas manifestações artísticas populares, a partir da produção de cordéis, retratados em versos, rimas, métricas e xilogravuras. A oficina de “Música Popular Nordestina” propõe apresentar aos participantes os folguedos e suas estruturas melódicas, harmonias, características e instrumentação, com práticas voltadas à mistura do tradicional com o popular. As três oficinas têm acompanhamento de intérpretes de libras, e encerrando a programação, haverá ainda uma oficina de Construção de Bonecos com Sucata.

 Sobre o Sarau Viva Nordeste

Ao longo dos meses de fevereiro e março de 2021, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, festival virtual de homenagem à cultura nordestina, abre espaço para diversas apresentações de artistas sediados no estado de São Paulo, especialmente em Campinas/SP. São vários formatos: os ‘saraus aperitivos’ são uma espécie de pocket show virtual, que acontecem à noite, durante a semana; as rodas de conversa trazem à tona diálogos com coletivos e movimentos que têm o Nordeste como referência em seus fazeres artísticos. Com edições semanais, as palestras espetáculos querem despertar no público a sensação de estar em uma grande plateia, como num teatro, casa de show ou centro cultural. Os sábados são reservados para os Grandes Saraus, com mais de três horas de duração, reunindo numa mesma tarde diferentes artistas e variadas performances. Todos os eventos são transmitidos ao vivo pelas redes sociais. 

Esta nova edição do Sarau Viva Nordeste foi selecionada pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc 40/2020, e tem produção da Diálogos Produções Culturais. O projeto nasceu do encontro da cordelista pernambucana, arte educadora e jornalista Dani Almeida com a produtora cultural campineira Janice Castro. Engajada em diversas atividades nos espaços culturais de Campinas, a dupla decidiu fortalecer o espaço para a cultura nordestina a partir da sua região. 

SERVIÇO

Sarau Viva Nordeste – 2ª Edição

Até 27 de março de 2021

Programação completa: www.sarauvivanordeste.com.br

Transmissão: Youtube e  Facebook 

Próximos eventos de fevereiro:

25/02 – (5ªf) – 19h30 – Roda deConversa: A mulher nordestina no cinema, com Mulheres nordestinas na 7ª arte.

26/02 – (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Nordeste Cult, com o Grupo Bolero Freak

27/02 – (sáb) – 14h – Grande Sarau: Ler é uma Viagem, com Moreira de Acopiara, Katia Fonseca, Luciano Braga e Suzana Montauriol.

Programação de março:

04/03 – (5ª) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas, com  Vanessa Oliveira.

05/03 – (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Mulheres em ação na arte do cordel, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

06/03 – (sáb) – 14h – Grande Sarau: Força Feminina Nordestina, com Bill Dias (música e poesia), Maria Cândida (contação de histórias), Trio Maria Lua (forró pé-de serra), Tin Tin Alves e Luciano Braga (teatro e poesia).

08 a 11/03 –  das 14h às 15h – Oficina Capas de Cordéis, com Nireuda Longobardi (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

11/03 (5ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Afronordestinas, com o Grupo La Cantante de La Trinidad e sus hijos.

12/03 (6ªf) – 19h30 – Roda de Conversa: Cordéis Femininos nas Bibliotecas, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

15/03 a 18/03 – das 10h às 11h – Oficina: Encontro do cordel com a xilogravura, com Marco Haurélio e Lucélia Borges (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

18/03 (5ªf) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Fadices e Bruxarias nas Terras do Cangaço, com  Suzana Montauriol e Carlos Rezendes.

19/03 (6ªf)  – 19h30 – Palestra Espetáculo: No ritmo do Coco, com o Grupo Coco Yiawarete

20/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste do faz e conta e encanta, com Cleusa Santo (contação de histórias), Samuel de Monteiro (cordel), Juliana Firmo (teatro) e Aldy Carvalho (música regional).

22 a 25/03 – das 14h às 15h – Oficina: Música Nordestina, com Gilber Souto Maior (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

23 a 26/03 – das 10h às 11h – Oficina: Construção de Bonecos com Sucata, com Grumaluc – Teatro de Bonecos  (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br)

25/03 (5ª ) – 19h30 – Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas, comChef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian.

26/03 (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos, com o Grupo Último Tipo.

27/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste Circense, com Palhaço Custelinha (performance circense), Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), Varneci Nascimento (cordéis divertidos)  e Ana Person (música).

Continue Lendo

Portal Hortolandia


Sumare





Recentes




Populares