Connect with us

Geral

Evento inovador com ampla programação une a região em grande palco digital

imagem 54

 

Todas as praças unidas em uma única grande praça digital. Essa é a grande sacada da edição 2021 do Circuito Sesc de Artes, que, em virtude da pandemia de Covid-19, acontece totalmente on-line em 157 municípios do nosso Estado. Na região de Campinas serão (além da própria Campinas) oito as cidades que receberão o projeto, que contará com dezenove atividades referentes as artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias. O evento começa nesta quarta-feira, 8 de setembro e vai até o dia 19 de setembro.

 

Advertisement

O Circuito Sesc de Artes é uma parceria do Sesc com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e o Sindicato do Comércio Varejista. Mais informações no site https://circuito.sescsp.org.br/

 

Em sua 12ª edição, o evento terá ainda a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente e acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais visando estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

Advertisement

 

De acordo com Cássio Quitério, coordenador do Circuito Sesc de Artes 2021 pelo Sesc Campinas, uma vez que a programação toda acontece de maneira remota, o link realizado com as cidades participantes, ao contrário das outras vezes, não será através da apresentação de artistas em praças dos municípios escolhidos e sim, no diálogo com artistas, produtores e gestores da cultura em cada uma das cidades, para a elaboração e realização das atividades.

 

Advertisement

“Tanto para as atividades realizadas e transmitidas ao vivo, quanto para aquelas pré-gravadas, buscamos esse diálogo no intuito de provocar um pertencimento ou uma identificação com as redes que já existem e tem um lastro territorial em cada uma das cidades. Assim, fica marcado um motivo pelo qual as pessoas que residem e vivenciam as cidades possam optar pelas atividades do Circuito Sesc diante da enxurrada de ofertas que a internet e as redes sociais propiciam diariamente”, explica Quitério.

 

SOBRE AS ATIVIDADES ON-LINE

Advertisement

 

“Práticas para Reencantar o Mundo – Narrativas Coreográficas On-Line – Vivências” (Dias 8, 9 e 10/9, quarta, quinta e sexta, entre 10h e 21h – Grátis – 16 anos) abre a programação, trazendo a dança para o centro do palco. A atividade, que propõe a construção de tempo e de espaço de performance junto ao público voluntário, cria dimensões variadas de conexão em dança e afetos e é composta por encontros individuais virtuais oferecidos a doze pessoas que já possuam vivência e interesse em dança e que serão selecionadas por meio de um formulário de inscrição. Ao final, a partir da colagem de narrativas coreográficas criadas em encontros individuais com os participantes, a coreógrafa e bailarina Cibele Ribeiro apresenta uma performance solo (dia 17/9, sexta, às 19h30 – Grátis – 12 anos).

 

Advertisement

Além da dança, o circo e o teatro também estão presentes e o palhaço tem os holofotes sobre si. “A Beleza do Ridículo – Introdução à Palhaçaria” (dias 8, 9 e 10/9, quarta, quinta e sexta, das 18h às 22h, e dia 11/9, sábado, às 15h – Grátis – 16 anos), oficina on-line de introdução a esta arte, tem como foco a experimentação do estado sensível do ridículo, no prazer do jogo e nas diferentes qualidades corporais que podem compor a figura do “palhaçe”, palhaço ou palhaça.

Posteriormente, acontecerá, como conclusão desta oficina, um exercício cênico on-line em uma transmissão aberta a todos (dia 12/9, domingo, às 20h – Grátis – 12 anos).

 

Advertisement

“Dramaturgia e o Corpo Afetivo da Palhaça/o/e” (dias 13, 14, 15 e 16/9, de segunda a quinta, das 14h às 18h – Grátis – 16 anos) é a segunda oficina sobre o tema. Richard Riguetti, do grupo Off-Sina e Michel Robim, ator, dançarino e coreógrafo, buscam articular as relações fundamentais na poética da Palhaçada e do Brincante: as relações pessoa x palhaça/o/e; palhaça/o/e x palhaça/o/e; palhaça/o/e x objeto; palhaça/o/e x público. Nos quatro encontros que compõem a oficina, o erro será abordado dramaturgicamente como parte do enredo, transpassando o corpo de cada palhaça/o/e. Um exercício cênico aberto e on-line (dia 17/9, sexta, às 20h – Grátis – 12 anos) também será apresentado ao final.

 

Além da palhaçaria, o ilustre grupo teatral LUME terá veiculada uma de suas grandes obras. “O que Seria de Nós sem as Coisas que Não Existem?” (dia 15/9, quarta, às 19h – Grátis – Livre), que conta a história de três chapeleiros cientistas aposentados, ajudados por um jovem aprendiz, que se reúnem na madrugada silenciosa de uma antiga fábrica para construir o “chapéu perfeito”. Sob esse pretexto, diretor e atores criaram uma fábula cuja dramaturgia parte do real para construir um evento puramente teatral.

Advertisement

Paixões, medos e ilusões presentes nas histórias de vida de operários desta fábrica, alguns aposentados e outros ainda em atividade, foram o ponto de partida para a criação de personagens aparentemente fantásticos.

 

No campo literário, quem domina a área são os MC’s. O bate-papo “As Batalhas de MC’s dentro do Cenário do Hip Hop” (dia 8/9, quarta, às 20h – Grátis – 16 anos) levanta uma série de questões sobre improvisação, música e sociedade, lançando o evento “Batalhas de MC’s no Circuito Sesc de Artes” (dias 11, 12 e 18/9, sábados e domingo, às 17h30 – Grátis – 16 anos), onde rimadores e rimadoras de diferentes cidades da região de Campinas mostram seus melhores improvisos em um torneio-demonstração.

Advertisement

 

O “Sarau à Deriva/Parada Poética na Cidade” (dias 14, 15, 16 e 17/9, de terça a sexta, das 18h30 às 18h45 – Grátis – 16 anos), por sua vez, apresenta pílulas poéticas em vídeos de cinco minutos, com quatro artistas carregando pela cidade de Nova Odessa duas poltronas vermelhas, uma caixa de discos de vinil, um gramofone e alguns lambe-lambes para realizar micro saraus, que se instalam em diversos lugares da cidade para ressignificar a paisagem.

 

Advertisement

Encerrando o tema, “Ateliê de Escrita – Historiografias Independentes” (dias 9, 14 e 16/9, terça e quintas, das 19h30 às 21h30 – Grátis – 16 anos) realiza três encontros de leitura, escrita e trocas, centrados no desafio de escrever a partir de fatos históricos locais e regionais e partindo de perspectivas outras diante da chamada “história oficial”. Os encontros trarão elementos e discussões presentes em métodos e técnicas da crítica historiográfica.

 

Na sétima arte e na música, os “Primeiros Acordes do Cinema Feitos por Mulheres” exibe três curtas-metragens realizados no início do século 20 por diretoras nos primórdios das projeções em grandes telas. As trilhas sonoras são compostas por integrantes da banda Jazzmin’s (SP) e executadas com a participação de musicistas da Banda Lira de Serra Negra e de organizações musicais de Mogi Guaçu. Cada exibição será aberta por comentários sobre as películas, feitos pela pesquisadora de cinema Vivian Malusá e depoimentos das musicistas envolvidas no projeto. O francês “As Consequências do Feminismo” (dia 17/9, sexta, às 19h – Grátis – Livre), de Alice Guy, e os norte-americanos “Suspense” (dia 18/9, sábado, às 19h – Grátis – Livre) e “When Little Lindy Sang” (dia 19/9, domingo, às 19h – Grátis – Livre) serão os filmes apresentados.

Advertisement

 

Para o público infantil, “Rádio Sucata – Música, Histórias e Oficina de Construção de Instrumentos Musicais” apresenta quatro vídeo-encontros on-line dedicados às crianças e famílias, compostos por apresentações instrumentais de música infantil comentadas, contações de histórias musicadas, mini oficinas de construção e uso de instrumentos concebidos a partir da sucata. Serão produzidos um tamborzinho de lata (dia 11/9, sábado, das 16h30 às 17h30 – Grátis – Livre), uma pandeirola de papelão (dia 12/9, domingo, das 15h às 16h – Grátis – Livre), um kazoo de garrafa (dia 18/9, sábado, das 16h30 às 17h30 – Grátis – Livre) e uma castanhola de tampinha (dia 19/9, domingo, das 15h às 16h – Grátis – Livre).

 

Advertisement

Por fim, no campo das artes visuais, o “Pensando Além da Caixa” (dias 8, 10, 14, 16 e 18/9, quarta, sexta, terça, quinta e sábado, às 16h – Grátis – Livre) exibe uma série de cinco episódios em vídeo que retrata a diversidade das poéticas visuais utilizadas por artistas da cidade de Americana, no contexto do lançamento da galeria virtual BOX 3, composta por obras realizadas a partir de uma provocação do TREZ – Coletivo de Arte.

 

Fique ligado e curta a programação do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais! Para mais informações, basta acessar o site circuito.sescsp.org.br.

Advertisement

DIA 8/9 | quarta-feira

 

Dança :: PRÁTICAS PARA REENCANTAR O MUNDO – NARRATIVAS COREOGRÁFICAS ON-LINE – VIVÊNCIAS

Advertisement

Com a coreógrafa e bailarina Cibele Ribeiro. Atividade que propõe a construção de tempo e de espaço de performance junto ao público voluntário, criando dimensões variadas de conexão em dança e afetos. É composta por encontros individuais virtuais, oferecidos a doze pessoas que já possuam vivência e interesse em dança e que serão selecionadas por meio de um formulário de inscrição. Ao final, haverá uma performance solo de Cibele Ribeiro.

Dias 8, 9 e 10/9, quarta, quinta e sexta, entre 10h e 21h, conforme agendamento dos inscritos.

Grátis. 16 anos.

Advertisement

Inscrições limitadas mediante o preenchimento de um formulário direcionado, exclusivamente, às cidades de Americana, Hortolândia, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Serra Negra.

Link para o formulário:

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CSnQsYMNLEG-vtUEzuuJyk-Hdcc7Y7lBmvnDA_UlkG9UMTAxTFI2QjlOMlpFSERGV09CQ1VPRDhKMy4u

Advertisement

 

Artes Visuais :: PENSANDO ALÉM DA CAIXA

Com produção do Coletivo TREZ, de Americana/SP. Série de cinco episódios em vídeo que retrata a diversidade das poéticas visuais utilizadas por artistas da cidade de Americana no contexto do lançamento da galeria virtual BOX 3, composta por obras realizadas a partir de uma provocação do TREZ – Coletivo de Arte.
* Atividade com participação de artistas da cidade de Americana.

Advertisement

Dias 8, 10, 14, 16 e 18/9, quarta, sexta, terça, quinta e sábado, às 16h.

Grátis. Livre.

Assista no YouTube do Sesc Campinas :: youtube.com/sesccampinas

Advertisement

Circo + Teatro :: A BELEZA DO RIDÍCULO – INTRODUÇÃO À PALHAÇARIA

Com Naomi Silman, do LUME Teatro. Oficina on-line de introdução à palhaçaria voltada a estudantes de teatro, atores e atrizes amadores e profissionais, “palhaçes”, com foco na experimentação do estado sensível do ridículo, no prazer do jogo e nas diferentes qualidades corporais que podem compor a figura do “palhaçe”, palhaço ou palhaça. Um processo único e pessoal.

Dias 8, 9 e 10/9, quarta, quinta e sexta, das 18h às 22h.

Advertisement

Dia 11/9, sábado, às 15h.

Grátis. 16 anos.

Inscrições limitadas mediante o preenchimento de um formulário direcionado, exclusivamente, às cidades de Americana, Hortolândia, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Serra Negra.

Advertisement

Link para o formulário:

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CSnQsYMNLEG-vtUEzuuJyk-Hdcc7Y7lBmvnDA_UlkG9UNFdKSjhIUjFaWUNUNFM3UDBCS0g3QTJWTS4u

 

Advertisement

Literatura :: AS BATALHAS DE MC´S DENTRO DO CENÁRIO DO HIP HOP – BATE-PAPO

Com Kamau, Mamuti (Circuito Paulista de Batalhas de MC´s) e as MC´s Gabi Nyarai e Clara Lima. Apresentação e mediação: Max B.O.. O que são as batalhas de rima que, antes da pandemia, atraíam as pessoas para as praças onde eram realizadas? Qual é a relevância das batalhas dentro da cena de hip hop no estado de São Paulo, no Brasil e no mundo? Existem técnicas específicas para improvisar com as palavras dentro de uma batalha? Essas e outras questões são tema desse bate-papo ao vivo on-line, que lança o torneio de Batalhas de MC’s no Circuito Sesc de Artes.

Dia 8/9, quarta, às 20h.

Advertisement

Grátis. 16 anos.

Assista no YouTube do Sesc Campinas :: youtube.com/sesccampinas

* Com interpretação em Libras.

Advertisement

 

DIA 9/9 | quinta-feira

 

Advertisement

Literatura :: ATELIÊ DE ESCRITA – HISTORIOGRAFIAS INDEPENDENTES

Com Gabriela Simonetti Trevisan e Mariana Spaulucci Feltrin, do coletivo Historiadores Independentes de Carioba, de Americana/SP. Três encontros de leitura, escrita e trocas, centrados no desafio de escrever a partir de fatos históricos locais e regionais, partindo de perspectivas outras diante da chamada “história oficial”. Os encontros trarão elementos e discussões presentes em métodos e técnicas da crítica historiográfica.

* Atividade com participação de artistas da cidade de Americana.

Advertisement

Dias 9, 14 e 16/9, terça e quintas, das 19h30 às 21h30.

Grátis. 16 anos.

Inscreva-se no link sescsp.org.br/inscricoes, a partir das 14h do dia 2/9. Vagas limitadas. Atividade na plataforma Microsoft Teams, através do envio de link, até o dia da atividade, apenas para os inscritos.

Advertisement

DIA 11/9 | sábado

 

Infantil – Música + Literatura :: RÁDIO SUCATA – MÚSICA, HISTÓRIAS E OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Advertisement

Com o músico Paulo Salmaci, de Mogi Mirim, e a atriz e contadora de histórias Maria Angélica Urbano, de Mogi Guaçu. Quatro vídeo-encontros on-line dedicados às crianças e famílias, compostos por apresentações instrumentais de música infantil comentadas, contações de histórias musicadas, mini oficinas de construção e uso de instrumentos construídos a partir da sucata. Acompanhe a divulgação nas redes sociais do Sesc Campinas para saber quais materiais serão usados na concepção destes instrumentos e participe fazendo seus comentários.

* Atividade com participação de artistas das cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

 

Advertisement

RÁDIO SUCATA I – O PULO DO SAPO

Música: Sapo Cururu. Instrumento a ser construído: tamborzinho de lata. História: O Sapo e o Boi.

Dia 11/9, sábado, das 16h30 às 17h30.

Advertisement

Grátis. Livre.

Assista no YouTube do Sesc Campinas :: youtube.com/sesccampinas

 

Advertisement

Literatura :: BATALHAS DE MC’S NO CIRCUITO SESC DE ARTES

Organização: Mamuti – CPBMC / Juradas: MC Clara Lima e MC Gabi Nyarai / Apresentação: Max B.O. / Bases musicais: Família de Rua. Rimadores e rimadoras de diferentes cidades da região de Campinas mostram seus melhores improvisos em um torneio-demonstração de batalhas. Os/as MC´s participantes foram escolhidos por uma comissão regional de organizadores de batalhas e disputaram uma seleção prévia realizada pelo Circuito Paulista de Batalhas de MC´s, tendo a chance de representarem suas cidades nas eliminatórias e irem para a final com outros MC´s das regiões de Piracicaba, Sorocaba e Jundiaí. Para a fase eliminatória da região de Campinas estão classificados o MC Caldas, de Americana; o MC NGO, de Mogi Guaçu; o MC Inokoshi, de Mogi Mirim; e a MC MK, de Hortolândia.

Dias 11, 12 e 18/9, sábados e domingo, às 17h30.

Advertisement

Grátis. 16 anos.

Para acompanhar, votar nas melhores rimas e improvisos e receber o link da transmissão ao vivo, acesse o link abaixo.

* Com interpretação em Libras.

Advertisement

Link para o formulário:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=CSnQsYMNLEG-vtUEzuuJyn_h_mQ-rIBBo0Gz6GRCCypUMjJGTDUyWUpCQjJXWjRFVENGRVlVSktSMi4u

 

Advertisement

DIA 12/9 | domingo

 

Infantil – Música + Literatura :: RÁDIO SUCATA – MÚSICA, HISTÓRIAS E OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Advertisement

Com o músico Paulo Salmaci, de Mogi Mirim, e a atriz e contadora de histórias Maria Angélica Urbano, de Mogi Guaçu. Quatro vídeo-encontros on-line dedicados às crianças e famílias, compostos por apresentações instrumentais de música infantil comentadas, contações de histórias musicadas, mini oficinas de construção e uso de instrumentos construídos a partir da sucata. Acompanhe a divulgação nas redes sociais do Sesc Campinas para saber quais materiais serão usados na concepção destes instrumentos e participe fazendo seus comentários.

* Atividade com participação de artistas das cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

 

Advertisement

RÁDIO SUCATA II – SEM MÚSICA, A VIDA SERIA UM ERRO

Música: Ciranda Cirandinha. Instrumento a ser construído: pandeirola de papelão. História: A Cigarra e a Formiga.

Dia 12/9, domingo, das 15h às 16h.

Advertisement

Grátis. Livre.

Assista no YouTube do Sesc Campinas :: youtube.com/sesccampinas

 

Advertisement

Circo + Teatro :: A BELEZA DO RIDÍCULO – EXERCÍCIO CÊNICO ABERTO

Transmissão aberta, ao vivo, de um exercício de conclusão de uma oficina intensiva realizada no Circuito Sesc de Artes 2021, conduzido pela atriz e palhaça Naomi Silman, integrante do LUME Teatro. Uma oportunidade para o público interessado conhecer e reconhecer jogos que fizeram parte do processo e que culminaram nesta reunião de “palhaçes”, palhaços e palhaças, divertida, atrapalhada e cheia de personalidade.

Dia 12/9, domingo, às 20h.

Advertisement

Grátis. 12 anos.

Assista no YouTube do Sesc Campinas – youtube.com/sesccampinas

 

Advertisement

DIA 13/9 | segunda-feira

 

Circo + Teatro :: DRAMATURGIA E O CORPO AFETIVO DA PALHAÇA/O/E

Advertisement

Com Richard Riguetti, do grupo Off-Sina e Michel Robim, ator, dançarino e coreógrafo. Oficina que pretende articular as relações fundamentais na poética da Palhaçada e do Brincante: as relações pessoa x palhaça/o/e; palhaça/o/e x palhaça/o/e; palhaça/o/e x objeto; e palhaça/o/e x público. Nos quatro encontros que compõem a oficina, o erro será abordado dramaturgicamente como parte do enredo, transpassando o corpo de cada palhaça/o/e.

Dias 13, 14, 15 e 16/9, de segunda a quinta, das 14h às 18h.

Grátis. 16 anos.

Advertisement

Inscrições limitadas mediante o preenchimento de um formulário direcionado, exclusivamente, às cidades de Americana, Hortolândia, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Serra Negra.

Link para o formulário:

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CSnQsYMNLEG-vtUEzuuJyk-Hdcc7Y7lBmvnDA_UlkG9UN0dJRU5RVk1RTEEyQlFTUjBNQ0dYRjZMMy4u

Advertisement

 

DIA 14/9 | terça-feira

 

Advertisement

Literatura :: SARAU À DERIVA / PARADA POÉTICA NA CIDADE

Com Renan Inquérito, MC e organizador da Parada Poética (em Nova Odessa/SP); Nus Passos, poeta e grafiteira; Pepê Ferreira, artista visual e o DJ Viny Blanco. Pílulas poéticas em vídeos de cinco minutos, com quatro artistas carregando pela cidade de Nova Odessa duas poltronas vermelhas, uma caixa de discos de vinil, um gramofone e alguns lambe-lambes para realizar micro saraus, que se instalam em diversos lugares da cidade para ressignificar a paisagem.

* Atividade com participação de artistas da cidade de Nova Odessa.

Advertisement

Dias 14, 15, 16 e 17/9, de terça a sexta, das 18h30 às 18h45.

Grátis. 16 anos.

Assista no YouTube do Sesc Campinas :: youtube.com/sesccampinas

Advertisement

DIA 15/9 | quarta-feira

 

Teatro :: O QUE SERIA DE NÓS SEM AS COISAS QUE NÃO EXISTEM?

Advertisement

Com LUME Teatro (Campinas/SP). Ajudados por um jovem aprendiz, três chapeleiros cientistas aposentados se reúnem na madrugada silenciosa de uma antiga fábrica para construir o “chapéu perfeito”. Sob esse pretexto, diretor e atores criaram uma fábula cuja dramaturgia parte do real para construir um evento puramente teatral. Paixões, medos e ilusões presentes nas histórias de vida de operários de uma fábrica de chapéus, alguns aposentados e outros ainda em atividade, foram o ponto de partida para a criação de personagens aparentemente fantásticos.

* Obra gravada antes da pandemia.

Dia 15/9, quarta, às 19h.

Advertisement

Grátis. Livre.

Assista no YouTube do Sesc São Paulo :: youtube.com/sescsp

 

Advertisement

DIA 17/9 | sexta-feira

 

Cinema e Vídeo + Música :: PRIMEIROS ACORDES DO CINEMA FEITOS POR MULHERES

Advertisement

Cineconcertos on-line, com exibição de três curtas realizados no início do século 20 por mulheres nos primórdios do cinema. As trilhas sonoras são compostas por integrantes da banda Jazzmin’s (SP) e executadas com participação de musicistas da Banda Lira de Serra Negra e de organizações musicais de Mogi Guaçu. Cada exibição será aberta por comentários sobre os filmes feitos pela pesquisadora de cinema Vivian Malusá e depoimentos das musicistas envolvidas no projeto. Composições musicais e arranjos: Lis de Carvalho e Gê Cortes (Jazzmin’s/SP) / Execuç&Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare