Connect with us

Geral

Estação Cultura traz agenda especial para marcar a Consciência Negra

Publicado

em

Uma programação especial e diversificada será realizada na Estação Cultura para marcar o Mês da Consciência Negra. De 11 a 23 de novembro, o público poderá conferir rodas de conversa, atrações artísticas, baile e concerto da Sinfônica de Campinas com um repertório caprichado e sedutor. A entrada é gratuita.

 

 

Para as rodas de conversa, coordenadas pela advogada Gislaine Antonio, graduada em Direito com atuação em direitos Humanos, os interessados devem efetuar suas inscrições no https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais. O conteúdo traz os temas “Mercado de Trabalho”, “Empreendedorismo Afro-Brasileiro” e “Relacionamentos”.

 

 

A sétima edição do Hip Hop Festival promete movimentar o gênero na cidade com a presença dos rappers Dexter, Sandrão RZO, Ao Cubo, Nathy Mc, Negredo, Mauricio DTS, Raffa Moreira, entre outros.

 

 

A “Tenda Cultural”, uma das atrações, terá uma agenda recheada com roda dos amigos da capoeira, projeto Corpo Fala Dança Afro e Expressões, com coletivos de Santa Bárbara d’Oeste, Grupos Carlos Kiss Dança Contemporânea Negra Participação Grupo Moabe Tobo Ballet Percussão e Dança Africana Pesada, equipe Rasteirinha Samba Rock, DJs Jorginho Raridades e Quilôa e grupo Samba Lá em Casa, além de feira de artesanato e comidas típicas.

 

 

Um dos destaques deste dia será o show de lançamento do álbum Cultura de Existência, do músico Diogo Nazareth, realizado com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, que une ritmos afro-brasileiros à harmonia do choro e beats do hip-hop. Formado em Piano Popular pela Unicamp, em 2014, o músico de 30 anos apresenta um trabalho totalmente autoral composto de 12 faixas, unindo toques do ritual da nação Ketu, que envolvem atabaques e agogôs, com as técnicas de composição europeias. Do ponto de vista formal, Cultura de Existência segue o formato tradicional das cantigas, das ladainhas, dos pontos de Umbanda e Jongo, dos jogos de roda, de pergunta e resposta, em que o “puxador” canta o verso e o coro retorna em uníssono.

 

 

A banda de Cultura de Existência é formada por nove músicos, além de Nazareth. A concepção do arranjo do disco é a divisão em naipes, seguindo técnicas orquestrais de composição. No naipe de cordas dedilhadas estão Eduardo Pereira no cavaco, violão e bandolim; Matheus Crippa no violão de sete cordas e viola caipira e o próprio Nazareth no violão de sete cordas. No grupo estão ainda Cris Monteiro, Adriel Job e Bruno Sotil, no naipe das percussões; Edmar Pereira e Fernando Goldenberg, no naipe dos metais, e Graciela Soares e Yandara Pimentel, nos backing vocals.

 

 

Com clássicos populares, a Sinfônica de Campinas participa do Mês da Consciência Negra sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro e participações dos cantores Erika Muniz (soprano) e Saulo Javán (barítono). No repertório, J. M. Nunes Garcia (Abertura Zemira), Carlos Gomes (trechos de Lo Schiavo), S. Joplin (3 Original Rags), G. Gershwin (trechos de “Porgy and Bess”).

 

 

Programação

 

 

Onde: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. Centro. Campinas).

11/11, 12h às 21h – Feira Afromix.

12, 13 e 14/11, 19h às 22 – Rodas de Conversa.

15/11, 12 às 20h – Tenda Cultural.

15/11, 17h – show musical “Cultura de Existência”, com Diogo Nazareth.

18/11, 14h às 22h – Campinas Hip Hop Festival.

20/11, 14h às 21h – Baile Black.

23/11, 19h30 – Concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Entrada gratuita.

 

 

 

 

 

 

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo

Geral

Reuniões virtuais mantêm servidores da SVDS atualizados

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o alinhamento técnico entre as diversas áreas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início na tarde desta terça-feira, 13 de abril, aos encontros virtuais com a presença de todas as equipes técnicas da pasta.



De acordo com o secretário Rogério Menezes, com o lema “Estamos separados pela pandemia, mas unidos pelo trabalho”, a ideia é que  os servidores possam  ter ciência  do que está sendo realizado em todos os setores, como nas áreas de planejamento,  gestão,  licenciamento, fiscalização,  proteção da fauna, entre outras. Até então, as reuniões ocorriam apenas com a participação dos servidores do próprio departamento.



Enquanto as equipes permanecerem em teletrabalho, os encontros serão quinzenais e abordarão dois temas de cada vez.  Na reunião desta terça, as discussões giraram em torno dos projetos “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA”  e  “Reconecta RMC”.


“Neste momento de mais de um ano de pandemia, além de promover um alinhamento de conhecimentos, essas reuniões são uma ótima oportunidade para integrar e valorizar o trabalho das nossas equipes”, disse Menezes.

Continue Lendo

Geral

Data das provas do concurso da IMA é alterada para 16 de maio

Publicado

em

Por

A IMA (Informática de Municípios Associados) atualizou o cronograma do Concurso Público 01/2020 e alterou a data da aplicação das provas objetivas para 16 de maio.

A data prevista no edital anterior era 25 de abril. A mudança foi necessária para atender ao Decreto Municipal nº 21.438, de 9 de abril de 2021, que disciplina o retorno das atividades escolares no município de Campinas. Como as escolas permanecem fechadas, os prédios não poderão ser utilizados para a aplicação das provas do concurso.

O processo prevê o preenchimento de vagas distribuídas em cinco cargos. Serão selecionados profissionais para os cargos de Assistente I, na função de Teleatendimento/Atendimento e Informações, Técnico em Tecnologia da Informação I, para as funções de Teleatendimento, Atendimento ao Usuário e Desenvolvimento e Analista em Tecnologia da Informação, na função Sistemas. As remunerações variam de R$ 1.447,11 a R$ 5.823,23.

O concurso foi aberto no início do ano passado, mas sofreu adiamentos em função da pandemia de Covid-19 e outro para alterações no edital.

O cronograma atualizado pode ser consultado no site da empresa Consesp, organizadora do concurso, em www.consesp.com.br ou no site da IMA, em www.ima.sp.gov.br. O edital de convocação para as provas objetivas será publicado no dia 6 de maio.

Continue Lendo







Populares