Connect with us

Geral

Especialistas se reúnem em seminário sobre a Primeira Infância Campineira

imagem 99

Com o compromisso de pensar e planejar a cidade para as crianças, profissionais engajados no tema, participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 10 de outubro, do Seminário Municipal Pela Primeira Infância Campineira. O encontro foi organizado pelo Comitê Municipal Intersetorial que elabora o PIC (Plano pela Primeira Infância Campineira) e  ocorreu no Teatro da IMA (Informática dos Municípios Associados).

 

De acordo com a coordenadora do Comitê, Jane Valente, a ideia é oferecer, a toda comunidade campineira, um planejamento sólido e bem delineado, para os próximos dez anos, no qual a união das políticas chegue para todas as crianças de zero a seis anos de idade, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social. 

Advertisement

 

“Temos avançado na consolidação de estudos e de propostas voltadas a essa faixa etária, o que tem modificado, significativamente, a maneira de conceber e de responder às suas particularidades. Esses avanços permitem o surgimento de novas concepções e de embasamentos teóricos e científicos, que alteram os atendimentos educativos, pedagógicos e políticos que lhe são destinados”, esclarece a coordenadora.

 

Advertisement

Todas as dimensões da vida social, das famílias, das instituições e do Estado são afetadas pelo impacto dessa mudança de paradigma e geram transformações de atendimento, de procedimento e de encaminhamento às necessidades infantis.

 

PIC

Advertisement

O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) tem como referência o Plano Nacional pela Primeira Infância. A coordenação do trabalho balizou sua estrutura, seus princípios e objetivos gerais como um documento político e técnico que visa orientar a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade. 

Para o desenvolvimento do PlC, o Comitê organizou grupos de trabalho, com representantes de vários setores, responsáveis por aspectos específicos relacionados à infância; estimulou e operacionalizou encontros intersetoriais, seminários e reuniões por todas as regiões do município, amplificando a participação social e evidenciando a particularidade da problemática social da primeira infância, em cada região da cidade.

 

Advertisement

De acordo com o comitê, os encontros e debates que precederam a elaboração do PIC  mostraram, claramente, a necessidade de maior diálogo, esclarecimento da missão de cada política pública e a construção de pontos de convergência. 

 

A estrutura final do PIC foi organizada dentro de doze eixos temáticos: A Família e a Comunidade da Criança; Crianças na Diversidade; Crianças com Saúde; Educação Infantil; Assistência Social às Crianças e suas Famílias; Atenção Integral às Crianças e suas Famílias em Situação de Violência; Do Direito de Brincar ao Brincar de todas as Crianças; A Criança e o Espaço – a cidade e o meio ambiente; Protegendo as Crianças da Pressão Consumista; Controlando a Exposição Precoce das Crianças às Mídias Eletrônicas e Digitais; Evitando Acidentes na Primeira Infância; Aleitamento Materno e Alimentação Saudável.

Advertisement

 

O Plano, sistematizado e organizado, foi disponibilizado nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, para consulta pública. Toda a sociedade terá acesso ao documento tendo em vista seu aperfeiçoamento antes da aprovação final. Para isso, basta clicar no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/consulta-publica-pic.php

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare