Connect with us

Geral

Equipes são capacitadas para diagnosticar e tratar a febre maculosa

imagem 218

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), realiza nesta quinta-feira, 21 de julho, mais uma capacitação sobre febre maculosa para profissionais de saúde. A partir das 10h, representantes de centros de saúde da região Noroeste serão capacitados.

 

Nos últimos dias, funcionários de serviços das demais regiões e das secretarias de Educação e de Serviços Públicos passaram pelo mesmo treinamento. Os meses mais secos e frios do ano consistem no período de sazonalidade da doença, que é endêmica na Região Metropolitana de Campinas.

Advertisement

 

Situação epidemiológica

 

Advertisement

Nesta semana foram confirmados mais quatro casos de febre maculosa em Campinas. Deste total, duas pessoas morreram. Com isso, a cidade passa a contar, em 2022, com cinco confirmações e três óbitos em decorrência da doença (confira abaixo).

 

Casos confirmados

Advertisement

 

– Homem, 43 anos, com início de sintomas em 27 de maio. O provável local de infecção fica em Sousas, na região Leste;

 

Advertisement

– Homem, 27 anos, teve os primeiros sintomas em 3 de junho. O provável local de infecção fica em Sousas, na região Leste;

 

– Homem, 30 anos, teve início dos sintomas em 18 de junho e morreu em 26 de junho. O provável local de infecção fica em Barão Geraldo, na região Norte da cidade; 

Advertisement

 

– Homem, 66 anos, com primeiros sintomas no dia 24 do mês passado. Morreu em 30 de junho. O provável local de infecção fica em Sousas, na região Leste. 

 

Advertisement

O primeiro caso foi confirmado em maio. A vítima, um homem de 18 anos, morreu no dia 24 daquele mês. O local provável de infecção fica na região Norte da cidade. 

 

No ano passado foram confirmados 11 casos e cinco mortes. Em 2020, foram sete casos e cinco óbitos.

Advertisement

 

Cuidados

 

Advertisement

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado.

 

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação e de mato, especialmente próximas de cursos hídricos, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.

Advertisement

 

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve em local de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com covid-19, dengue e outras doenças

 

Advertisement

Não existe vacina contra a febre maculosa. A doença tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente. É tratada com antibióticos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare