Connect with us

Geral

Entrega de certidões regulariza mais 105 residências em Campinas

imagem 54

Moradores dos núcleos residenciais Novo Jardim Santana e Jardim das Bandeiras receberam os títulos de suas propriedades na noite desta quinta-feira, dia 4 de agosto. No total, foram entregues 105 matrículas, 43 do primeiro e 62 do segundo bairro. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou em mãos algumas das escrituras durante cerimônia no Salão Vermelho, no Paço Municipal.

 

 

Advertisement

Com os títulos desta noite, a gestão municipal completa 4.645 escrituras de imóveis entregues entre 2021 e 2022. Segundo o prefeito Dário Saadi, esse resultado é fruto do trabalho que tem sido feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e da Cohab, para acelerar as regularizações e dar continuidade ao que já vinha sendo feito na administração anterior. “Esse é um projeto que tratamos com muito carinho e prioridade. As famílias que recebem seus títulos podem ter pensado que era impossível, mas hoje concluímos esse processo”, disse.

 

 

Advertisement

A matrícula é o título de propriedade emitida pelo cartório de registro de imóveis. O documento torna a família oficialmente proprietária do bem. Com ele, o morador ganha segurança jurídica. Pode fazer benfeitorias, vender ou transferir o imóvel.

 

 

Advertisement

Essa segurança foi citada pelo vereador Carmo Luís, que representou a Câmara Municipal, ao falar sobre a política pública promovida pela Prefeitura. De acordo com ele, a escritura traz dignidade aos moradores e é um legado para seus filhos. O vereador Luis Rossini também salientou a importância das matrículas para as famílias, que já tem raízes, uma história em seus bairros, e aguardavam há muitos anos.

 

 

Advertisement

A conquista da casa própria, para o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Rômeo, é um sonho “acalentado por todos nós, por isso, a alegria das famílias em receber sua documentação”.

 

 

Advertisement

O evento também teve a participação do presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, de diretores da Sehab e Cohab e de Mara Silva Fernandes, liderança do Novo Jardim Santana.

 

Depoimentos

Advertisement

 

 

Líder do Jardim das Bandeiras, Sandro Teixeira de Souza, confirmou a fala do secretário. “Hoje, os moradores poderão dormir tranquilos sabendo que suas casas estão regularizadas.”

Advertisement

 

 

As ocupações que deram origem a esses núcleos tiveram início há cerca de 40 anos. Os moradores haviam recebido anteriormente uma concessão de direito real de uso especial para fins de moradia e, agora, por meio da certidão de regularização fundiária, receberam o direito real de propriedade.

Advertisement

 

Moradora do Jardim Santana há 34 anos, Roseli Teixeira Novaes, casou e criou três filhos no núcleo. Hoje já tem duas netas. Ela destaca que foi uma dura batalha e que muitas vezes veio até a Prefeitura, ainda com os filhos pequenos, para cobrar pela regularização. “É uma alegria muito grande, uma conquista.”

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare