Connect with us

Geral

Encontro sobre sustentabilidade forma protetores do meio ambiente

imagem 162

Alunos da Escola Estadual Professor Coreolano Monteiro, no Jardim Carlos Lourenço, participaram de um encontro sobre educação ambiental na última quarta-feira, 11 de maio com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
A roda de conversa ao ar livre foi sobre a realidade, os desafios e as perspectivas dos projetos de sustentabilidade e meio ambiente em Campinas. O objetivo foi fortalecer o projeto do Coletivo Jovem Educador Ambiental – grupo formado a partir do grêmio escolar que atua com projetos socioambientais. Também estiveram presentes no encontro a diretoria e coordenadoria escolar e os professores responsáveis pela iniciativa.
Durante a atividade, os participantes conversaram sobre os projetos que os estudantes já elaboraram, que aguardam no papel, prontos para serem desenvolvidos na escola. Após a reunião, o secretário do Verde, professores e alunos plantaram mudas de árvores frutíferas nativas na área da escola.
Estas atividades são importantes, pois estes alunos serão a voz da escola e da juventude no contato direto com a secretaria do Verde. Desta forma, eles podem participar das atividades desenvolvidas pela Pasta fora da escola, e também conseguem pensar projetos na temática socioambinetal dentro das escolas”, explicou o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da secretaria, Amandi Buzon Rodelli.
O coordenador explicou que as atividades do coletivo são permanentes, mas que há grupos de estudantes que se renovam a cada ano. “São muito pró-ativos e comprometidos. Quando alguns alunos se formam, os que ficam reformulam a base do coletivo junto ao grêmio escolar. Alguns alunos do grupo deste ano estão no coletivo desde o ano passado mas há muitos alunos novos que estão começando e aprendendo com o trabalho. Este é o propósito”, afirma Rodelli.
Nestas reuniões entre secretaria do Verde e estudantes, além de apresentações e bate-papo, são feitos mutirões de plantio, de atividades de limpeza, revitalização do espaço escolar. Os encontros também são oportunidades para apresentar os projetos da secretaria do Verde. A partir de cada encontro, abrem-se as possibilidades da secretaria em visualizar e concretizar o planejamento que foi feito no âmbito do Plano Municipal de Educação Ambiental.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare