Connect with us

Geral

Encontro marca a recepção de 19 jovens aprendizes que vão atuar na PMC

imagem 158

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realizou nesta segunda-feira, 15 de agosto, um encontro para receber 19 jovens aprendizes. Eles vão atuar nas diversas secretarias da Prefeitura por um período de até 1,5 ano.

Cauê Lima de Souza, 16 anos, falou um pouco sobre o que está esperando com sua participação. “Minha expectativa é poder aprender muito, evoluir e entrar no mercado de trabalho, onde vou poder me desenvolver profissionalmente”, disse.

Outra jovem, Raissa Almeida de Moraes, também espera adquirir mais conhecimento na área administrativa. “Além de ter mais experiência, também quero ter mais responsabilidade e agilidade para, com isso, ajudar as pessos dentro do meu ambiente de trabalho”, explicou.

Advertisement

Os jovens vão fazer parte do Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional), um programa criado em 2021 pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. O objetivo é promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam para a efetiva formação profissional e o acesso ao mercado de trabalho.

“É sempre muito gratificante receber os jovens no Vibe. O programa foi pensado com muito carinho para acolhê-los e ajudá-los no desenvolvimento pessoal e profissional”, contou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Temos colhido bons frutos com nossos jovens, sendo que alguns já foram incluídos no mercado de trabalho”, concluiu.
 
O programa está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e respeito às diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
 
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por um ano e cinco meses.
 
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; proporcionar maior integração; oferecer capacitações, cursos e palestras; disponibilizar serviço de acolhimento e escuta qualificada; e entregar o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
 
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos. Também receberão o selo as empresas que contratarem os adolescentes depois que saírem do programa.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare