Connect with us

Geral

Encontro Inova Cidades discute políticas de tecnologia para municípios

Publicado

em

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, participou na manhã desta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, em São Paulo, do 1º Encontro Inova Cidades. Durante a abertura do evento, Jonas Donizette e a diretora-executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi, assinaram um termo de parceria para a estruturação de um Fórum Nacional que reúne secretarias e assessorias municipais da área de inovação governamental. A ideia é que governos municipais possam fortalecer a política de ciência, tecnologia e inovação no país, por meio de uma atuação municipal coordenada.

 

 

O prefeito e presidente da FNP reforçou que os governos municipais devem se apoiar na vertente da inovação, em todas as áreas da Administração. “As três maiores preocupações da população são a saúde, a mobilidade urbana e a segurança pública. Todas essas áreas são muito ligadas à área de inovação, como, por exemplo, os avanços tecnológicos na medicina, que precisam estar em constante renovação”, disse. Para ele, a sociedade passa por uma fase de mudança de papel na área de tecnologia e isso deve ser incorporado também à Administração Pública. “A geração atual só usa meio eletrônico para as tarefas do dia a dia. Na Administração, estamos, gradualmente, transformando os processos, que costumavam ser em papel, para via eletrônica”, completou o prefeito. 

 

 

A visão de municipalidade também foi defendida pelo prefeito durante a abertura do evento. Segundo ele, são 400 municípios com mais de 80 mil habitantes. “As pessoas entendem que a Prefeitura deve ser a responsável pelos problemas locais e para melhorar a qualidade de vida. Por isso, não dá mais para ficar isolado em cada prefeitura. Aquilo que deu certo em um local pode ser replicado para os outros municípios, porque se aproveita a base. O exemplo que deu certo em uma cidade pode ser replicado para outra”, destacou Jonas Donizette. 

 

 

A diretora-executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi, disse que a ideia da FNP vem ao encontro dos propósitos da instituição, e, por isso, a parceria assinada hoje só amplia a atuação do Instituto no sentido de colaboração com os governos locais. “Isso vai garantir a sustentabilidade na gestão pública. Não é simples, mas é necessário articular esse assunto”, planeja Andrea. O Arapyaú é uma associação sem fins lucrativos que está empenhada na promoção do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição se dá pelo desenvolvimento de ações e apoio estratégico, financeiro e de articulação com organizações e grupos que trabalham para o desenvolvimento da economia verde.

 

Participaram do evento prefeitos de outras dez cidades de todo o Brasil. O primeiro Encontro Inova Cidades será realizado até o final da tarde desta segunda-feira, com debates que incluem a inovação governamental e o estabelecimento de uma agenda de inovação nas cidades brasileiras. 

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo

Geral

Reuniões virtuais mantêm servidores da SVDS atualizados

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o alinhamento técnico entre as diversas áreas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início na tarde desta terça-feira, 13 de abril, aos encontros virtuais com a presença de todas as equipes técnicas da pasta.



De acordo com o secretário Rogério Menezes, com o lema “Estamos separados pela pandemia, mas unidos pelo trabalho”, a ideia é que  os servidores possam  ter ciência  do que está sendo realizado em todos os setores, como nas áreas de planejamento,  gestão,  licenciamento, fiscalização,  proteção da fauna, entre outras. Até então, as reuniões ocorriam apenas com a participação dos servidores do próprio departamento.



Enquanto as equipes permanecerem em teletrabalho, os encontros serão quinzenais e abordarão dois temas de cada vez.  Na reunião desta terça, as discussões giraram em torno dos projetos “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA”  e  “Reconecta RMC”.


“Neste momento de mais de um ano de pandemia, além de promover um alinhamento de conhecimentos, essas reuniões são uma ótima oportunidade para integrar e valorizar o trabalho das nossas equipes”, disse Menezes.

Continue Lendo

Geral

Data das provas do concurso da IMA é alterada para 16 de maio

Publicado

em

Por

A IMA (Informática de Municípios Associados) atualizou o cronograma do Concurso Público 01/2020 e alterou a data da aplicação das provas objetivas para 16 de maio.

A data prevista no edital anterior era 25 de abril. A mudança foi necessária para atender ao Decreto Municipal nº 21.438, de 9 de abril de 2021, que disciplina o retorno das atividades escolares no município de Campinas. Como as escolas permanecem fechadas, os prédios não poderão ser utilizados para a aplicação das provas do concurso.

O processo prevê o preenchimento de vagas distribuídas em cinco cargos. Serão selecionados profissionais para os cargos de Assistente I, na função de Teleatendimento/Atendimento e Informações, Técnico em Tecnologia da Informação I, para as funções de Teleatendimento, Atendimento ao Usuário e Desenvolvimento e Analista em Tecnologia da Informação, na função Sistemas. As remunerações variam de R$ 1.447,11 a R$ 5.823,23.

O concurso foi aberto no início do ano passado, mas sofreu adiamentos em função da pandemia de Covid-19 e outro para alterações no edital.

O cronograma atualizado pode ser consultado no site da empresa Consesp, organizadora do concurso, em www.consesp.com.br ou no site da IMA, em www.ima.sp.gov.br. O edital de convocação para as provas objetivas será publicado no dia 6 de maio.

Continue Lendo







Populares