Encontro discute Resiliência das Infraestruturas Críticas em Campinas
A Defesa Civil realiza na próxima quarta-feira, 9 de outubro, encontro para tratar sobre Resiliência das Infraestruturas Críticas em Campinas. O evento será das 10h às 12h, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (Etecap). O público-alvo são os gestores públicos, setor privado e a comunidade em geral. É preciso fazer inscrição: [email protected] .
O evento ocorre em razão do Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres, que começou em 1989, após uma convocação da Assembleia Geral das Nações Unidas por um dia para promover uma cultura global de conscientização de riscos e redução de desastres. A edição deste ano está centrada nos sete alvos do Marco de Sendai. O foco será o alvo da Estrutura de Sendai para reduzir os danos causados por desastres à infraestrutura crítica e a interrupção dos serviços básicos.
A abertura do encontro será feita pelo promotor da Campanha Construindo Cidades Resilientes no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) e coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado Fernandes.
O evento também terá palestras sobre Risco não Evidente com Fábio Máximo, analista da Segurança da Informação e que atua na área de Segurança da Informação há 15 anos, analista de Segurança da Informação especializado pelo Senac, que atuou como tradutor de projetos de software livre, instrutor de Linux e professor universitário.
A segunda palestra será sobre Resiliência Cibernética: uma visão além da tecnologia, com Rogério Winter, coronel do Exército Brasileiro formado na Academia Militar de Agulhas Negras com mais de 30 anos de experiência profissional e atuando principalmente em segurança da informação, guerra cibernética, comando e controle, guerra eletrônica e cybersecurity. Desempenhou diversas atividades profissionais no âmbito do Exército Brasileiro e Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). É palestrante em eventos acadêmicos e corporativos no Brasil e no exterior com os temas relacionados a defesa e segurança cibernética. Atualmente é assessor no escritório do SisDIA – Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro em Campinas.