Connect with us

Geral

Empresas, institutos e universidades apresentam ecossistema de inovação

imagem 48

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif, esteve em Campinas nesta quarta-feira, 6 de julho, para conhecer o ecossistema de inovação de Campinas. O encontro é o primeiro de quatro eventos que serão promovidos ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

 

Inicialmente, foram apresentadas três palestras. A primeira foi sobre o ecossistema de inovação de Campinas, pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Newton Frateschi. Na sequência, Mariano Laplane, coordenador do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) mostrou os detalhes do projeto e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, explicou o que é o Plano de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS).

Advertisement

 

Após as palestras, representantes de universidades, institutos de pesquisa e empresas fizeram pitches para apresentar projetos em andamento. A palavra inglesa pitch pode ser traduzida como discurso ou argumento. É um termo usado para representar uma apresentação breve e direta feita por empresas em busca de capital a potenciais investidores ou de novos clientes e parceiros.

 

Advertisement

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, reforçou que a administração está com o canal aberto para as empresas de tecnologia “temos que ser parceiros dessas empresas. Campinas hoje é uma das dez cidades mais importantes do Brasil e precisamos estar ao lado das empresas de tecnologia e das indústrias para que avancem em pesquisa e desenvolvimento”, explicou o prefeito.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, destacou que Campinas está no centro do desenvolvimento de diversos projetos, como o 5G, e a intenção do encontro foi mostrar para a secretária estadual a pujança do setor na cidade.

Advertisement

 

A secretária Zeina Latif afirmou que está em busca de efetividade da ação estatal para que as empresas consigam inovar . “O Governo do Estado tem a missão de consolidar os ecossistemas de inovação. Sabemos que a inovação não é a realidade da maioria das empresas do Brasil, mas temos que ajudá-las a iniciarem seus projetos de tecnologia”, afirmou.

 

Advertisement

Além dos representantes de institutos e empresas, também participaram do evento o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles (Tom Zé), e o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare