Connect with us

Geral

Emdec reforça frota com mais 12 veículos aos sábados

Publicado

em

A operação do transporte público foi reforçada com mais veículos, aos sábados. Desde o último dia 6 de fevereiro, seis linhas de ônibus receberam, no total, 12 veículos adicionais na frota. A medida faz parte de um plano de monitoramento do sistema, implantado pela nova gestão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que busca melhor adequar a oferta de veículos à demanda de usuários.   

O reforço, durante os sábados, tem como foco o pico da manhã. “As linhas estão sendo acompanhadas diariamente pelas equipes de fiscalização da Emdec, que analisa a necessidade de acionar veículos da frota reserva ou alterar a operação de forma definitiva”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.   

Com a pandemia, o sistema de transporte público conta com 186 linhas em operação. “Esse número demonstra a complexidade do sistema, que demanda constantes intervenções, principalmente neste momento de mudança de fase em curtos períodos. Estamos atuando com a agilidade que os usuários precisam neste momento”, completa o secretário de Transportes, Vinícius Riverete.   

Mais veículos também nos dias úteis  

Além do reforço aos sábados, 14 linhas de ônibus já circulam com mais veículos na frota em dias úteis. No total, 17 veículos reforçam a frota das linhas 117, 120, 121, 131135, 154, 190, 210212, 214, 229, 371, 397 e 430, nos picos da manhã e da tarde.   

Outra medida adotada foi disponibilizar frota reserva em seis terminais, para suprir eventual aumento da demanda de passageiros, especialmente nos picos da manhã e tarde. São eles: Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Ouro Verde e Padre Anchieta.  

Confira as linhas que recebem veículos adicionais:  

Sábados – 12 veículos adicionais no total  

  • 154 – Terminal Vila União  
  • 240 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro  
  • 249 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos   
  • 251 – Parque Fazendinha (volta a operar aos sábados)  
  • 367 – Jardim Baronesa  
  • 369 – Parque Imperador   
      
     
    Dias úteis (desde o dia 4/2): 17 veículos adicionais no total  
  • 117 – DIC VI  
  • 120 – Terminal Ouro Verde  
  • 121 – Terminal Ouro Verde  
  • 131 – Terminal Vida Nova  
  • 135 – Jardim Filadélfia  
  • 154 – Terminal Vila União  
  • 190 – Jardim São Domingos  
  • 210 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo  
  • 212 – Terminal Itajaí  
  • 214 – Terminal Itajaí (semi-expressa)  
  • 229 – Jardim Florence II  
  • 371 – Estação Parque Prado  
  • 397 – Gramado  
  • 430 – Swiss Park  
  • Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades.  
  •  
  • Para dúvidas e sugestões sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.    

Geral

Foram registradas mais nove mortes pela Covid-19, Campinas soma 1.914

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais 36 casos de Covid-19 em Campinas nesta quinta-feira, dia 5 de março. O sistema do Ministério da Saúde está fora do ar, comprometendo a notificação de casos. Agora são 70.795 na cidade.

Foram registradas mais nove mortes pela Covid-19, que agora somam 1.914. Desses nove óbitos, cinco eram homens e quatro mulheres. Apenas uma pessoa não tinha doenças preexistentes.

Vítimas

Das nove mortes, seis tinham mais de 60 anos.
– Homem de 56 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 2 de março.
– Mulher de 68 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 2 de março.
– Mulher de 70 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 2 de março.
– Homem de 68 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 3 de março.
– Homem de 81 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 15 de janeiro.
– Homem de 75 anos Tinha comorbidades. Morreu no dia 18 de fevereiro.
– Homem de 76 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 19 de fevereiro.
– Mulher de 57 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 25 de fevereiro.
– Mulher de 56 anos. Não tinha comorbidades. Morreu no dia 28 de fevereiro.

Vacinação

A vacinação contra o novo coronavírus prossegue em Campinas. Já foram aplicadas 67.534 primeiras doses e 30.596 segundas doses, segundo mais recente levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Continue Lendo

Geral

Gripário do Hospital Metropolitano já está recebendo pacientes

Publicado

em

Por

O Hospital Metropolitano, mais uma unidade de saúde que reforçará o combate à pandemia do novo coronavírus em Campinas, começou a funcionar às 15h desta quinta-feira, dia 4 de março. Até as 17h, havia recebido 15 pacientes. A unidade permanecerá aberta também durante a noite. Nos próximos dias, dez leitos de UTI e 20 de enfermaria Covid serão abertos no Metropolitano, que desde terça-feira está sob gestão da Rede Mário Gatti.
A área farmacêutica e sete leitos exclusivos para esse atendimento já estão estruturados nesse novo espaço. A rede de gases também já foi revisada. Os primeiros pacientes a serem atendidos no Metropolitano foram transferidos do gripário, que atualmente funciona no Ambulatório do Hospital Mário Gatti .
Com isso, os pacientes que procurarem o ambulatório a partir de agora serão direcionados para o Metropolitano. O gripário é um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas gripais, funciona como um pronto-socorro e a demanda é espontânea.
Atualmente, o gripário está atendendo entre 120 e 140 pessoas por dia (contra até 100 pessoas/dia em fevereiro) e já terá imediatamente sete leitos de observação, o que não havia no espaço antigo. Alguns pontos importantes diferenciam o novo espaço para atender o aumento da procura: a estrutura oferece mais recursos e conforto aos usuários e profissionais. Um grande reforço, a partir de agora, é que o espaço também contará com 12 pontos de oxigenoterapia, que substituem os antigos cilindros.
A equipe conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e poderá ser reforçada conforme necessidade. Todo o gerenciamento da unidade – após a incorporação pela Prefeitura Municipal de Campinas – ficará a cargo da Rede Mário Gatti, incluindo a estrutura física, remanejamentos ou contratações emergenciais.

Continue Lendo

Geral

Mortes por Covid-19 em pessoas com menos de 60 anos aumentam na cidade

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi participou na manhã desta quinta-feira, dia 4 de março, da reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e fez um alerta sobre o aumento no número de mortes de pessoas com menos de 60 anos na cidade.

Nos três primeiros meses de pandemia, em 2020, Campinas registrou 34 óbitos nesta faixa etária; este ano, até o momento, já foram 54 mortes. O número de internações entre menores de 60 anos também aumentou 48%, passando de 344 para 713.

“É um dado assustador e importante. O vírus não descansa, não podemos relaxar”, disse o prefeito. “É muito triste ver jovens sendo entubados, por isso todos temos que nos conscientizar de que o que estamos passando não é brincadeira, por isso, cuidem-se”, completou.

Até o momento, Campinas registrou 1.905 óbitos e 70.759 casos de Covid-19.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, o momento é crítico e todo cuidado se faz necessário. “As pessoas precisam se conscientizar de que o distanciamento social e o uso da máscara e do álcool em gel são as grandes armas que temos, enquanto a vacina não chega para todos”, disse Andrea. “Independente do tipo de vírus que está em circulação, as pessoas têm que adotar todas as medidas de segurança”, completou.

Continue Lendo









<





Populares