Connect with us

Geral

Emdec recebe capacitação da Bloomberg e WRI Brasil para campanha na JBD

imagem 205

Em trabalho de campo realizado com o apoio da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Viária Global (BIGRS) e do WRI Brasil, técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e de secretarias da Administração municipal estiveram na Rua Dr. Delfino Cintra, na região do Botafogo, para capacitação nesta quarta-feira, dia 23 de março. O exercício prático abordou a coleta de dados para o desenvolvimento, a implantação e a avaliação de intervenções de Urbanismo Tático e projetos de transformação. O conhecimento adquirido será aplicado pela equipe em diversos projetos e ações da empresa, incluindo a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”.  

 

 

Advertisement

 

A atividade encerrou uma programação de três dias com as entidades, que incluiu inspeções de especialistas em segurança viária em todo o corredor da Avenida John Boyd Dunlop, para diagnóstico dos principais riscos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas; além de capacitação teórica e prática sobre a coleta e avaliação de métricas para projetos e intervenções para a transformação de vias, realizada nos dias 22 e 23.  

 

Advertisement

 

 

“Essa parceria é valiosa para o nosso objetivo, que é zerar o número de acidentes fatais na JBD. Diversas ações já estão sendo construídas e implementadas, unindo técnica e prática para salvarmos vidas de forma inteligente e embasada em dados”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Iniciativa Bloomberg  

 

 

Advertisement

 

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais na área. O objetivo é implementar atividades de segurança no trânsito; e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país.  

 

Advertisement

 

 

A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade, para diagnosticar, continuamente, o progresso das ações.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

WRI Brasil  

 

 

Advertisement

 

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política; e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.  

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O WRI Brasil irá mapear as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade da Avenida John Boyd Dunlop, no âmbito da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organização sem fins lucrativos.

 

O instituto já realizou auditorias de segurança viária nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Campanha  

 

 

Advertisement

 

A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” (www.emdec.com.br/JBDMorteZero) contempla quatro pilares para preservar vidas no trânsito: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções viárias); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana). 

 

Advertisement

 

 

A Campanha foi iniciada no final de fevereiro e, entre as ações programadas até junho, estão o reforço da sinalização viária e dos equipamentos de fiscalização eletrônica; mapeamento para melhoria do desenho viário e acessibilidade; e formação dos agentes da Mobilidade para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde em casos de ocorrências. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Na forma de painéis, banners e faixas, mensagens educativas são espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. Também ocorre publicações nas redes sociais da Emdec e divulgação de vídeos de conscientização. 

 

 

Advertisement

 

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da BIGRS.  

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare