Connect with us

Geral

Emdec recebe apoio para inspeções de segurança viária na John Boyd D’unlop

imagem 151

Dando continuidade às ações da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) recebe o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Viária Global (BIGRS) e do WRI Brasil para a realização de inspeções de segurança viária na avenida. As atividades serão desenvolvidas entre segunda e quarta-feira (dias 21, 22 e 23 de março). 

 

 

Advertisement

Durante o período, especialistas em segurança viária irão percorrer todo o corredor para diagnosticar os principais riscos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que circulam pela região. Além disso, os pontos com ocorrências graves e mortes no trânsito serão avaliados em detalhe, com o objetivo de identificar como os elementos de infraestrutura da via podem ser aprimorados. 

 

 

Advertisement

“Nossa principal meta com a campanha é garantir a segurança de todos que circulam pela John Boyd Dunlop. Temos um foco muito ousado, que é o de zerar o número de acidentes fatais na avenida. Cada vida importa. E estamos persistindo neste objetivo, com a realização de várias ações. Neste contexto, essa parceria é muito importante”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

 

 

Advertisement

O WRI Brasil é referência na realização de auditorias e inspeções de segurança viária e no incentivo à políticas públicas que incluam esta prática nas cidades brasileiras. Já realizou auditorias de segurança viária nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. 

 

 

Advertisement

Capacitação técnica 

Durante o período da visita à Campinas, os técnicos da BIGRS e do WRI Brasil irão oferecer a capacitação “Coleta de métricas para avaliação de projetos e intervenções temporárias para transformação de vias” aos técnicos da Emdec e de outras secretarias da Administração municipal. Na capacitação, serão abordados conceitos e metodologias para avaliação de impacto de projetos de transformação de vias, focando nas diversas métricas e no planejamento da coleta dos dados em campo. Também irá tratar de conceitos e possíveis caminhos para o desenvolvimento e implementação de intervenções temporárias de Urbanismo Tático. 

 

Advertisement

 

A atividade ocorrerá durante as tardes dos dias 22 e 23 de março. Além da parte expositiva e teórica, a capacitação contemplará exercícios práticos de coleta de dados em campo, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido e treinar os técnicos para atuação nas vias. 

 

Advertisement

 

Iniciativa Bloomberg 

 

Advertisement

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais na área. O objetivo é implementar atividades de segurança no trânsito; e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. 

 

 

Advertisement

A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade, para diagnosticar, continuamente, o progresso das ações. 

 

 

Advertisement

WRI Brasil 

 

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política; e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. 

Advertisement

 

 

O WRI Brasil irá mapear as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade da Avenida John Boyd Dunlop, no âmbito da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organização sem fins lucrativos. 

Advertisement

 

 

Campanha 

Advertisement

 

A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” contempla quatro pilares para preservar vidas no trânsito: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções viárias); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana). 

 

Advertisement

 

A Campanha foi iniciada no final de fevereiro e, entre as ações programadas até junho, estão o reforço da sinalização viária e dos equipamentos de fiscalização eletrônica; mapeamento para melhoria do desenho viário e acessibilidade; e formação dos agentes da Mobilidade para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde em casos de ocorrências. 

 

Advertisement

 

Na forma de painéis, banners e faixas, mensagens educativas são espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. Também ocorre publicações nas redes sociais da Emdec e divulgação de vídeos de conscientização. 

 

Advertisement

 

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da BIGRS. 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare