Connect with us

Geral

Emdec realiza Operação Volta às Aulas em torno de escolas e universidades

Publicado

em

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou a Operação Volta às Aulas 2019. Agentes da Mobilidade Urbana atuam para garantir a fluidez e a segurança viária no entorno de escolas e universidades localizadas em ruas e avenidas com grande circulação de veículos e pedestres. 

 

 

 

As ações prosseguem até a segunda quinzena de fevereiro, de acordo com o calendário adotado por cada instituição. As equipes orientam e auxiliam os deslocamentos de alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e demais motoristas.

 

 

 

“As medidas operacionais da operação são baseadas em três pilares: orientação, operacionalização e fiscalização. Nosso principal objetivo é educar motoristas e pedestres nesse período em que a rotina é retomada e o trânsito tende a ficar mais intenso no entorno das unidades de ensino”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

São atendidas pela operação 14 unidades de ensino (escolas e universidades) localizadas junto ao sistema viário principal, onde as interferências afetam diretamente a segurança viária e o tráfego. São elas: Colégio Adventista de Campinas; Colégio Ave Maria; Colégio Dom Barreto; Colégio Pio XII; Colégio Progresso Campineiro; Escola Americana; Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas; Escola Estadual Carlos Gomes; Escola Estadual Dom Barreto; Instituto Educacional Imaculada; Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora; Metrocamp / Centro Educacional Objetivo; Puccamp (Campus I); e Unip (Swift).

 

 

 

A operação segue a data de início das aulas e o horário de atendimento adotado por cada instituição de ensino. As ações se concentram nos horários do início da manhã; meio do dia; início e final da tarde; e início da noite. 

 

 

 

Cinco unidades educacionais recebem a operação nos próximos dias. Na sexta-feira, 1º de fevereiro, as ações serão realizadas nas escolas Aníbal de Freitas, Carlos Gomes e Dom Barreto. Na segunda e terça-feira, 4 e 5 de fevereiro, a operação chega às instituições Metrocamp / Colégio Objetivo e Unip.

 

 

 

Ações operacionais 

 

A “Operação Volta às Aulas” realizada pela Emdec contempla as seguintes intervenções: 

 

 

 

– Reserva de vagas de estacionamento: consiste na colocação de cavaletes no meio-fio para impedir que veículos estacionem nas vagas. Isso garante uma faixa de rolamento extra para desafogar o trânsito. É realizada durante as madrugadas, em locais críticos. 

 

 

 

– Operação travessia: orientação para a travessia dos alunos junto aos portões das escolas e a correta utilização das faixas de pedestre.

 

 

 

– Operação embarque / desembarque: orientação dos motoristas para que o embarque e desembarque de alunos ocorra de forma rápida e segura, em locais apropriados. 

 

 

 

– Operação fila dupla: coíbe a parada em fila dupla.

 

 

 

– Operação não feche o cruzamento: evita o fechamento de cruzamentos, garantindo a fluidez viária.

 

 

 

As intervenções são adotadas de acordo com as particularidades viárias de cada ponto monitorado. Especificamente no entorno da PUC-Campinas, além das ações citadas, serão realizados, no dia 18 de fevereiro, bloqueios e indicação de rotas alternativas para direcionar o fluxo da instituição e do sentido Unicamp.

 

Cerca de 40 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec atuam na operação, por turno, monitorando o trânsito e o transporte. Além da atuação em campo, há o apoio remoto de operadores da Divisão de Controle Operacional, com auxílio das câmeras da Central de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Geral

Esportes promove Mostra Online de Ginástica Rítmica para incentivar alunos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo

Geral

Reuniões virtuais mantêm servidores da SVDS atualizados

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o alinhamento técnico entre as diversas áreas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início na tarde desta terça-feira, 13 de abril, aos encontros virtuais com a presença de todas as equipes técnicas da pasta.



De acordo com o secretário Rogério Menezes, com o lema “Estamos separados pela pandemia, mas unidos pelo trabalho”, a ideia é que  os servidores possam  ter ciência  do que está sendo realizado em todos os setores, como nas áreas de planejamento,  gestão,  licenciamento, fiscalização,  proteção da fauna, entre outras. Até então, as reuniões ocorriam apenas com a participação dos servidores do próprio departamento.



Enquanto as equipes permanecerem em teletrabalho, os encontros serão quinzenais e abordarão dois temas de cada vez.  Na reunião desta terça, as discussões giraram em torno dos projetos “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA”  e  “Reconecta RMC”.


“Neste momento de mais de um ano de pandemia, além de promover um alinhamento de conhecimentos, essas reuniões são uma ótima oportunidade para integrar e valorizar o trabalho das nossas equipes”, disse Menezes.

Continue Lendo







Populares