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Emdec promove visitas às obras de implantação dos corredores do BRT

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A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove visitas monitoradas às obras de implantação dos três corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – no município. O objetivo é de dar transparência e visibilidade aos trabalhos que já foram executados. As visitas também integram as ações dentro da programação da Semana Municipal do Trânsito 2018.

 

 

 

“O BRT é a principal obra na área de Mobilidade Urbana que o município recebe nos últimos 40 anos. Nossas obras estão de vento em popa; seguindo, rigorosamente, o cronograma estabelecido. Vamos mostrar aos nossos convidados todas as ações que já foram realizadas”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

Neste primeiro momento foram definidos três dias de visita às obras do BRT. No dia 26 de setembro, próxima quarta-feira, grupo de funcionários da área administrativa da Emdec irá conhecer os principais locais com obras. No dia 27 de setembro, quinta-feira, é a vez de secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). E no dia 28 de setembro, sexta-feira, vereadores e imprensa. O prefeito Jonas Donizette também participa da visita que ocorre na sexta.

 

 

 

“Essas serão as primeiras, de uma série de visitas monitoradas, que pretendemos fazer. Estamos iniciando esse projeto; faremos uma avaliação dos resultados; ajustes, se forem necessários; e ampliaremos para mais grupos”, revela Barreiro.

 

 

 

O ponto de encontro para a visita é a sede da Emdec (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial).  A recepção está prevista para a partir das 8h30, na Sala de Treinamento. Os convidados assistem uma apresentação sobre o projeto do BRT e o atual estágio de andamento dos trabalhos.

 

 

 

Após a apresentação ocorre o embarque em ônibus coletivo disponibilizado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A visita ocorre em trechos com obras dos corredores Campo Grande, Perimetral e Ouro Verde. Haverá paradas pontuais. A duração será em torno de 2h, com retorno previsto para a sede da Emdec por volta das 11h.

 

 

 

As visitas monitoradas às obras do BRT serão feitas mediante agendamento. Os convidados recebem e-mail e devem confirmar a presença. Futuramente, outras visitas serão realizadas. “Essa é uma boa oportunidade de conhecer esse grandioso projeto, que irá transformar o transporte público e o sistema viário em dois dos principais corredores de nosso município. Vamos entregar os três corredores, em pleno funcionamento, dentro do prazo estabelecido, em meados de 2020”, afirma o secretário de Transportes.

 

 

 

BRT

 

O BRT campineiro contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

 

 

 

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

 

 

 

O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

 

 

 

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

 

 

 

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – tem custo total de R$ 451,5 milhões. Serão 36,6 km de corredores, com tempo total de obras de três anos, com entrega em meados de 2020.

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Ações do Toque de Recolher fecham sete comércios e autuam 1 veículo

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A fiscalização para cumprimento do Toque de Recolher resultou no fechamento de sete estabelecimentos e um veículo autuado com base na Lei do Pancadão em Campinas na noite de sexta-feira, 7 de abril.

As fiscalizações ocorreram na região da Praça da Concórdia, na Avenida John Boyd Dunlop (Estação Bela Aliança) e no Balão do Jardim Londres.

Na fiscalização, 383 veículos foram abordados, 1.089 pessoas orientadas e 109 estabelecimentos comerciais fiscalizados, resultando no fechamento de sete dele.

O objetivo da operação é restringir a circulação de pessoas na cidade durante a noite.
A partir deste sábado, 8 de maio, com a prorrogação da fase de transição e flexibilizações no Plano São Paulo até o dia 23 de maio, o toque de recolher passa a valer das 21h01 às 4h59.

Decreto publicado na edição deste sábado do Diário Oficial alterou as penalidades para quem descumprir o Toque de Recolher. Quem descumprir não será mais levado ao distrito policial para eventual apuração de crime contra a saúde pública. Nesse caso, caberá apenas orientação. O encaminhamento ao distrito permanece em relação às festas clandestinas e reuniões familiares com mais de dez pessoas.

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Emdec reforça sete linhas e disponibiliza frota reserva nos terminais

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A partir de segunda-feira, dia 10 de maio, sete linhas do sistema de transporte público receberão mais veículos na frota em circulação. Já no sábado, dia 8, e na próxima semana, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também disponibiliza frota reserva nos principais terminais.


 

As ações buscam atender ao aumento da demanda de passageiros ocasionado pela frequente alternância de fases do Plano São Paulo. Nesse período, a gestão do transporte público realizada pela Emdec é impactada pela conjuntura externa, que implica na variação da demanda de usuários e exige ajustes constantes na operação das linhas.  
 

 

Na segunda-feira, dia 10 de maio, recebem veículos adicionais as linhas 231 (Satélite Íris I), 252 (Parque São Jorge), 253 (Swift / Vila Boa Vista), 265 (Padre Anchieta), 369 (Parque Imperador), 414 (Parque Oziel) e 434 (Nossa Senhora de Lourdes).  



 
Reserva para novo horário

 

Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o governo estadual prorrogou, até o dia 23 de maio, a fase de transição do Plano São Paulo de enfrentamento da pandemia de coronavírus e expandiu o horário de funcionamento de todos os setores até as 21h.  
 

 

Para atender ao novo horário de fechamento dos shoppings centers, neste sábado, dia 8, a Emdec mantém frota reserva nos terminais Shopping Dom Pedro e Shopping Iguatemi. E para atender ao eventual aumento da demanda de passageiros, veículos reservas estarão disponíveis nos principais terminais, também nos dias úteis, nos horários de pico. A medida é válida para os terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Ouro Verde, Shopping Dom Pedro e Iguatemi.

 

Outros ajustes



Entre este sábado e a segunda-feira, a Emdec também promove alterações na programação horária de sete linhas, visando otimizar a operação e atender aos horários de funcionamento dos shoppings centers. Recebem os ajustes as linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro), 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro), 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos), 273 (Jardim Eulina), 333 (Terminal Barão Geraldo), 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi) e 413 (Jardim São José).  

 

 
Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades.

 
 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118; consulte o site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.

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Prefeitura publica decreto que prorroga Fase de Transição com mudanças

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A partir deste sábado, 8 de maio, os estabelecimentos de serviços da cidade poderão funcionar entre 6h e 21h. As novas regras da fase de transição valem até 23 de maio. A capacidade para atendimento presencial também foi ampliada para 30%.

O decreto municipal com as alterações será publicado neste sábado, 8 de maio, em edição extraordinária do Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).
 

As mudanças seguem as alterações do Plano São Paulo, anunciadas pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, nesta sexta-feira, 7 de maio.




Os estabelecimentos estão autorizados a atender presencialmente, porém, a orientação é que eles continuem priorizando os serviços de entrega e retirada, que dão mais segurança para os colaboradores e aos clientes.


Os parques municipais manterão o horário de funcionamento das 6h às 18h.



As lanchonetes, padarias, restaurantes e congêneres (exceto bares), localizados nos postos de combustíveis e derivados, podem atender presencialmente com 30% de capacidade, entre 6h e 21h.



As atividades religiosas e culturais em cinemas, teatros e salas de espetáculos são permitidas também entre 6h e 21h, com público sentado, mantendo distanciamento de 1,5m.
 


Os bares continuam proibidos de realizar atendimento presencial. Devem manter apenas delivery e drive-thru.

O toque de recolher continuará sendo realizado entre 21h01 e 4h59.

 


Serviços municipais



Na Administração Municipal, direta e indireta, deve priorizar o teletrabalho. O trabalho presencial e o atendimento ao público deve ser limitado a uma capacidade de 30%.



“O fluxo dos processos administrativos físicos volta, a partir de agora, a ser tramitado normalmente, com a retomada dos prazos. Antes, apenas os processos eletrônicos estavam tendo trâmite regular”, explicou o secretário de Justiça, Peter Panutto.
 

O que pode funcionar das 6h às 21h, com capacidade de 30%:

Comércios (galerias, shoppings e congêneres); atividades religiosas; restaurantes e similares; salões de beleza, clínicas de estética e barbearias; eventos culturais e sociais; clubes sociais; academias e centros de ginástica; cursos não-regulamentados; e áreas comuns de condomínios e hotéis.

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